JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em Homenagem a Vladimir Herzog e Henry Sobel Jayme Fucs Bar

Eu tinha meus 17 anos em 25 de outubro de 1975, quando o Jornalista Vladimir Herzog foi assassinado nos porões do DOI - CODI, em São Paulo. E o absurdo foi que Herzog chegou de forma voluntária, para prestar esclarecimentos sobre a acusação de ser ativista do PCB (Partido Comunista Brasileiro). Foi torturado e assassinado cruelmente pelos carrascos da ditadura militar e, como era comum na época, ou o corpo desaparecia ou simulavam a morte por suicídio ou ataque cardíaco.
Nessa época, já como ativistas do Hashomer Hatzair do Rio de Janeiro, fizemos uma reunião sobre o tema com outros jovens da minha idade, na nossa sede na Tijuca, sobre a situação comunitária de aceitar ou não a resolução oficial que Vladimir Herzog tinha se suicidado na prisão! Me lembro do impacto que tivemos como jovens de achar que não poderia existir uma voz na comunidade que pudesse falar em voz alta a verdade que Vladimir Herzorg foi assassinado cruelmente!
Não podíamos julgar ninguém, pois esse era um período obscuro de trevas e de medo, que cada brasileiro e brasileira vivia! Medo de ser mais um Herzog nos porões do DOI CODI .
Mas dentro desse abismo obscuro de medo e insegurança, sempre aparece, nos momentos difíceis do Judaísmo, uma Luz que nos ilumina e traz esperanças!
Essa luz foi Henry Sobel, um jovem rabino de 31 anos, que se negou a aceitar a versão oficial dos carrascos da ditadura Militar de que Vladimir Herzog tinha se suicidado. A Farsa era total e absoluta e o DOI CODI divulgou uma foto de Herzog pendurado por um cinto amarrado ao pescoço na prisão.
Henry Sobel enfrentou a ditadura sem ter medo das consequências e decidiu ir contra tudo e contra todos da comunidade judaica, que temiam confrontar com as autoridades do regime Militar.
E contrariando a versão oficial e as pressões internas, Sobel enterrou Herzog como um judeu assassinado e não como um judeu que se suicidou.
Esse ato foi um desafio claro à versão oficial do regime Militar instalado no Brasil, e uma Luz que incentivou muitos jovens judeus e judias a ser parte da luta contra a Ditadura, resgatando o direito a dignidade ao povo brasileiro e a restauração da democracia, com o fim do regime militar.
“Remova os sapatos de seus pés, porque o local onde você pisa é solo sagrado” Shemot 3:6.
O Rabino Sobel e Vladimir Herzog, tornaram com seus pés o solo sagrado aqui na terra e serão para sempre, lembrados como exemplos na luta pela liberdade e pelos direitos Humanos.
Henry Sobel e Vladimir Herzog que seus nomes e suas memórias sejam para sempre guardados na árvore da vida!

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Carlos Alberto de Paula em 4 novembro 2021 às 18:24

O rabino Henry Sobel não era de nacionalidade norte americana?

Comentário de Cesar Arevalo. - Benaiah Cabral em 2 novembro 2021 às 19:11
Shalom. Parabéns. Excelente menção. Estes foram brasileiros e judeus cujas memórias iluminam as noites tenebrosas da alma humana e traduzem esperança em realidade.
Comentário de Jadson Pinto Figueiredo Junior em 30 outubro 2021 às 3:05
Excelente, adoro textos curtos que trazem o mundo neles. Parabéns pelo ótimo texto.
Comentário de Jayme Fucs Bar em 26 outubro 2021 às 15:00

O artigo está escrito! Somente procure  ler o texto com atenção e vai identificar !

Comentário de Alberto Rodrigues em 26 outubro 2021 às 14:25

זכר הצדקים לברכה

Comentário de Wolf Kanarek Neto em 26 outubro 2021 às 13:51

Jaime, sei que muitos judeus se destacaram no ativismo contra o regime militar, por que você não escreve sobre esse tema? Um abraço e obrigado pelo lindo trabalho.

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço