JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Fernando Henrique recebe título acadêmico em Israel Por Miriam Sanger

 – O ex-presidente brasileiro foi o primeiro líder sul-americano a receber o “Doctor Philosophae Honoris Causa” concedido pela Universidade de Tel Aviv. Em seu discurso, no evento realizado em um dos auditórios da instituição na noite do dia 15, ele ressaltou a “saudável combinação israelense entre prosperidade e liberdade”, e lembrou a contribuição judaica à construção da democracia brasileira.

Captura de Tela 2014-05-19 às 22.31.52No mais importante evento da visita de Fernando Henrique Cardoso a Israel, entre 15 e 18 de maio, o ex-presidente brasileiro recebeu uma das mais maiores honras concedidas pelo país a personalidades israelenses e internacionais: o título “Doctor Philosophae Honoris Causa”. Esse prêmio foi criado em 1965 pela Universidade de Tel Aviv e já homenageou personalidades como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a chanceler alemã Angela Merkel, o escritor Amos Oz e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel. FHC foi o primeiro estadista sul-americano a receber este título.

Dividindo o palco com outros seis homenageados de diferentes países, o ex-presidente foi responsável pelo principal discurso da noite. “Sou um velho amigo de Israel e todos brasileiros devem muito ao país: ele foi um dos exemplos de democracia nos quais nos baseamos para estabilizar a economia brasileira”, declarou. Ressaltou diversas vezes que enxerga Israel como um país que preza a liberdade e a dignidade da sociedade. “Tenho, por fim, imenso respeito por essa incrível conquista dos judeus: o Estado de Israel”, completou.  Em seguida, ele elogiou a contribuição da comunidade judaica ao Brasil e mencionou a participação de judeus no processo de reconstrução da democracia brasileira. FHC encerrou seu discurso frisando a importância da paz para a região. “Como cientista político, reconheço que existem grandes impasses. Mas estou convencido de que a paz será a conquista final da promessa judaica”.

Fernando Henrique viajou a Israel a convite da Sociedade Brasileira dos Amigos da Universidade de Tel Aviv (TAU). O presidente da instituição, Mario Adler, esteve presente ao evento, assim como Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, e Jayme Blay, presidente da Câmara  Brasil Israel de Comércio e Indústria (Cambici). Também assistiram à homenagem o vereador paulistano Floriano Pesaro e dois grupos de empresários brasileiros que participaram, ao longo da semana, do Seminário de Imersão em Israel como “Start-Up Nation”, a convite da TAU, e de uma missão empresarial, coordenada pela Cambici, com o objetivo promover a economia de Israel e fortalecer relações bilaterais. Encerrando a visita a Israel, Fernando Henrique deve encontrar-se, no dia 18, com o presidente israelense Shimon Peres, na casa presidencial, em Jerusalém.

Confira o vídeo no Portal Terra (que transmitiu o evento ao vivo) e a matéria publicada na Folha.

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço