JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

1º Salão de Humor Judaico: o primeiro de muitos outros - Por Denise Wasserman

O que o humor e o judaísmo têm em comum? Os convidados  Aroeira, Marcelo Madureira e Paulo Blank, cada um dentro do seu tema escolhido, nos mostraram. E foi simplesmente maravilhoso! Uma aula divertida, pincelada com música, humor e reflexão.

A ideia de realizar um Salão de humor judaico, a princípio, parecia algo comum, já realizado, porém ao pesquisarmos sobre este tema, não encontramos nenhum  evento parecido ou tão específico.

Falar do humor judaico para um público eclético foi uma iniciativa ainda mais inédita, pois estaríamos saindo das quatro paredes da comunidade judaica e ampliando o nosso universo para a comunidade maior.

Foi então que surgiu o espaço ideal: a Livraria Cultura, recém-inaugurada e com todos os requisitos para abrigar o nosso Salão. A resposta foi imediata e desde de dezembro do ano passado começamos a elaborar o que se viu na última segunda-feira, dia 5 de agosto. Marcamos um “golaço”!


Público presente ao evento

Outras parcerias foram fundamentais: Midrash Centro Cultural, que será o local do nosso segundo e último dia de Salão, Na’amat Rio e Wizo Rio que apostaram e confiaram na nossa proposta. Podemos dizer que o evento está sendo organizado basicamente por mulheres.


Sarita, Francis, Karen e Denise

Francis Waymberg, Sarita Schaffel , Denise Wasserman (eu) e a talentosa e dedicada atriz, diretora e escritora, Karen Liberman.

A noite foi uma festa e tivemos um público maravilhoso que lotou o auditório para ver o que iríamos mostrar sobre o humor judaico.

Sinceramente acredito que o humor é um tema que atrai as pessoas, pois quem não gosta de rir? De ficar alegre ou se divertir?

O evento começou com um filminho de três minutos com os engraçadíssimos Irmãos Marx, Três Patetas e Charles Chaplin. Artistas judeus do início do século XX que nos fazem rir até hoje...

Em seguida, Karen Liberman entrou pelo auditório na pele de uma divertidíssima idishe mame. Foi impagável.

O primeiro palestrante, o cartunista Aroeira nos deu uma aula sobre a ligação do humor com a  música, a começar pelos irmãos Marx e terminando com a exibição do  trecho de um filme com o ator Victor Borge,  um pianista e comediante dinamarquês, que viveu nos Estados Unidos até a sua morte no ano 2000.


Renato Aroeira


O humorista Marcelo Madureira foi o segundo palestrante e contou piadas ligadas ao humor judaico e citou comediantes  judeus da atualidade, porém questionou a falta de novos nomes ligados ao humor no Brasil, apesar do grande potencial para isso.


Marcelo Madureira


O psicanalista Paulo Blank fez uma reflexão sobre o humor citando a figura da mãe judia e outros símbolos característicos do humor judaico.


Paulo Blank


A noite terminou com homenagens, congratulações e muito bate-papo entre palestrantes e plateia.

Agora vamos esperar para o próximo dia 14 de agosto, quarta-feira, o fechamento deste 1º Salão de Humor Judaico que, tudo indica, será o primeiro de muitos outros.

A nossa equipe agradece a presença e o apoio de todos.

Exibições: 288

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço