JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Heróis brasileiros antinazistas receberão homenagem em evento com Dilma – Comunidade judaica realiza cerimônia em Brasília do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Será realizado no próximo dia 30 de janeiro, em Brasília, a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data instituída pela ONU. A presidente Dilma Rousseff participará do evento, que homenageará também Aracy Guimarães Rosa, funcionária do consulado em Hamburgo, e Luis Martins de Souza Dantas, embaixador brasileiro na França, que, nas décadas de 1930 e 1940, salvaram centenas de judeus, ao obter vistos para o Brasil contrariando ordens superiores. Conhecidos respectivamente como “Schindler brasileiro” e “Anjo de Hamburgo”, Souza Dantas e Aracy Guimarães Rosa receberam do Museu do Holocausto (Yad Vashem, em hebraico), em Jerusalém, o título de “Justo entre as Nações”, dedicado àqueles que salvaram judeus do extermínio nazista.

Descendentes dos homenageados comparecerão à cerimônia em Brasília. A historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, da USP, discursará no evento relatando o trabalho de Souza Dantas(1876-1954) e Aracy Guimarães Rosa (1908-2011). Também confirmaram presença na cerimônia historiadores que pesquisam a vida e a obra dos homenageados, além de produtores de cinema e de TV que trabalham na realização de filmes e minisséries sobre Aracy Guimarães Rosa e Souza Dantas.

Seis milhões de judeus foram brutalmente assassinados pelo regime nazista, na maior máquina de extermínio jamais criada na história da humanidade. Outras vítimas dos massacres perpetrados pelo nazismo, como homossexuais, ciganos, negros, ativistas de esquerda, também serão homenageados em Brasília. Confirmaram sua participação no evento a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial para Promoção da Igualdade Racial, e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), convidados a participar do acendimento de velas durante a cerimônia. Organizado com a Associação Cultural Israelita de Brasília, ACIB, a iniciativa terá a presença de diversas autoridades políticas federais e estaduais, líderes comunitários e religiosos, representantes diplomáticos, historiadores e intelectuais.

A homenagem, criada há oito anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.

O evento, realizado com alternância entre cidades brasileiras, já ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador. Em cada evento, além da homenagem aos seis milhões de judeus exterminados pelo nazismo, é sempre destacado um aspecto do trágico episódio. Por exemplo, na capital baiana, em 2012, a comunidade judaica homenageou negros que também foram vítimas da perseguição nazista. As Nações Unidas, em Nova York, realizam uma série de eventos. A programação completa pode ser consultada AQUI.
http://www.pletz.com/blog/herois-brasileiros-serao-homenageados/

Exibições: 94

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço