JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Nasci no sertão nordestino, de uma família tradicional católica. Caicó é a cidade, festeira em todas as comemorações catolicas e mundanas. Criado com muita regidez, as crianças tinham que batizar para não virar pagão. A mãe racional, ia a Igreja católica como toda mulher mãe de família e direita. O pai mais esquivo, nem porisso não religioso. Na adolescência surge ideías novas. A família não deve mexer com a igreja, que todos tem o juizo fraco, vão ficar doidos. Surge o interesse de ler o velho testamento. Religião um assunto tabu. Os padres, bispos inspira medo, escondido, inexplicável.

Na fase adulta, a busca religiosa, católicos, protestantes, messianicos, judeus,... A descoberta, o assunto velado e escondido veio a tona. Sou descendente de judeu, e agora. Tantos discursos, tantas opções, que confusão. Deve-se fazer a conversão ou o retorno Deve-se crer que Jesus é o Messias ou não. Deve-se retornar a Israel ou não. Quantas indagações, profundas, sérias. Quantas respostas, opiniões, pressões.

 

Como fica a alma. As marcas da inquisição ainda doem. A invasão da privacidade da alma religiosa ainda doem. Feridas seculares. Não houve o respeito no sentir. Séculos de distanciamento de judaísmo da idade média que não existe mais. Séculos de isolamento, privações de toda espécie. Visitas nas fazendas pelos padres. Pressões para se romper com o passado. Reações reprimidas.

 

Agora como está a alma do marrano? Ele anseia por Eretz, contudo, é obrigado novamente a aceitar uma religião que ele não conhece, que é forçada. Seu coração novamente é dividido. Para voltar sobreviver em Sião, ele tem que se converter ao Judaísmo. A sua alma anseia por liberdade, não quer se prender a formas, dogmas, prisão, imposição. Sua alma é marrana, judaica, brasileira com todas as formas do caldo cultural e religioso. Vale o que aprendeu do seu Pai "na minha religião é assim..." É minha religião, quero crer com liberdade, tendo meus conceitos, minhas idéias, minhas emoções.  

Exibições: 410

Respostas a este tópico

Shalom Nalin,

 

Agradeço as recomendações.Estou num fase da vida que aprecio ser marrano, existe um certo orgulho nisto. Caso ocorra uma conversão vai ser de forma lenta e gradativa. Não me prendo muito a conceitos, costumes ou rituais. Quero viver meu judaísmo da forma que sinto, uma experiência pessoal, livre e brotando do meu íntimo. Claro, havia costumes e caracteristicas familiares que herdei dos meus antepassados, com o conhecimento do judaismo atual, adotei para minha família alguns que considerei apropriados, tais como: Shabat, festas e lei alimentares. Costumes ha muitos séculos perdidos pelos meus familiares. Agora, também sou brasileiro, mestiço. Existem ssngue negro e índio. Embora o sentimento de fazer parte da nação de israel é muito forte e inexplicável. Desculpe não há como não filosofar ou romantizar sobre o assunto. Abraços, Manoel

Ahuv Ben Nalin disse:

 Shalom u'vracha!

Não adianta chorar o leite derramado, não adianta apenas filosofar sobre marranismo  e Anussim é necessario tomar uma

atitude para servir ao HáShem. Não pense que vai receber ajuda fácil! Aqueles que tem alma Judia, não desiste nunca!

quando se descobre que é um descendente Judeu, não fique estacionado,comece a estudar a Torá e o hebraico,em familia adquira um sidur comece a Rezar, a fazer o Cabalat Shabat, saia fora de todo ensino do Judaismo Messianico e Cristianismo, só levam devolta a Roma, que usou cruzadas, inquisições para acabar com Judeus, procure estudar as linhas judaica que vc se identifica, Ortodoxo, Conservador, reformista, Caraitas, Humanista, menos Judaismo Messianico, que são Cristãos usando Talit, Kipá, a Teologia/escatologia é puramente Romana. Se precisar organizar Uma Kehila, pode contar conosco. Fui Evangelista/ pastor Evangelico / Bispo de uma convenção por Cerca de 37 anos-Descobri o Judaismo é a verdadeira libertação, Hoje a Congregação possui quase 40 pessoas. Não estamos preocupado com a conversão oficial um dia chega. Abração, Nalin 

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço