JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Em homenagem ao Padre Antonio Vieira 1608 - 1697 Jayme Fucs Bar

Durante a Inquisição em Portugal devemos sempre lembrar alguns nomes de verdadeiros cristãos que, no meio do fanatismo religioso e da ganância, colocaram em risco suas vidas para salvar judeus - cristãos novos.

Uma dessas grandes e admiráveis personalidades foi o Padre jesuita Antônio Vieira , que não só foi um brilhante orador e intelectual cristão, mas um dos maiores críticos da Inquisição em Portugal.

Em seus muitos escritos ele descreve, de forma profética, a decadência do império português devido à destruição do Judaísmo em Portugal .
Antônio Vieira tentava de todas as formas abrir os olhos da corte e do clero português, sobre a grande importância da contribuição dos judeus ao desenvolvimento da humanidade, seja na ciência, na cultural e no comércio.
Tentava alertar sobre o perigo que a Inquisição levaria Portugal à sua decadência e ao seu auto suicídio econômico e cultural .

Seus alertas somente vão ajudar a aumentar a fúria dos inquisidores e Antônio Vieira será condenado e recluso em um colégio jesuíta em Coimbra .
Durante 3 anos estará preso, mas na primeira oportunidade foge para Roma e lá vai conseguir exílio e proteção do Papa.

Seu carisma e sua grande influência vão ajudar a conseguir uma das maiores proezas da história da Inquisição , onde ele vai convencer o Papa sobre os múltiplos abusos e injustiça de poder dos inquisidores, e com isso conseguirá parar pela primeira vez, durante sete anos, as atividades do Santo Ofício em Portugal .

Antonio Vieira morre na Bahia em 18 de julho de 1697, com 89 anos.
A sua memória será para sempre guardada!

Padre Antônio Vieira um grande exemplo de ser humano que defendeu sem medo o direito à liberdade e à dignidade dos judeus em Portugal .

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Evandro em 26 dezembro 2020 às 14:44

Jayme Fucs, excelente publicação!! 

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço