JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Shabat K’Tisá - Quando você faz um censo Êxodo 30: 11 a34: 35

“O Eterno falou a Moisés, dizendo: "Quando você fizer um censo dos homens israelitas de acordo com as matrículas do exército, cada um pagará ao Eterno o resgate de ser inscrito, para que nenhuma praga lhes sobrevenha por meio do seu registro. " - Êxodo 30: 11-12

RESUMO DA TORÁ:
• Moisés faz um recenseamento dos israelitas e recolhe meio-shekel de cada pessoa (30: 11-16)
• Deus diz a Moisés para construir uma bacia de água e preparar óleo de unção e incenso para a ordenação dos sacerdotes. Bezalel e Oholiab, hábeis artesãos, são designados para fazer objetos para os sacerdotes e o Tabernáculo. (30: 17-31: 11)
• Os israelitas são instruídos a manter o Shabat como um sinal de sua aliança com Deus. Deus dá a Moisés as duas tábuas do pacto. (31: 12-18)
• Os israelitas pedem a Arão que construa um bezerro de ouro. Moisés implora a Deus que não destrua o povo e, em seguida, quebre as duas tábuas do Pacto nas quais as Dez Palavras estavam escritas quando ele vê o ídolo. Deus castiga os israelitas por meio de uma praga. (32: 1-35)
• Moisés sobe a montanha com um conjunto de tábuas em branco por mais 40 dias, para que Deus volte a inscrever os Dez Mandamentos. Outras leis, incluindo o decreto para observar os Festivais de Peregrinação, também são reveladas. (34: 1-28)
• Moisés desce da montanha com um rosto radiante. (34: 29-35)

APLICAÇÃO DO CONTEXTO – Erradicando a Idolatria
A idolatria hoje não está restrita a ídolos imagens de poderosos de então, na contemporaneidade lidamos com "divindades" que controlem nosso comportamento: dinheiro, o culto ao Ego, vícios, sexo e outros. Enfim, qualquer coisa que controle nosso comportamento, e nos desconecte do Criador.
Rav Berg afirma, em seu comentário no Zohar: “louvar e agradecer a Deus é um código que expressa nossa consciência da existência e benignidade do Criador. Essa apreciação é para nosso benefício, e de nenhuma forma para o Criador, que não tem necessidade ou desejo de louvores ou agradecimentos.”
Comentários by Avraham Bar–Zohar (Altamiro Paiva).

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço