JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

'A mão e a luva': judeus marroquinos em Israel e na Amazônia: similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas - Tese de Doutorado - Autor Wagner Borges de Almeida Lins

 
Resumo em português
Todas as pesquisas empreendeidas sobre os judeus na região amazônica sempre preferiram enfatizar como os judeus chegaram à região, as razões que impulsionaram este processo de imigração ou como os judeus se adaptaram a vida nos trópicos. Esta pesquisa pertende alcançar uma visão contemporânea sobre os judeus marroquinos após dois séculos na região amazônica. Para alcançar esta visão contemporânea sobre o grupo empreendemos uma comparação entre a construção da identidade judaica dos judeus marroquinos em Israel com a identidade dos judeus marroquinos da região amazônica. Para empreender esta comparação vários aspectos da etnicidade judaicomarroquina como os festejos de Mimuna que celebra o fim da páscoa judaica, ou a veneração dos tzadickim (rabinos com qualidades de santos), os sacrifícios realizados as vésperas do perdão, dentre outros, foram selecionados através do trabalho de campo e da ajuda de informantes. A análise destes aspectos étnicos nos auxiliarão a compreender as identidades judaico marroquinas são elaboradas contemporaneamente, e como estes aspectos étnicos ajudam a dar forma a estas identidades.
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso: Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-08-02
 

Exibições: 76

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço