JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Síria vira palco de duas Guerras Frias (EUA x Rússia & Irã x Arábia Saudita) Gustavo Chacra No Estadao

Sem a ONU, duas idéias paralelas passam a competir para lidar com a crise na Síria. De um lado, está o bloco dos EUA, França, Reino Unido, países do Golfo Pérsico e Turquia. Eles passarão a armar a oposição, isolar cada vez mais o regime através de medidas como o fechamento da embaixada americana em Damasco hoje e, em breve, reconhecimento da oposição como o governo sírio no exílio, provavelmente com sede em Istambul.
Com este armamento e treinamento, que já existe, mas ampliando para uma escala muito maior, os EUA e seus aliados esperam que os opositores controlem pelo menos uma parte do território, que seria transformado em uma espécie de Benghasi. Mesmo sem o aval da ONU, seria criada uma zona de exclusão aérea nesta área, provavelmente próxima a Turquia.
Ao mesmo tempo, haverá cada vez mais incentivos para que membros do regime, em especial o vice Farouq al Shaara, dêem um golpe em Bashar al Assad, e aceitem dialogar com a oposição em uma transição.
O outro bloco, da Rússia e da China, tentará convencer Assad a acelerar as reformas, dialogando com uma oposição mais branda, não armada, de Damasco. Também tentarão, a partir de amanhã, com a visita de Sergey Lavrov à Síria, convencer o líder sírio a deixar o país em uma transição controlada pelo regime, sem o envolvimento do Ocidente, na qual Moscou, Teerã, Hezbollah e Pequim não teriam seus interesses afetados. Mais importante, Putin, e não Obama, sairia como vitorioso nesta crise Síria.
Independentemente de quem suceder, eu mantenho a previsão de que a Síria terá meses ou mesmo anos de guerra civil de caráter sectário, com a morte de milhares de pessoas. No fim, como no Líbano, Bósnia ou Iraque, haverá um acerto de divisão sectária de poder em uma democracia frágil.
E, mais importante, os olhos do mundo, quando isso acontecer, já estarão na Jordânia.
http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/siria-vira-palco-de-duas...

Exibições: 43

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço