O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
JERUSALEM, 28 dez 2012 (AFP) - A lista da coalizão de direita Likud-Israel Beitenu e o Partido Trabalhista estão em queda, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, que mostra um avanço da direita nacionalista e religiosa a menos de um mês das eleições legislativas de 22 de janeiro.
A lista conjunta apresentada pelo Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o Israel Beitenu, do ex-ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, conquistaria 33 cadeiras das 120 do Parlamento, duas a menos que na pesquisa realizada há duas semanas e quatro a menos que em uma sondagem anterior.
O Partido Trabalhista, liderado por Shelly Yachimovich, conseguiria 17 deputados, dois a menos que nas pesquisas anteriores, segundo a sondagem publicada pelo jornal Yediot Aharonot.
O partido religioso de direita Casa Judaica de Naftali Bennett conquistaria 12 cadeiras, uma a mais que nas pesquisas anteriores, enquanto o ultraortodoxo Shas teria 11 deputados.
O HaTnuah da ex-ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni também ficaria com 11 cadeiras, assim como o Yesh Atid, dirigido pelo jornalista Yair Lapidm.
O Judaísmo Unificado da Torá teria seis deputados e o esquerdista Meretz quatro. O Otzmah, de extrema-direita, dois, assim como o partido religioso moderado Am Shalemm e a lista árabe 11.
Tags:
Oi Jayme, algumas perguntas que eu tenho feito ao acompanhar a dinâmica dessa eleição. Gostaria de enxergar com mais clareza os cenários. Você pode ajudar?
Finalmente, que tal você nos ajudar num programa permanente de análise da conjuntura israelense, para nortear as ações no Brasil? E que tal organizarmos através de você programas de visitas de companheiros e amigos que vão para Israel e querem fazer roteiros que passam pelas lideranças israelenses e palestinas?
Um grande abraço, e um 2013 que só tenha alegrias e realizações.
Sérgio Storch disse:
Oi Jayme, algumas perguntas que eu tenho feito ao acompanhar a dinâmica dessa eleição. Gostaria de enxergar com mais clareza os cenários. Você pode ajudar?
- o Meretz, mesmo com apenas 4 deputados, mas com uma plataforma clara e bem definida como a anunciada ontem pela Zahava, pode vir a ser a coluna vertebral para aglutinar a oposição nos próximos anos? N'ao o Meretz n'ao tem chance de ser a coluna vertebral das elei;'oes ele visto pela sociedade Israelense como " Ingenuos e simpatizantes de arabes"
- Que alianças você imagina que possam ocorrer, e em torno de quais lideranças? Os Trabalhistas, Lapid e Sipi podem fazer colaliza;'ao com o Likud
- Há a perspectiva de voltarmos a ter estadistas como já tivemos? Um Abba Eban, um Moshe Dayan etc? Dificil de acreditar com a lideran;a dessa nova gera;'ao
- Quais são os talentos jovens e de meia idade que estão emergindo no radar político e que vale a pena acompanhar? Por exemplo, Zahava é uma? Stav Shaffir? Erel Margalit? Zahava com certeza n'ao
- Erel Margalit é candidato? Tem chance de ser um dos deputados do Avodá? A meu ver ele poderia ser uma dessas revelações, se for eleito. Existe uma prova de fogo quando se eh eleito e se poem em praticas as atitudes como membro do Kinesset , Chaim Ramon e uma prova disso
- Você está acompanhando esta novidade? Gaza-Sderot. Encontro hoje.
Finalmente, que tal você nos ajudar num programa permanente de análise da conjuntura israelense, para nortear as ações no Brasil? E que tal organizarmos através de você programas de visitas de companheiros e amigos que vão para Israel e querem fazer roteiros que passam pelas lideranças israelenses e palestinas? Se vc tiver algum grupo em vista claro que estou disposto a ajudar a realizar esse projeto
Um grande abraço, e um 2013 que só tenha alegrias e realizações.
© 2024 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por