O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
Me interesso por assuntos da ordem de justiça e fraternidade desde os 8 anos, e agindo - na ótica de uma criança - desejei me interessar por judaísmo aos 16 e deduzi que não fosse algo do meu mundo. Agora aos 36 faz 10 anos que abracei o judaísmo enquanto amor, identificação, lealdade e entrega á cultura hebraica. Como brasileiro nascido em país cristão e realmente educado á esta maneira, houve um porquê e bem expressivo. De tanto estudar a bíblia (incluindo o novo testamento) me foquei na estrutura máxima da mensagem de amor incondicional e em seguida na sua raiz estrutural. Em alguns meses minha atenção era para este enfoque na Tanach, logo nela e nas personalidades que a refletiram através da nossa história. De repente mergulhei na Torah com minhas limitações tendo por foco o amor incondicional na pessoa de Iehouah Elohim e sua expressão tanto no judaísmo como na humanidade. Um tanto isolado por 3 anos não notei o desenvolvimento do judaísmo humanista enquanto movimento, até que ontem (17/10/11) minha esposa indagou se não haveria alguma opção judaica para mim em Campinas - cidade próxima de Indaiatuba -. Ela sabe que há membros do judaísmo anoussita - causa que também apoio respeitando os limites culturais de nossa época -, mas não me vê ainda envolvido. Tenho percebido todas as formas de judaísmo como essenciais - acredito que tal qual a filosofia expressa no grupo - e a ação das mesmas como vitais para o florescer da consciência humana individual e coletiva.
Até pouco me parecia, á parte das personalidades judaicas envolvidas, que 'humanismo' sempre fosse antítese a qualquer noção de judaísmo - mesmo reconstrucionista - e usado de forma egocêntrica bem como imatura por muitos dos envolvidos declinando mais para um radicalista humanocentrismo do que uma consciência global, frutífera e sadia.
Pelo que pude perceber o movimento do Judaísmo Humanista resgata com perfeição - minha perfeição inclui variação(erro) - o humanismo sempre presente nas relações e manifestações históricas do judaísmo desde a noção de pai e mãe da humanidade até o filho (a) mais recente nascido de pai e mãe. Sou muito grato aos responsáveis, primeiro pelo esforço inicial e então pela continuidade do mesmo. Todá Rabá.
Comentar
Querido chaver Cesar Augusto, Nos que agradecemos a voce a essa oportunidade de te-lo como membro desse portal judaico humanista.
Emocionante ler o seu processo pessoal de procura do resgate de sua identidade judaica, e a forma sabia e pratica que conseque fortalecer seu judaismo.
Estamos muitissimo interessado em criar espaços comunitarios ativos do Judaismo Humanista em todo o Brasil e desde ja o convidamos para ser parte dessa liderança.
Um grande abraço!
Shabat Shalom
Prezado Cesar Augusto.
O responsável pela construção desta Rede Social chama-se Jayme Fucs Bar, uma das melhores pessoais que conheci em toda minha vida, que inspirado pela essência do que o Judaísmo tem de mais nobre nos proporciona a oportunidade de nos relacionarmos em busca de nossas identidades.
Que tua vida aqui seja tão intensa quanto a minha.
Shalom Uvrachá!
Marcelo Barzilai
LEGAL, COMO DESCREVE O JUDAISMO, ENTÃO ESTA PARA SER LANÇADO UM LIVRO MUITO PROFUNDO SOBRE O ASSUNTO, COM O TITULO "JUDAISMO E CRISTIANISMO, POR QUE SÃO RELIGIÕES DIFERENTES?" MUITO LEGAL MESMO, HAVENDO INTERESSE TE PASSO O BLOG, COMO VC GOSTA DO ASSUNTO ACHO QUE VAI ENRIQUECER A SUA CULTURA,
AGUARDO NOEL
© 2024 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por
Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!
Entrar em JUDAISMO HUMANISTA