JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A CABALÁ DO ANO NOVO – 5772 ( por DAVID ZUMERKORN )

QUERO DIVIDIR COM TODOS ESSA GRANDE OPORTUNIDADE QUE RECEBI DO PRÓPRIO DAVID ZUMERKORN.COMO ELE PRÓPRIO MENCIONOU,"  Trata-se de algo motivacional que tem como objetivo a esperança e otimismo para as pessoas."

 

   A CABALÁ DO ANO NOVO – 5772

 

David Zumerkorn

 

 

Se pudéssemos expressar em uma única palavra o significado numérico do novo ano judaico – 5772 – seria “OTIMISMO”.

As combinações envolvendo o valor numérico (guimátria) deste ano podem dar alguns sinais muito importantes para o povo de Israel.

Apresentamos abaixo algumas idéias desenvolvidas:

 

Para começar, conforme está escrito no Salmo 73:1 “Mismor Leassaf: Ach Tov Yisrael – Uma canção de Assaf, (Ach) certamente “D-us” é Bom para Israel”. A palavra em hebraico Ach que é composta por duas letras, o Aleph (1) e o Kaf (20) tem valor numérico de 21. Assim, conforme interpreta o grande cabalista Arizal, podemos ler este versículo como: “21 é bom para Israel”.

Se somarmos os números que envolvem o novo ano: 5 + 7 + 7 + 2, teremos 21. Somente com este versículo já temos um bom sinal a respeito do ano que se inicia.

O número ´772, é a guimátria da frase em hebraico: Ilan Tov Nossê Pri Tov – Uma boa árvore carrega um bom fruto, ou melhor, este ano está carregado de frutos suculentos.

 De 5772 podemos separar em 57 e 72. O 57 é a guimátria de algumas palavras em hebraico. Temos (Zan – Sustento),  (Ochel – Comida) e também (Dagan – Grão), todas associadas a frase em hebraico –“Baruch   Ata    Hashem    Elokeinu    Melech    Haolam   HaZan   et   Hakol” – Bendito seja o Eterno nosso D-us Rei do universo que sustenta a todos”, cuja palavra HaZan é a . palavra da benção.

O segundo número 72 também é a guimátria de (Chessed – Bondade), além de ser a expansão de um dos Nomes de D-us. Assim podemos interpretar que este ano, com ajuda de HaKadosh Baruch Hu, será um ano que seremos sustentados com bondade.

Este ano também pode ser conhecido pelas letras em hebraico Ayin Beit. Ayin significa olho e Beit - casa.  Desta temos: De olho na casa, podendo ser: “Neste ano” Hashem estará de olho em Eretz Israel – A casa do povo de Israel.

 

Encontramos em Vaikrá Rabbah: “Todos os setes são queridos”

Assim temos:

           5 7 7 2        à       5 + 2 = 7      à     7 7 7

Este é um indicativo de que este ano é muito querido para D-us.

A letra que representa o número 7 é a Zayin, da palavra Zan (sustento). Assim como o Shabat que é o 7º. dia, provê o sustento para toda a semana, notamos que as letras que representam este ano Tav, Shin , Ayin e Beit  - “5´772”, são as mesmas da palavra Shivat (sete).

 

 

 

Uma outra configuração do ano 5772 pode ser:

 

5 77 2  

 

77 também é a guimátria de (Mazal – sorte) e de (Oz – força). O número 52 equivale a duas vezes o Nome de D-us que vale 26.

 

Por fim, as letras iniciais deste ano Tav, Shin , Ayin e Beit  - “5´772”,  podem ser lidas como Tihiê Shnat Biniam Olam - Este é o ano da construção eterna ou da construção do mundo.

 Na Amidá a 14a. benção diz respeito a Yerushalaim e Biniam Olam, desta temos que 14 = 7 + 7.

 

Em síntese, percebemos que os sinais a respeito deste ano são excelentes, cabendo a cada um de nós, com ajuda de Hashem, criarmos os receptáculos necessários para obter toda esta chuva de bênçãos.

 

Que seja a vontade do Altíssimo trazer um ano muito doce à Kol Am Yisrael, com muita saúde, sustento e felicidades, fazendo deste ano o momento para uma nova construção eterna em Jerusalém.

 

 

David Zumerkorn é autor do livro Numerologia Judaica e Seus Mistérios – Ed. Maayanot, que está indo para a 3ª. Edição no Brasil, além do mesmo ser traduzido ao espanhol e inglês. Por ser um palestrante especializado no tema, atrai muitas pessoas, tendo inúmeros artigos divulgados em jornais e revistas.

Exibições: 185

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço