JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Atenção à Conferência que começa hoje em Washington

Este é um momento muito especial. Quem puder acompanhe, e nos traga mais notícias! Informe aos jornalistas que conhece, para que chegue às editorias da área Internacional nos nossos jornais e revistas!

De 26/2 (hoje) até 1/3 dar-se-á a 2ª Conferência Nacional (norte-americana) do J Street,sendo esperada a participação de 2000 pessoas.

J Street é o lobby das correntes judaicas norte-americanas que lutam para que o apoio da comunidade judaica norte-americana passe a se concentrar nos esforços de apoio à paz e ao fim da ocupação israelense sobre os territórios palestinos, e para que o governo dos Estados Unidos tenha papel mais assertivo nesse sentido, deixando de fazer concessões à direita que hoje dirige o governo de Israel.

Esse lobby vem crescendo e ganhando maior penetração nas comunidades judaicas norte-americanas. Esta 2ª Conferência tem por tema central “Dando Voz aos nossos Valores”. Seu significado e  representatividade podem ser vistos na lista das 31 organizações participantes (dos EUA e Israel), e dos 109 palestrantes já confirmados. Destacarei a seguir:

É esperada a participação de 2000 pessoas. Encontrei na lista de palestrantes nomes bem conhecidos:

  • Eric Alterman, do The Nation, o mais respeitado jornal progressista dos USA;
  • Robert Malley, membro da equipe de mediação norte-americana nos acordos de Taba (2001) e na iniciativa de Genebra (2005). Ver documentação detalhada sobre esses acordos no site dos Amigos Brasileiros do Paz Agora - http://www.pazagora.org/
  • Roger Cohen, colunista do New York Times, cujos artigos têm sido publicados aqui semanalmente pelo Estadão;
  • O embaixador da OLP nos Estados Unidos;
  • Diversos parlamentares norte-americanos e israelenses, rabinos e rabinas, professores de universidades israelenses e líderes comunitários;

Partes da conferência podem ser acompanhadas on line. http://conference.jstreet.org/. Se alguns de nós olharmos  o programa e escolhermos alguma atividade a ser acompanhada, podemos ter pequenas reportagens sobre diversas atividades. Que tal? Quem topar, pode registrar nos comentários a(s) atividade(s) que acompanhará, assim os outros saberão que vale a pena acompanhar outra atividade.

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Sérgio Storch em 26 fevereiro 2011 às 13:19

Olá Zé Maurício

Tem uma coisa que eu acho muito importante acompanharmos, pois poderá ter utilidade prática para nós.

Aliás, faltou eu colocar o link lá em cima: Just Vision.(o lema é "Increasing the power and legitimacy of Palestinians and Israelis working for nonviolent solutions to the conflict".

É uma ONG dedicada a promover a exibição dos documentários "Promises" e "Budrus" no mundo inteiro, em universidades, centros de cultura etc. Imagino que possamos, o JH, criar a base para provocar debates centrados nesses filmes.

Você fica de olho na Just Vision? É legal fazermos uma parceria com eles. E aí a tournée poderia começar em SJRP, que tal?

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço