O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Shalom,
Nós, do Movimento Juvenil Judaico Hashomer Hatzair, gostaríamos de expressar nossa opinião em relação aos acontecimentos do último domingo, 02/12/2012, no Festival de dança Hava Netze Bemachol realizado no clube Hebraica Rio. Para isso, cabe antes um breve relato dos acontecimentos.
O Hashomer Hatzair, como Movimento sionista e pacifista, levou para o Festival de Dança uma faixa com as bandeiras de Israel e da Palestina lado a lado e, logo abaixo, os dizeres “Dois Estados, dois povos” (vide imagem). No primeiro dia de Festival, sábado, nós a estendemos em frente a nossa torcida normalmente, sem maiores repercussões.
No domingo, entretanto, antes de colocarmos esta faixa novamente, um ativista de nosso Movimento foi ameaçado de agressão física no caso de continuarmos a exibi-la. Imediatamente procuramos a Diretoria do clube para explicar o ocorrido e nosso desejo em estendê-la. O clube pediu encarecidamente que não a colocássemos no ginásio (local onde acontece o festival), e nos propôs que a colocássemos no térreo sem problemas.
Respeitando as solicitações do clube, prendemos a faixa no térreo da Hebraica ao final do Festival. Permanecemos ao seu lado de forma pacífica, apenas com o intuito de expressarmos nossa visão perante a Comunidade Judaica. Naturalmente, algumas pessoas vieram até nós para manifestarem sua opinião sobre o tema, seja na forma de críticas, elogios ou sugestões.
Ao mesmo tempo, houve pessoas que se posicionaram contrárias a simples abertura da faixa, restringindo o direito de expormos nossa opinião. Ainda que tenha sido um caso isolado, um de nossos integrantes foi abordado de forma violenta caso continuássemos com a faixa estendida, atitude que consideramos inaceitável.
Pouco depois, a Diretoria do clube pediu para que retirássemos a faixa do local por conta da polêmica causada, apesar da permissão concedida anteriormente. A fim de evitar piores consequências, chegamos a um acordo e retiramos a nossa faixa.
Gostaríamos de esclarecer que o Hashomer Hatzair é totalmente contrário a atitudes agressivas de qualquer espécie, repudiando assim a forma como fomos tratados por alguns neste episódio.
Sabemos que o tema em questão é complexo e que há diversas visões sobre o assunto, porém entendemos que todas as partes têm o direito de manifestar sua opinião. Por isso continuamos abertos para conversar, discutir e dialogar. Esta pluralidade engrandece a discussão, sendo inerente à democracia pela qual prezamos.
O Hashomer Hatzair foi para Hebraica com uma mensagem de paz. Gritamos pela paz, dançamos sobre a paz e falamos de paz.
Nossa manifestação foi com o amor e a preocupação de um Movimento que participou ativamente da criação do Estado de Israel e atualmente almeja cada vez mais integridade em suas ações. Dessa forma, ratificamos nosso apoio à existência e fortalecimento do Estado de Israel como lar nacional para o povo judeu.
Diante dos recentes acontecimentos no Oriente médio - somados aos dos últimos 64 anos - é no caminho da paz que enxergamos a solução do conflito. É nesse sentido que educamos nossoschaverim. Uma paz entre os dois povos e alcançada através do diálogo.
“Tudo o que cultivarem não terá qualquer valor e seus campos voltarão a ser estéreis, caso não cultivem também a liberdade de pensamento e expressão, a generosidade de espírito e o amor pela humanidade.” Theodor Hertzl
Esperamos ter esclarecido nossos atos e posições referentes a esse tema. Somos agentes comunitários e almejamos uma comunidade cada vez mais forte e unida. Para isso, faz-se importante o diálogo e o respeito às opiniões de todos.
Obrigado,
Chazak Ve’ematz!
Comentar
Que reconfortador saber deste fato!
A guerra é religiosa tambem e com bastante contundencia. Não é tão somente disputa por território.S e voltarmos no tempo e tambem revermos as colocações expostas pelos árabes(palestinos), veremos que eles justificam seus pedidos sempre buscando dados históricos e religiosos para se declararem unicos donos de toda a extensão territorial. Eles falam do êxodo dos judeus de forma deturpada mas falam. Mas independente de qualquer posição , Israel existe, é real, forte e indestrutivel e isso mexe com este pessoal. O holocausto é exemplo de como os judeus sempre foram perseguidos mas muitos insistem em esquece-la mas, os judeus não a esquecerá. Os países não mulçumanos podem até criticar o holocausto, dar " apoio" politico aos judeus mas quem sente de fato , vivei e ainda vive com ela em seus corações são somente os judeus. Ninguem vai sentir e entender esse sofrimento da forma que ele se exterioriza a não ser os próprios judeus e é em nome de sua defesa, de sua honra e de ter o direito a vida é que Israel se defende , se arma pois conhece bem os inimigos que tem. Somente Israel e os judeus pode impedir um novo holocausto então meus caros amigos e irmãos pregadores da paz, acho até louvável suas atitudes mas, na prática a coisa não funciona dessa forma. Vamos voltar na história, nos atualizarmos baseados e fundamentando-nos em dados sérios e atuais de fato, para que possamos ser imparciais e darmos justificavas até para nós mesmos defensores de um estado único , soberano como o que ja existe. Viva Israel e que o eterno esteja a frente de nossas lutas em defesa de nosso povo e de nossas familias.
Negociar com o hamas! como negociar com um grupo que nega seu direito de existir , que tem como meta a expulsão ou destruição do povo JUDEU, sonho esse aliás antigo entre muitos árabes, tenho duas perguntas a fazer a aqueles que defendem um "estado palestino" 1- Quando existiu de fato um país chamado "palestina" com governo,capital? 2-por que durante a ocupação árabe na região não foi criado o tão propalado "estado palestino"?
Orem por Shalom em Yerushalayim; Que prosperem aqueles que a amam. Que shalom esteja dentro de seus muros, e a prosperidade, dentro de seus palácios. Por causa de minha família e amigos, digo: "Shalom esteja dentro de você". Por causa da casa de ADONAI, nosso D-US, procurarei seu bem.
Depois da declaração do terrorista kaled meshaal, que jamais vai reconhecer o estado de ISRAEL, e incentivando os árabes da terra a atacar ISRAEL,eu gostaria de saber do pessoal que defendem "dois estados" em se criando (com a graça do DEUS de ISRAEL isso nunca vai acontecer) um "estado palestino" quem vai governar esse estado o hamas ou o fatah?
Esta paz sonhada e que eu vejo mais como um delirio, deve ser repensada e levarmos a discusão baseada na realidade concreta, objetiva, haja vista, que um novo holocausto esta sendo planejado, isto é fato é real e não se baseia em sonhos e delirios.
O irã quer varrer Israel da face da terra, o lider do hamas não aceitar negociar um cm de terra com Israel. Na America Latina muitos partidos politicos , ONGs, movimentos sociais todos financiados pela Venezuela, Irã e mais algumas nações além de empresas , estão se articulando no sentido de fazer pressão via midia com o o intuito de desestabilizar Israel moralmente, economicamente , socialmente e politicamente A Frente de Defesa dos que se auto-denominam palestinos, haja vista que nada mais são do que árabes, tem aglutinado forças, estão se infiltrando em todas as camadas politicas e sociais , ou seja, usam uma nova estratégia além das armas para chegar ao seu intento. Só para se ter uma idéia, o PC do B tem em suas fileiras militantes do hamas, hesbolay e apoio politico tambem do PCB, PSTU, PSOL ETC ETC , UFA-UNIÃO DAS FAVELAS. MOVIMENTOS NEGROS além de muita grana vinda de muitos ministerios como o da cultura, meio ambiente, agua e pesca e reforma agraria. toda esta grana sai destes ministerios dentro do jeitinho brasileiro.Outra coisa que se deve levar em consideração e digo isto com conhecimento de causa é que eles falam em paz e depois vão dar o golpe de misericórdia e ai falo com sinceridade e responsabilidade que, a situação é muito pior no momento do que foi até mesmo o holocausto pois eles se organizaram e continuam organizando em varios países, com grana de sobra e o que é pior, estão pintados de varias cores e bandeiras.
Então os pregadores da paz , paz esta que nunca vai ser concretizada, que revejam seus discursos , se informe e omem consciência da real situação. Procurem fontes sérias inclusive das forças de defesa de Israel para terem no minimo uma noção básica do acontecimentos e, ai, com certeza vão mudar este discurso que embora bem intencionado não tem a mínima possibilidade de vir a ser real.
Deixo aqui uma critica fraterna mas entendo que as autoridades israelenses deveria colocar os judeus e toda a sociedade mais a par dos acontecimentos para que a paz não seja articulada da forma que esta sendo articulada e entendida e que não se faz acordo nem alcança paz com terroristas que afirmam categoricamente que querem a extinção de Israel e de todos os judeus.Penso que voces no momento estão até acreditando em papai noel mas inda é tempo de tomarem consciencia de buscarem informações corretas, serias e no lugar certo.
Provoquemos as autoridades de Israel de usar a midia e a sociedade civil organizada como o inimigo esta fazendo e com suceso no sentido de dar esclareciento e ai posso garantir que o dicurso de voces em pról da paz vau mudar drasticamente ou no minimo fará com que voces repensem seus entendimentos sobre a mesma. shalom. que hashem nos ampare sempre
obs: no momento, repito, com grande conhecimento de causa, digo que todos os judeus devem estar unidos, deixar suas diferenças politicas, religiosos, filosoficas etc etc de lado e se unam em torno do nosso primeiro ministro para que ele se sinta fortalecido na hora de tomar as decisões que se fizerem nescessarias pois o pior ainda esta por vir.(leia-se Irá, Venezuela e brasil).falo no Brasil pois é onde existe a maior concentração de terroristas em atividade atualmente e não são somente os do hamas e hesbllay não mas existem outros tantos de outras agremiações que muitos inocentes ou desiformados pensam que estão fora de atividade.
Bem quero deixar claro minha opinião, apoio incondicionalmente o estado de ISRAEL,JERUSALÉM não deve ser dividida sou contra dois estados,só ISRAEL deve existir !
© 2024 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA