JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Blog de Altamiro Galvão de Paiva (123)

SHABAT – Interrompendo o Circuito da Negatividade

A convivência humana demanda muita compreensão com situações que surgem no tempo e no espaço. De todo quadro de incertezas que a humanidade passa, uma delas profundamente nociva é a intolerância, que quebra todos os parâmetros da boa convivência e inspira o ódio, cujos resultados funestos nos…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 23 junho 2017 às 14:01 — Sem comentários

SHABAT – A Possibilidade de Subirmos as Alturas

Era um dia diferente para o Profeta Elias, na sua árdua tarefa de transmitir aos homens o desejo do Criador. Como qualquer interlocutor, tinha suas apreensões e medos, frutos dos desmandos de governantes injustos e tiranos que mais se beneficiavam, do que seguiam a vontade do Eterno ajudando ao…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 16 junho 2017 às 17:06 — Sem comentários

SHABAT – Uma Ponte para a Eternidade

A inquietação torna-se uma constante no mundo da fisicalidade, onde desejos egoísticos e ações nefastas, tornam a convivência humana instável e a vida fica por um fio. Rumores de acontecimentos, violentos e intolerância religiosa fazem explodir homens, enquanto outros sucumbem diante da sandice em…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 9 junho 2017 às 16:52 — Sem comentários

SHABAT – FONTE INESGOTÁVEL DE ENERGIA

O tempo é inexorável, rara as vezes ocorreram pausas no mundo físico, para que algo maior se concretizasse. O Sol certa feita, segundo a Torá parou no firmamento, e durante os 40 anos de peregrinação no deserto, as roupas e as sandálias dos retirantes Hebreus libertos do Egito, não envelheceram e foram…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 2 junho 2017 às 18:05 — Sem comentários

SHABAT – UM PERÍODO DE ALIMENTAR A ALMA NA VISÃO CABALÍSTICA

Todos os dias a noite, o Zohar faz referência a jornada da alma, no período noturno do sono. Quando do regresso em geral ao amanhecer, as forças negativas da Sitra chará, entram pelo corpo através das mãos com uma onda de impurezas, as quais são corrigidas quando voltamos a consciência objetiva ao amanhecer e…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 20 maio 2017 às 11:38 — Sem comentários

A PRECE E A CONEXÃO COM O PORTAL CÓSMICO

O entendimento sobre a prece ou orações no mundo das religiões, tem um objetivo, pedir ao Criador alguma coisa para si ou para outrem. Essa concepção faz da religião uma pratica apenas de pedir as coisas, sem grandes responsabilidades do que faz a Prece, daí, o descrédito da dogmática, que na desfaçatez, promete algo futuro no paraíso, como se dele fosse a proprietária.

A Cabalá, a sabedoria originária do Judaísmo Místico, tem um entendimento mais racional e lógico. Todas as vezes que…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 11 maio 2017 às 17:27 — Sem comentários

SHABAT - UMA FENDA CÓSMICA INTEGRANDO KETER A MALCHUT.

Quando o Sol desliza ao poente, negras nuvens envolvem a Terra, como num gesto de uma nova dimensão a surgir, com estrelas cintilantes a brilhar no firmamento deslumbrando num tapete de magia a chegada de um novo dia. É o cortejo Cósmico que acompanha a Rainha Shabat, deixando como a Shekinar, o topo,…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 31 março 2017 às 18:19 — Sem comentários

QUE MONOTEISMO É ESSES COM AS PRÁTICAS DA ASSIMILAÇÃO?

Estamos vivendo num instante muito significativo da história da Espiritualidade. Há uma profunda investigação por parte de muitos, com referência a uma provável Teshuváh, no entanto sempre direcionada com a probabilidade de morar em Yisrael, claro e evidente que não existe nada de mau nisso, no…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 23 fevereiro 2017 às 16:01 — Sem comentários

ZOHAR – Trechos da Semana – SHEMOT

Os atos humanos sobre a terra sejam bons ou maus, suas frequências interferem na energia que nos rodeia, quando nocivas tendem a desequilibrar o ambiente em que estamos. O que diz o ZOHAR?

 

“O meu amado é meu, e eu sou Dele, Ele apascenta o Seu rebanho entre as rosas” (Cantares 2:16). Quem causou que o meu amado é meu e eu sou dele? Porque Ele dirige o mundo nas rosas. Assim como a rosa tem aroma e é vermelha, e quando a espremem ela…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 16 janeiro 2017 às 9:53 — Sem comentários

VISÕES DA CABALÁ - A Palavra Sábia de José (Vaiechi)

Todas as formas de maus tratos dos irmãos de José, não desvirtuaram o propósito do Criador de torná-lo governante do Egito. Apesar da lei do retorno, José não os puniu, mas os perdoou, e quando eles perguntaram se não seriam punidos, José falou: SÓ POR ACASO DEUS PARA JULGÁ-LOS.

Percebam que qualquer avaliação sobre a vida humana vem da Luz. Como personagens da história somos partícipes apenas, da construção diária de um ambiente Cósmico, que contribua…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 8 janeiro 2017 às 3:54 — Sem comentários

VISÕES DA KABBALAH - A Elevação da Alma

A cada noite nossa alma se eleva para os mundos superiores, onde recebe mensagens no sonho, que podem influenciar nossas tarefas espirituais. Dependendo de nossas ações e interações durante o dia que passou, essas mensagens podem nos auxiliar ou atrasar nossos esforços.

Ações positivas despertam…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 2 janeiro 2017 às 8:18 — Sem comentários

VISÕES DA CABALA – A Redenção na Ótica da Cabala.

Há uma ansiedade entre muitas pessoas sobre a sua vida espiritual. Alguns acreditam por força da Religião, que alguém tomou um dia o seu lugar e pelos seus pecados morreu para que ele pessoa pudesse ser salvo, das garras de outra personagem espiritual do Mal. Outros acreditando em parte daqueles, são vítimas da vida…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 27 dezembro 2016 às 8:45 — Sem comentários

VENÇA O DESCONFORTO COM A SABEDORIA

Em geral quando se aproxima ou entramos no mês de dezembro, como Yisraelitas vivenciamos a festa do chanuká, ou das Luzes, que nos remonta a vitória dos Macabeus sobre os selêucidas, que profanaram o templo Sagrado. Certamente coincide tais festividades judaicas em um período em que outras tradições também fazem suas festas, e aí alguns judeus sentem um grande desconforto.

O nosso povo desde a diáspora passou por situações constrangedoras no tempo e no…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 24 dezembro 2016 às 8:18 — Sem comentários

DIA 24 DE DEZEMBRO COMEÇAMOS A ACENDER AS LUZES DE CHANUCHÁ.

Estamos vivenciando CHANUCHÁ, um acontecimento histórico, quando os selêucidas adentraram a Yerushalaim para a profanação do Templo. A resistência do Macabeus (165 a.e.c) assegurou a vitória sobre os invasores, e o óleo utilizado para apenas um dia para acender a menoráh, a fez brilhar por oito dias.

Os Kabalistas concebem CHANUCHÁ não apenas como um fato histórico, que resultou em uma celebração religiosa, mas como um ensinamento do Criador para com a…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 22 dezembro 2016 às 9:55 — Sem comentários

SHABAT SHALOM – Um Reencontro Consigo Mesmo

No mundo de perda de valores somos arrastados pelo turbilhão de acontecimentos, e quase sucumbimos. Exercemos nossas atividades, não estamos interessados se nossas ações possam prejudicar ou não ao nosso próximo, e mesmo assim, achamos que estamos corretos, e que o mundo se exploda.

Não é assim, em todos os nossos atos temos responsabilidades no nosso trato com o nosso semelhante, com o nosso parceiro de vida, com o nosso viajante do tempo. Nesta semana temos a Conexão de Vaishlach,…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 16 dezembro 2016 às 16:05 — Sem comentários

ROSH CHODESH KISLEV – SAGITÁRIO

Já estamos na Lua Nova de Sagitário, que anuncia o início de um novo ciclo, finalizado após os sinais das Luas maiores que preconizavam, fatos e que nos despertou profundamente:

1. Eleição não esperada de Donald Trump;

2. Morte do Líder Socialista Cubano, Fidel…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 2 dezembro 2016 às 8:06 — Sem comentários

A BELEZA DO DIA DE SHABAT

O sol já começa a declinar, as primeiras estrelas estão quase a brilhar, e um Portal Cósmico está quase a abrir-se. O Shabat chega trazendo um manto de Paz e harmonia para os que o esperam ansiosamente. Paro tudo, abro a Torá, e com a minha família, sinto os primeiros sinais do aconchego do dia sagrado. Oh…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 25 novembro 2016 às 17:33 — Sem comentários

SHABAT SHALOM – A Tenda Da Paz

Na véspera do Shabat uma tenda de paz se estende sobre o mundo, e a luz que vem de Keter, desce até a fisicalidade Malcult, numa união cósmica entre o divino e nós mortais em evolução em nossa vida. É o instante em que os Tsadikim que já foram, descem como manifestação de Ibur, tornando o terreno elevado, com duas…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 18 novembro 2016 às 17:15 — Sem comentários

ESTUDANDO A CONEXÃO DE SHABAT - LECH LECHÁ

Nosso estudo se fundamenta na Sidrá contida no Livro de Bereshit 12, na Torá, SAI PARA TÍ. Utilizamos como ajuda a compreensão SOD, do Zôhar com Trechos da semana:

1- Avraham saiu de Ur dos Caudeus e desviou-se da Rota que seria Canaã. Passou por problemas;

2- Desceu ao Egito por circunstancias,…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 11 novembro 2016 às 15:20 — Sem comentários

VISÕES DA KABBALAH – A Aceitação do Outro

Vivemos numa realidade fenomenológica e procuramos nos adaptar as circunstancias que nos rodeia. Temos o poder de mudar situações, embora haja limitações quando se tratar de transformar o Outro, no modelo do nosso EU, assim devemos ver o Outro como ele é e não como nós somos.

“Indique o melhor caminho a andar, no entanto deixe as pessoas seguirem o que elas acharem melhor. O verdadeiro amor é imparcial! Deixe as pessoas segurem seus próprios caminhos e aprenderem com eles, isso não…

Continuar

Adicionado por Altamiro Galvão de Paiva em 1 novembro 2016 às 18:10 — Sem comentários

© 2017   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço