JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

SEMINÁRIO “RECONECTAR” - Seminário intensivo voltado a bnei anussim brasileiros

 

DESCRIÇÃO

Seminário intensivo voltado a bnei anussim brasileiros a ser realizado no Instituto de Estudos Sefaraditas e dos Bnei Anussim (ISAS) do Netanya Academic College, em Israel.

Todas as atividades previstas durante seus 15 dias de duração têm como objetivo o fortalecimento da identidade judaica, assim como a promoção e a legitimização da causa dos bnei anussim no Brasil e em Israel.

Além dos dias de excursões, o grupo se encontrará com parlamentares, personalidades do meio acadêmico, cultural e religioso israelense. Os dois Shabatot do período serão muito especiais: o primeiro em Jerusalém e o segundo em Raanana, em que os participantes se hospedarão junto a famílias de brasileiros que vivem no país.

Temas relativos ao judaísmo, à história, desafios e direitos dos bnei anussim serão abordados aberta e profundamente, em encontros repletos de significância e conduzidos por especialistas, professores, acadêmicos e pesquisadores.

 

 

OBJETIVO

Reforçar a identidade judaica e promover, debater e legitimizar a causa dos bnei anussim em nível internacional por meio da promoção do conhecimento, da troca de ideias e do desenvolvimento de uma estratégia conjunta entre professores, participantes e o ISAS.

 

ATIVIDADES PREVISTAS

(OBS: Programa sujeito a alterações)

 

Saída em grupo de São Paulo na terça-feira.

1º dia – Chegada

Recepção no aeroporto, assistência e traslado a hotel em Jerusalém.

Evento de confraternização: apresentação do Instituto e reunião de apresentação mútua dos participantes e de suas comunidades. Evento de abertura do programa.

Pernoite em quarto duplo em Jerusalém, em regime de meia pensão (café-da-manhã e jantar)

2º dia – Jerusalém histórica

Café-da-manhã. Às 8h, saída para o Monte das Oliveiras e o cenário dos profetas. Visita ao Monte Sion e ao edifício usado conjuntamente pelas 3 religiões monoteístas, seguido pela Tumba do Rei David. Entraremos na cidade velha de Jerusalém pelo Portão de Sion, passando pelo bairro judeu, e visitaremos o conjunto das Quatro Sinagogas Sefaraditas. Seguiremos para o Cardo construído pelo Imperador Adriano na época da última revolta judaica (de Bar Kochba), e caminharemos até a sinagoga Hurva, restaurada depois de sua destruição durante a Guerra de Independência de Israel em 1948. Veremos o lindo portão decorado do centro Cabalístico Beit El, a sinagoga Yesh Hatorá  e finalizaremos o roteiro em frente ao  Muro das Lamentações.

Encontro e visitas programadas: encontro com Rav Amsalem, do partido HaBait Yehudi, com Robert Ilatov, membro da comissão da Knesset sobre os anussim, e visita à Agência Judaica para conversar com o responsável pela aliá dos brasileiros.

Noite livre com pernoite em Jerusalém.

 

3º dia – Cidade Moderna de Jerusalém

Café-da-manhã e saída às 8h para o Museu Yad Vashem (Museu do Holocausto), seguindo para o shuk (mercado livre) Machane Yehudá para vivenciar a preparação da população para o Shabat. Em seguida, visitaremos a Menorá do Parlamento (Kinesset), o Armon Hanasiv e Yamei Moshé, o primeiro bairro judaico a ser construído por sir Montefiori fora das muralhas da cidade.

Voltaremos para o hotel para preparação para o Kabalat Shabat e, após o jantar de Shabat, caminharemos até o Muro das Lamentações passando pelo Portão de Yafo, a Torre de David e o Bairro Armênio. Visita à sinagoga sefaradita do bairro judeu.

Pernoite em Jerusalém.

4º dia (Shabat) - Café-da-manhã e caminhada até a Grande Sinagoga de Jerusalém. Volta para almoço no hotel e descanso. Às 15h, estudo da Torá com Moré Ventura ou convidado. No fim da tarde, caminhada para o Muro das Lamentações para participar da Havdalá. Voltamos ao hotel para jantar e realizar o check out. Às 20h, traslado para o Netanya College.

Pernoite em Natânia.

5º, 6º e 7º dias – Aulas, palestras, debates e reuniões no College com professores e palestrantes convidados. Atividades em Natânia, como o lançamento do Museu Sefarad e visita à prefeitura.

Atividades previstas:

- Painel e e debate com o professor Abraham Gross do Instituto de Estudos Sefaraditas e dos Bnei Anussim (ISAS).

- Palestra sobre a realidade e os desafios de Israel com as jornalistas Daniela Kresch e Miriam Sanger. Espaço aberto para perguntas a respeito de Israel: sociedade, estado, religião, política, conflito etc.

- Aulas com o professor Moshé Abadi: “Uma compreensão mais profunda do Talmud e dos Tehilim”.

- Visita à prefeitura de Natânia e apresentação do projeto do Museu Sefarad, com coquetel de lançamento.

- Palestra de Daniel Tuito sobre suas experiências na preparação de comunidades de bnei anussim para a aliá.

- Palestra com o mais importante demógrafo em Israel, Sergio DellaPergola.

8º dia – Viagem a Qumran, Massada e Mar Morto

Café-da-manhã e saída às 8h para um dia de passeio pelo deserto. A primeira parada será nas ruínas de Qumran, onde foram encontrados os Pergaminhos do Mar Morto. Lá estudaremos um pouco sobre essa especial corrente judaica da época do segundo templo – os Essênios – e sua especial  filosofia de vida. Seguiremos para Massada para visitar as ruínas do palácio de Herodes o Grande, a aprenderemos sobre a revolta judaica em Massada em 73 EC. No fim do dia, um banho no Mar Morto.

Pernoite em Natânia.

9º dia – Atividades no College

Bate-papo com bnei anussim que vivem em Israel.

Apresentação de documentários e debates.

Debate entre participantes com gravação em vídeo: “Memórias familiares – o que aprendi em minha casa”.

Pernoite em Natânia.

10º dia – Atividades em Tel Aviv e Raanana

Café-da-manhã e saída às 8h para visitar o Museu da Diáspora (Beit Hatfutsot), com foco na história da Expulsão e da Inquisição em Espanha e Portugal. Seguimos para uma visita à cidade antiga de Yafo e conheceremos a escultura da artista Ilana Gur, “A Baleia”, ligada à passagem bíblica da história de Yafo através do profeta Jonas. Em seguida, saída para um city tour por Tel Aviv, passando por Newe Tzedek, o primeiro bairro judeu moderno fundado fora da cidade de Yafo em 1887. Continuamos para conhecer os prédios de estilo Bauhaus e sua especial arquitetura consagrada como Patrimônio da Humanidade em 2003. Passagem pela colônia alemã Os Templários fundado em 1873. O dia será finalizado em Raanana, onde passaremos o Shabat hospedados na casa de famílias de brasileiros residentes em Israel.

Pernoite em Raanana.

11º dia – Atividades de Shabat com famílias de Raanana: leitura da Torá na sinagoga, almoço e seudá shlishit com a comunidade local.

À noite, traslado de volta a Natânia.

12º dia – Atividades no Netanya College

Conversa com gravação em vídeo: “Balanço do Seminário”

Debate com o Rabino Ventura: “A formação de lideranças e seus papeis dentro das comunidades”

Pernoite em Natânia.

13º dia – Viagem para o Mar da Galileia e Tzfat

Café-da-manhã e saída às 8h para Tzfat, a cidade cabalística. Visitaremos a sinagoga dos chachamim Yosef Karo, a Ari  Luria e a de Abuav, onde falaremos sobre uma das obras básicas do judaísmo, o Shulchan Aruch, e os mistérios e segredos da Cabala. Encontraremos com um escriba e seguiremos para o Mar de Galiléia, para visitar a cidade de Magdala com sua sinagoga antiga do período do Segundo Templo. Visitaremos Tibérias e conheceremos a história de Doña Gracia, o monumento e o museu em sua homenagem. Subiremos as colinas do Golan para obtermos uma magnífica vista de Mitzpe Hashalom.

Pernoite em Natânia.

14º Dia – Viagem a Cesarea e Beit Shearim

Café-da-manhã e saída às 8h em direção à costa de Israel. Visitaremos Cesarea, a capital do império romano na Judeia construída por Herodes o Grande. Depois seguiremos para Beit Shearim e conheceremos a história de rav Yehuda Hanassi e a Mishná.

Em seguida, jantar especial de encerramento do programa.

Pernoite em Natânia.

15º dia – Traslado ao aeroporto e volta para o Brasil

 

Alguns temas a serem estudados e debatidos ao longo do seminário:

- Aulas de conteúdo judaico: Torá e Interpretações / Talmud / Valores Judaicos / História Judaica / Festas Judaicas / Símbolos e Tradição

- Teshuvá ou retorno: encontro com rabinos ortodoxos, como rav Amsalem, que defendem e articulam politicamente em Israel novas “portas” de ingresso dos bnei anussim ao povo judeu.

- Definições e abordagem do conceito de “Zera Israel”

- Aula sobre a demografia judaica com o mais importante demógrafo da atualidade, Sergio DellaPergola.

- Como é vista a aliá dos bnei anussim: visita ao Parlamento israelense e encontro com membros da comissão parlamentar de imigração, para um debate a respeito dos aspectos que envolvem a discussão da aliá de bnei anussim.

- Lançamento do projeto do Sefarad Museum: Centro de Herança Sefaradi em Natânia, o primeiro do gênero no mundo.

- Fortalecimento da comunidade e desenvolvimento de multiplicadores: workshops práticos com discussões e técnicas de liderança dentro de novas comunidades.

- Uma visão profunda sobre o guir: palestra e discussão sobre a história, os fatos e as inverdades a respeito do polêmico tema da conversão/reconhecimento dentro do povo judeu.

- Os desafios do Estado de Israel: bate-papo com jornalistas brasileiros locais a respeito da realidade do país, de forma a preparar o participante a se posicionar publicamente frente à sua comunidade, entendendo melhor o noticiário.

- Encontros com personalidades do universo dos bnei anussim em Israel: acadêmicos, rabinos, demógrafos, professores, mestres e anussim brasileiros e de outras nacionalidades.

- Mesas de debates: discussões em pequenos grupos a respeito de diferentes temas, como halachá, símbolos, costumes etc.

- Passeios guiados pelo país em ônibus particular e com guias especializados (Jayme Fucs Bar).

 

CUSTO TERRESTRE: US$ 1.500 (mil e quinhentos dólares)

DESPESAS INCLUÍDAS: traslados do aeroporto, três noites em Jerusalém (duas com café-da-manhã e um dia de pensão completa), hospedagem em Netânia em alojamentos para três ou quatro pessoas (quartos individuais com sala e cozinha compartilhadas) dentro do College em Natânia, viagens com guias (as refeições realizadas durante as viagens não estão incluídas), ingressos para entrada em museus e atrações. Refeições incluídas: apenas as citadas explicitamente no programa.

Opções de alojamento individual: sob consulta.

CUSTOS NÃO INCLUÍDOS: passagens aéreas, seguro de saúde (obrigatório) e despesas com alimentação (com exceção das citadas no programa).

 

VAGAS LIMITADAS!

RESERVAS

Para realizar sua reserva, é necessário preencher um formulário de inscrição e realizar a primeira parcela do pagamento em nome do Netanya Academic College.

FORMA DE PAGAMENTO

Para realizá-lo, você deve entrar em contato com Salomon Buzaglo pelo email salomonb@netanya.ac.il para receber informações de procedimento.

Direção do projeto: Salomon Buzaglo, diretor do ISAS

(salomonb@netanya.ac.il)

Coordenação: Moré Ventura (moreventura@gmail.com)

e Jayme Fucs Bar (jfucs@netvision.net.il)

Projeto e Comunicação: Miriam Sanger (miriamsanger1@gmail.com)

Conheça melhor o Instituto pelo endereço http://sefardi-anousim.org.il/pt-pt/

Exibições: 235

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço