JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 Me interesso por assuntos da ordem de justiça e fraternidade desde os 8 anos, e agindo - na ótica de uma criança - desejei me interessar por judaísmo aos 16 e deduzi que não fosse algo do meu mundo. Agora aos 36 faz 10 anos que abracei o judaísmo enquanto amor, identificação, lealdade e entrega á cultura hebraica. Como brasileiro nascido em país cristão e realmente educado á esta maneira, houve um porquê e bem expressivo. De tanto estudar a bíblia (incluindo o novo testamento) me foquei na estrutura máxima da mensagem de amor incondicional e em seguida na sua raiz estrutural. Em alguns meses minha atenção era para este enfoque na Tanach, logo nela e nas personalidades que a refletiram através da nossa história. De repente mergulhei na Torah com minhas limitações tendo por foco o amor incondicional na pessoa de Iehouah Elohim e sua expressão tanto no judaísmo como na humanidade. Um tanto isolado por 3 anos não notei o desenvolvimento do judaísmo humanista enquanto movimento, até que ontem (17/10/11) minha esposa indagou se não haveria alguma opção judaica para mim em Campinas - cidade próxima de Indaiatuba -. Ela sabe que há membros do judaísmo anoussita - causa que também apoio respeitando os limites culturais de nossa época -, mas não me vê ainda envolvido. Tenho percebido todas as formas de judaísmo como essenciais - acredito que tal qual a filosofia expressa no grupo - e a ação das mesmas como vitais para o florescer da consciência humana individual e coletiva.

 Até pouco me parecia, á parte das personalidades judaicas envolvidas, que 'humanismo' sempre fosse antítese a qualquer noção de judaísmo - mesmo reconstrucionista - e usado de forma egocêntrica bem como imatura por muitos dos envolvidos declinando mais para um radicalista humanocentrismo do que uma consciência global, frutífera e sadia.

 Pelo que pude perceber o movimento do Judaísmo Humanista resgata com perfeição - minha perfeição inclui variação(erro) - o humanismo sempre presente nas relações e manifestações históricas do judaísmo desde a noção de pai e mãe da humanidade até o filho (a) mais recente nascido de pai e mãe. Sou muito grato aos responsáveis, primeiro pelo esforço inicial e então pela continuidade do mesmo. Todá Rabá.

 

 

 

 

Exibições: 220

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Jayme Fucs Bar em 1 junho 2012 às 11:30

Querido chaver Cesar Augusto, Nos que agradecemos a voce a essa oportunidade de te-lo como membro desse portal judaico humanista.

Emocionante  ler o seu processo pessoal de procura do resgate de sua identidade judaica, e a forma sabia e pratica que conseque fortalecer seu  judaismo.

Estamos muitissimo interessado em criar espaços comunitarios ativos do Judaismo Humanista em todo o Brasil e desde ja o convidamos para ser parte dessa liderança.

Um grande abraço!

Shabat Shalom

Comentário de Marcelo Barzilai em 1 junho 2012 às 8:58

Prezado Cesar Augusto.

O responsável pela construção desta Rede Social  chama-se Jayme Fucs Bar, uma das melhores pessoais que conheci em toda minha vida, que inspirado pela essência do que o Judaísmo tem de mais nobre nos proporciona a oportunidade de nos relacionarmos em busca de nossas identidades.

Que tua vida aqui seja tão intensa quanto a minha.

Shalom Uvrachá!

Marcelo Barzilai

Comentário de Noel Carlos de Souza em 28 maio 2012 às 14:32

LEGAL, COMO DESCREVE O JUDAISMO, ENTÃO ESTA PARA SER LANÇADO UM LIVRO MUITO PROFUNDO SOBRE O ASSUNTO,  COM   O TITULO "JUDAISMO E CRISTIANISMO, POR QUE SÃO RELIGIÕES DIFERENTES?" MUITO LEGAL MESMO, HAVENDO INTERESSE TE PASSO O BLOG, COMO VC GOSTA DO ASSUNTO ACHO QUE VAI ENRIQUECER A SUA CULTURA,

AGUARDO NOEL

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço