JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Islamitas ameaçam cartunista brasileiro após divulgação de charge Rodrigo Craveiro

 (A polêmica charge de Carlos Latuff: espada com a palavra 'islamistas' saindo de urna egípcia)

Uma mistura de desconhecimento e de maldade. O cartunista brasileiro Carlos Latuff qualificou dessa forma as manifestações de ódio e de revolta que vem recebendo desde que criou uma charge alusiva à vitória do Partido da Liberdade e Justiça (PLJ) no Egito. Fundada pela Irmandade Muçulmana, a facção consolidou a vitória no primeiro turno das eleições, com 36,6% dos 9,7 milhões de votos. De tendência salafista e linha-dura, o partido Al-Nour ficou com 24,4%. Para retratar o sucesso dos partidos muçulmanos %u2014 que juntos obtiveram 60% de apoio popular %u2014, Latuff desenhou uma espada com a palavra "slamistas" saindo de dentro de uma urna estilizada com a bandeira do país.

"Trata-se de uma charge que se refere objetivamente às eleições parlamentares no Egito. Diferentemente das outras charges que faço, de cunho ativista, esta tem uma proposta editorial", explicou Latuff ao Correio, por telefone.

"Ela diz respeito a notícias repercutidas pela imprensa mundial sobre o resultado das eleições, que daria ampla margem aos islamistas", acrescentou. Segundo o cartunista, a espada é um símbolo utilizado pela própria Irmandade Muçulmana. "Ao escrever na lâmina o termo 'islamistas', muitos muçulmanos entenderam isso como um ataque ao islã. Mas eu não tenho nenhum motivo para fazer críticas ao islã", disse o artista.


Morte
Latuff foi alvo de várias mensagens ofensivas. "Vá para o inferno, Carlos, é o seu fim", escreveu um muçulmano na página do cartunista, no microblog Twitter (@carloslatuff). Publicada no sábado, também no Twitter, a charge já teve mais de 11,5 mil visualizações. "Latuff deve morrer", afirmou outro egípcio, em meio a palavrões. O brasileiro admite que já aguardava esse tipo de reação. "O mundo islâmico tem recebido ataques do Ocidente, especialmente após as charges do profeta Maomé. É de se esperar que os muçulmanos, islamistas ou não, estejam na defensiva diante de uma charge", comentou. "No Twitter, quando você dá a cara a bater, está sujeito a receber ataques e ameaças dessa natureza", desabafou, ao considerar o incidente como "localizado" e "um mal-entendido com os muçulmanos egípcios". O segundo turno das eleições no Egito deve ser concluído hoje

Exibições: 150

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de roberto carvalho em 26 dezembro 2011 às 14:45

AINDA SOBRE LATUF , TEM UMA COLEÇÃO DE CHARGES DELE QUE É SEMPRE USADA EM CAMISETAS DO HESBOLAY NA COR PRETA E, UM DOS  REPRESENTANTES  DO GRUPO EM SÃO PAULO VENDE ESTAS CAMISETAS A PREÇO BEM ALTO. AS CHARGES DO LATUF CONTRA ISRAEL E OS EUA SÃO FONTE DE RENDA PARA ESTES GRUPOS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO E COM O AVAL DESTE. O QUE ME INTRIGA É ESTA CHARGE AI. SERÁ QUE ELE ERROU TANTO ASSIM? ELES NÃO PERDOAM NEM O LATUF QUE SEMPRE FEZ CHARGES REPUDIANDO ISRAEL E OS EUA? ESTRANHO MUITO ESTRANHO

 

Comentário de roberto carvalho em 26 dezembro 2011 às 14:39

O LATUF PODE FAZER SUAS CHARGES NA BOA. ELES NÃO ACEITEM QUE FAÇAM CHARGES DELES TAMBEM? ALIÁS AS CHARGES DO LATUF SÃO UM INCENTIVO AO ÓDIO E COM CERTEZA TEM TODO O APOIO DOS DIVERSOS GRUPOS E MOVIMENTOS ISLAMICOS(MULÇUMANOS).

AS CHARGES DO LATUF PARA QUEM NÃO SABE RENDE GRANA E MUITA GRANA TENDO EM VISTA QUE SÃO COLOCADAS EM CAMISETAS, CARTAZES ETC ETC E MEMBROS TANTO DO HESBOLAY COMO DO HAMAS NO BRASIL E EM OUTROS PAISES, COM A PERMISÃO DO LATUF, FAZEM DINHEIRO TUDO EM NOME DA REVOLUÇÃO E DE ALÁ.

© 2020   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço