JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Como é contada pelos primeiros capítulos do livro do Gênesis, a história da criação é mal interpretado si é lida como um simples relatório sobre um momento no passado remoto quando o mundo foi criado.

Se criar quer dizer trazer à existência algo que não existia antes," no primeiro capítulo do Gênesis "criação" não se refere a um processo acabado, mas ao infinito processo criativo.

 

Tal como aprendemos diariamente, o universo não é uma estrutura permanente, mas um fluxo constante de trazer à existência o que não estão lá. O mundo está sendo constantemente criado.

 

Nas palavras da primeira das bênçãos do culto da manhã, o "Yotzer": "'na bondade, diariamente renova a obra da criação" (uma ideia tirada do Talmude, com base no profeta Isaías)

 

O que a "história da criação" no Livro de Gênesis diz é que a criatividade é parte integrante do que faz o universo ser o que é. A criatividade é uma das características do universo.

 

Os dois primeiros capítulos de Bereshit, o Livro do Gênesis, não são tanto uma resposta para a pergunta: "Como é que o mundo veio a ser?" quanto à questão: "o que é o mundo?"

 

A resposta de Bereshit é: O mundo é "criatividade".

 

Correndo o risco de ser prosaico, é bom lembrar que a menos que haja um fluxo constante do novo, nenhum mundo é possível. Sem criatividade constante, sem o novo, a vida não é possível.

 

É claro que a criatividade deve ser direcionada para o desenvolvimento do bem no mundo, não do mal.

 

Portanto, o primeiro capítulo do Tanakh, as Escrituras Hebraicas, correlaciona "criatividade" com "bom".

Nem tudo o que é criado, que é trazido em cima, é bom. A falácia, no entanto, é pensar que porque algumas criações são ruins, o novo é ruim.

 

Os dois primeiros capítulos de Bereshit dizem que para que haja um mundo deve haver criatividade. O resto das outras 305,500 palavras que compõem o texto hebraico dos 24 livros do TaNaKh-a literatura fundadora de Israel- são principalmente dedicadas a domar a criatividade para que ela seja "boa."

Exibições: 134

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço