JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Há muitos indicadores de que o sobrenome Magalhaes pode ser de origem judaica, proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal.

Quando os romanos conquistaram a nação judaica em 70 DC, grande parte da população judaica foi enviado para o exílio em toda parte do Império Romano. Muitos foram enviados para a Península Ibérica. Cerca de 750 mil judeus que viviam na Espanha no ano de 1492 foram banidos do país pelo decreto real de Ferdinando e Isabella. Os judeus de Portugal, foram expulsos vários anos depois. Suspensão deste decreto de expulsão foi prometida aos judeus que se converteram ao catolicismo. Embora alguns se converteram por escolha, a maioria destes novos-cristãos convertidos foram chamados de CONVERSOS ou MARRANOS (um termo depreciativo para os convertidos, que significa porcos em espanhol), ANUSSIM (que significa em hebraico, "os forçados") e CRIPTO-JUDEUS, como eles secretamente continuaram a prática dos princípios da fé judaica.

A pesquisa encontrou que o sobrenome Magalhaes é citado, em relação aos Judeus e Cripto- Judeus, num minimo de 2 referências bibliográficas, documentárias ou eletrônicas:

Raízes Judaicas no Brasil, por Flavio Mendes de Carvalho.

Este livro contém um inventario com nomes dos cristãos-novos ou brasileiros que viviam no Brasil e foram condenados pelo Santo Oficio, por delitos ligados ao judaismo. Nos séculos XVII e XVIII, conforme os arquivos da Torre do Tombo, em Lisboa. Lista bem detalhada muitas vezes incluindo a data de nascimento, profissão, nome dos pais, idade e localização do domicílio. A lista também inclui os nomes dos parentes das vítimas. Há vários casos em que membros da mesma família foram torturados e condenados terminando assim familias inteiras neste momento.

A Origem Judaica dos Brasileiros, por Jose Geraldo Rodrigues de Alckmin Filho

Esta publicação contém uma lista de 517 famílias sefarditas punidas pela Inquisição em Portugal e no Brasil.Por volta do século XII, sobrenomes começaram a se tornar comuns na Península Ibérica. Na Espanha, onde a influência de árabes e judeus foi significativa, esses novos nomes mantiveram a sua antiga estrutura original, assijm que muitos dos sobrenomes judeus foram derivados do hebraico. Outros estavam diretamente relacionados com localizações geográficas e foram adquiridos devido à peregrinação forçada que foi causada pelo exílio e pela perseguição. Outros sobrenomes foram resultados da conversão, quando a família aceitou o nome de seu patrocinador cristão. Em muitos casos, os judeus-lusos criaram sobrenomes de pura origem ibérica / cristã. Muitos nomes foram alterados no curso da migração de país para país. E ainda em outros casos os pseudônimos, ou nomes totalmente novos, foram adotados devido ao medo de perseguição pela Inquisição.

Fonte: http://pt.nameyourroots.com/

Exibições: 1108

Respostas a este tópico

Shalom,

Obrigada por esta informacao historica bastante importante.Principalmente no Brasil, o estudo ainda esta em estagio de processo de descobertas. O Dicionario Sefaradi de Sobrenomes ( Dictionary of Sephardic Surnames) pela editora Avotaynu, tem a colaboracao  de varios autores e inclusive um deles brasileiro- Paulo Valadares. Acredito que é tambem de grande valia em toda a biblioteca dos brasileiros. Os dois livros acima citados muito me ajudaram a mapear minha ascendencia.Obrigada pelo artigo.

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço