Noite fria em Belmonte no pelourinho no centro da antiga judiaria estão todos reunidos para o acendimento das velas de Chanuka onde a municipalidade todos os dias fazem um atividade . Hoje um grupo de teatro de jovens portugueses se apresentam para fazer viver um pouco da historia dos judeus de Belmonte. E do nada saem das ruelas os artistas caracterizados com as roupas do costumes da época que nos leva a outros tempos e a caminhar juntos pelos becos estreitos da judiaria e em cada canto encontramos personagens, derrepente aparece os judeus fugidos da Espanha procurando refugio em Belmonte e tambem um inquisitor malvado que destituí a liberdade da pratica judaica.
A performace é perfeita e muito instrutiva ai se sente como devemos valorizar aqueles que vive da arte do teatro.
Chegamos a um pequeno beco da judiaria somos um grupo de turistas e curiosos umas 30 pessoas e no alto de uma grande pedra um músico que toca uma melodia judaica " Ava na guila" uma das artista aparece e nos convidam a fazer uma roda e tenta levar ao público a cantar Ava naquila sem muita receptividade . Estou na roda de mãos dadas ao amigo italiano Claudio Bassani morador de Belmonte. parece que somos os unicos judeus naquela roda que conhece e sabe cantar essa musica ,derrepente sem combinar nada nos animamos e com a voz alta e muito animados cantamos e comandamos a cantiga , olho em minha volta e percebo que as pessoas ficam contagiadas com nossa alegria recebendo dos participantes e dos artistas uma grande salva de palma.
Eu e Claudio somos pessimos cantores e dançarinos mas nada como a emoção judaica para nos fazer parte desse lindo cenário.
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA