JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Dicionário de Sobrenomes Judaicos é premiado como Melhor Livro de Referência de 2003 nos EUA - Juliana Miranda

Obra brasileira reconhecida pela "The Association of Jewish Libraries (EUA)" ganha versão revisada, depois de ter a 1ª edição esgotada em sete meses 14/12/2004

O Dicionário Sefaradi de Sobrenomes (Editora Fraiha), resultado de oito anos de pesquisas sobre a trajetória dos judeus portugueses e espanhóis entre os séculos XIV e XX, foi eleito o Melhor Livro de Referência do ano de 2003, (Best Reference Book Award), pela Associação das Bibliotecas Judaicas Norte-Americanas (The Association of Jewish Libraries). Nos vinte anos de existência do prêmio, essa foi a primeira vez que a entidade premiou uma obra escrita por não-americanos.

Lançado em dezembro de 2003, com tiragem de 2 mil exemplares, o livro esgotou-se em pouco mais de sete meses e retorna às livrarias brasileiras em edição revisada. A publicação, bilíngüe (português/inglês), de 528 páginas, foi escrita por Guilherme Faiguenboim, Anna Rosa Campagnano e Paulo Valadares, e tem o prefácio assinado por Márcio Souza.

A obra traz uma revelação surpreendente: na origem de muitos dos sobrenomes brasileiros pode haver ascendência judaica. É o caso de sobrenomes bastante comuns, como Silva, Miranda, Pinto, Souza, entre outros.

Além dos 16.914 sobrenomes e 11.831 verbetes, o livro possui uma introdução histórica, ilustrada, com aproximadamente 120 páginas em papel couché a quatro cores, sobre a trajetória de 1.500 anos dos judeus na Espanha e Portugal até a Inquisição, narrando o seu destino e a formação de comunidades judaicas em outros países, inclusive no Brasil.

A primeira parte histórica, que vai do ano 700 até a Inquisição, foi escrita por Reuven Faingold, doutor em História pela Universidade Hebraica de Jerusalém; e a parte da dispersão, após a Expulsão, foi escrita pelo professor Paulo Valadares, historiador pela PUC-CAMP e mestre pela USP, sob a orientação da professora Anita Novinsky. Guilherme Faiguenboim escreveu o texto sobre a onomástica sefaradita, que explica a etimologia, transformação e morfologia dos nomes próprios. Alguns critérios foram utilizados no estudo e classificação dos nomes, como: formas básicas e variantes; transliterações, línguas e alfabetos; critérios socioculturais, confiabilidade das fontes, estatística para comparação e checagem das fontes, classificação dos nomes, metodologia, dentre outros.

A terceira parte do livro é o dicionário, onde se encontram os verbetes propriamente ditos. A grande quantidade de sobrenomes tipicamente brasileiros muitas vezes surpreende o leitor e desperta a curiosidade sobre suas origens. No Brasil, a Inquisição também esteve ativa, perseguindo muitos Cristãos-novos.


Para os mais curiosos sobre suas origens, o Dicionário Sefaradi de Sobrenomes pode ser indicado como base para o início de um estudo genealógico que terá de ser aprofundado para qualquer informação mais conclusiva. Sobre os autores: Guilherme Faiguenboim - Administrador de empresas (FGV-SP), residiu por vários anos em Israel. Membro do Colégio Brasileiro de Genealogia (RJ) e membro fundador da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil. Co-editor do jornal Gerações / Brasil, participou de vários congressos genealógicos judaicos e autor de trabalhos sobre genealogia.


Anna Rosa Campagnano - Professora de matemática na Itália, Nigéria e Brasil. Mestre em língua hebraica com a dissertação "Os Dialetos Judeu-Italianos. Um Estudo sobre o Baggito". Membro da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil, co-editora do jornal Gerações/Brasil. Autora do livro de poemas A árvore de Abraham (1993/94) e de vários artigos sobre a vinda dos judeu-italianos para o Brasil.
Paulo Valadares - Licenciado em História (PUC-CAMP) e mestre em História Social (USP). Membro da Associação Portuguesa de Genealogia (Lisboa), do Colégio Brasileiro de Genealogia (RJ) e da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil. Co-editor do jornal Gerações/Brasil, autor de uma centena de artigos sobre a presença judaica na Península Ibérica e a sua diáspora. Dicionário Sefaradi de Sobrenomes Autores: Guilherme Faiguenboim, Anna Rosa Campagnano e Paulo Valadares Editora: Fraiha Nº de páginas: 528 Preço sugerido: R$ 150,00 Crédito da matéria: Juliana Miranda

Exibições: 294

Respostas a este tópico

Wow!, so agora fiquei sabendo que TODOS sao brasileiros. Que trabalho de equipe, e aind mais o premio de melhor livro de referencia em 2003 em US. Apesar de ter este dicionario, so me identifiquei com Paulo Valadares como brasileiro.Fico feliz por eles.

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço