JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

CONEXÃO DE SHABAT – Vayerá - E Ele mostrou-se

Parashá Mística: Gn.18:1-22:24, 2Rs. 4:1-37;

ZOHAR VOL. 03 – VAYERÁ

 

“Durante o sacrifício de Yitzchak, um anjo chama o nome de Avraham duas vezes. Cabalisticamente, Isaac corresponde ao desejo negativo e egoísta do homem em receber, a raiz de todo comportamento egocêntrico. Avraham é uma metáfora para os atributos de compartilhamento positivo do ser humano. A voluntariedade de Avraham para sacrificar seu filho Isaac é um código significando a subjugação completa do desejo negativo para receber. A segunda chamada pelo nome Avraham pelo anjo indica a transformação completa da natureza Avraham no desejo de compartilhar”.

“A relevância da Passagem”

“Ações extraordinárias de Avraham e sua  fé criou um reservatório de energia espiritual para todas as gerações futuras de aproveitar o seu esforço para transformar completamente a sua natureza. A mudança de nome Avraham neste texto de Zohar é o portal através da qual a energia flui. Estas forças metafísicas despertam uma consciência dos nossos próprios atributos negativos e gera o desejo e a força para subjugar o nosso ego, transformando todos os nossos desejos negativos em atributos positivos que incorporam o cuidado e compaixão pelos outros”.

COMENTÁRIOS DO MORÉH ALTAMIRO DE PAIVA

Podemos aplicar o incidente para nós, com o exemplo de Abraão, que ao oferecer Yitzchak ao sacrifício, nos lembra o simbolismo de sacrificarmos o nosso Ego. Ao ser chamado duas vezes pelo nome, Avraham, entra no rol dos Tsadakins, dos justos, que assim como Samuel e Moshe também foram chamados.

O sacrifício do Ego, em Yitzchak, possibilitou ao Patriarca, a chessed, a misericórdia do Criador, quando providenciou a oferta para o sacrifício. Ao abrirmos mão do nosso Ego, certamente receberemos do Eterno as bênçãos no aperfeiçoamento da nossa espiritualidade. Shalom!

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço