JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

ANO RECORDE DE IMIGRAÇÃO - Fonte Pletz Brasil

Israel bate recorde de imigração em 2015 e o maior número vem da França

Jerusalém (TPS) – A imigração para Israel aumentou em 10% em 2015, em comparação com o ano anterior, sendo o ano com a maior imigração desde 2003. As estimativas divulgadas pelo ministério israelense de aliá [imigração judaica para Israel] e absorção [integração] de imigrantes e pela Agência Judaica mostram que mais de 30 mil novos ‘olim’ [imigrantes judeus] mudaram-se para Israel em 2015.

O maior número de imigrantes chegou da França, que sofreu vários ataques terroristas em 2015, alguns direcionados a alvos judeus. Isso pode ser uma explicação para o recorde de 7.900 imigrantes franceses para Israel. A imigração proveniente da Ucrânia representa uma outra parcela significativa com 7 mil olim ao longo de 2015. Isso representa um aumento de 16% a partir de 2014 e um aumento de 230% em relação a 2013.

A Agência Judaica e o Ministério de Aliá disseram em um comunicado que eles têm encorajado ativamente a aliá da França e da Ucrânia devido à situação das comunidades judaicas nesses países e que esse esforço vai continuar. “Estamos em uma rara janela de oportunidade”, disse o ministro da aliá e absorção de imigrantes, Ze’ev Elkin. “O número de imigrantes ultrapassou 30 mil pela primeira vez em mais de uma década. Nos últimos dois anos aumentou em 50%, e esta tendência vai continuar.” “É nosso dever fazer tudo o que for necessário para tirar proveito desta oportunidade rara e investir esforços no incentivo à integração do imigrante e à aliá, para que um número de 50 mil imigrantes em um ano não pareça imaginário”, acrescentou.

Os dados de aliá para 2015 destacam um aumento de aproximadamente 25%, com a chegada de cerca de 15 mil imigrantes do Leste Europeu. Outros 9.330 imigrantes chegaram a Israel da Europa ocidental e cerca de 3.770 imigrantes chegaram dos Estados Unidos e Canadá. Metade dos imigrantes para Israel em 2015 tinham menos de 30 anos, sendo 8.200 deles com idade inferior a 19. O mais jovem imigrante chegou a Israel dos Estados Unidos em setembro, com a idade de um mês e meio. O imigrante mais velho chegou em julho com a idade de 97.

Tel Aviv recebeu a maioria dos imigrantes em 2015, com a chegada de 3.650 novos residentes do exterior. Netanya ficou em segundo lugar com 3.500 imigrantes, Jerusalém com 3.030, e Haifa com 2.250. “O alto número de imigrantes, particularmente de países ocidentais, atesta o poder de atração da ideia sionista”, disse o presidente da comissão executiva da Agência Judaica, Natan Sharansky. “O fato de que os imigrantes optam por vir para Israel é um sinal de que Israel preenche suas vidas com sentido que eles não podem encontrar em outro lugar.”

“Essa escolha exige que façamos todos os esforços para permitir que eles se tornem imediatamente integrados na força de trabalho e no sistema de ensino, para que eles, assim como aqueles que vieram antes deles, possam criar raízes em Israel e enriquecer a sociedade israelense”, acrescentou Sharansky.

Fonte: TPS / Texto: Michael Bachner / Tradução: Alessandra Franco / Foto: Anav Silverman

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço