JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Judeus no Quilombo do Moinho Jayme Fucs Bar

Na Semana Passada tive a visita de Michel Gherman e Kike Rosenburt com um grupo de Jornalistas e Editores , mas estavam presente também no grupo duas mulheres que atuam no movimento Negro no Brasil. A visita foi incrível e eu que vivo muitos anos fora do Brasil me fez aprender bastante sobre essa realidade que é questão do Negro no Brasil .
O interessante que na conversa me fez lembrar sobre um episódio que vivenciei e nunca tive a oportunidade de escrever e contar.

Aconteceu já alguns anos atrás, onde recebi uma família de Minas Gerais, pessoas realmente muito especiais que tenho contato até hoje, eles nasceram e foram criados num Quilombo de nome Moinho, e nesse dia estavamos viajando em direção ao Mar Morto e na viagem eles me contaram a história do Quilombo de Moinho e de suas tradições e cultura e como sobreviveram como uma sociedade fechada a mais de 400 anos, o que mais me impressionou foi a frase de uma das integrantes do grupo que me disse:
" Voce está vendo que eu tenho a pele parda, apesar da maioria das pessoas do Quilombo de Moinho serem Negros! "
Na verdade não entendi a onde ela queria chegar com essa afirmação,
mas respondi :
"Sim Estou Vendo"!
Porém ela continuou a frase que realmente me desarmou!
" Eu tenho sangue de Judeu!"
Agora realmente não entendi Nada!
E exclamei!
" Como assim? "
"Sabe Sr. Jayme eu sei que difícil acreditar , mas no nosso Quilombo existe uma história que foi passada por cada geração que os brancos que chegaram fugido no Quilombos eram foragidos por não acreditar na religião católica!"
E ela para me esclarecer me diz !
" Hoje que temos mais informações e conhecimentos chegamos a conclusão que eram os Cristãos Novos que foram denunciado por ter pratica Judaica! "
Fiquei realmente congelado com a afirmação da Senhora, onde estava dirigindo o carro com 5 pessoas , não me contentei logo vi um posto de gasolina ainda no meio da estrada resolvi parar o carro para entender bem essa Historia, realmente Incrivel!
Com carro já parado olho para todos e vejos que estão sorrindo com forma de aprovar o que ela acabou de me contar!
Esse trabalho de guia é Incrivel ,muitas vezes, acho é que eu que deveria pagar para receber tanto aprendizado das pessoas que encontro nessas viagens ! Conviver com seres Humanos é uma eterna aprendizagem!

Ainda mais esse privilegio de ouvir essa historia de pessoas que viveram num Quilombo em Minas Gerias e ouvir de suas bocas " Que Judeus viveram juntos com os Negros nos Quilombos" Incrivel Mesmo!!

Isso me fez pensar que realmente tem muita logica o que a Senhora e todos me relataram no carro! Os judeus que viveram no Brasil colônia , quando foram denunciados por suas praticas Judaica e persequidos não tinham muita escolha entre ser torturado e queimado na foqueira ou decidir fugir ! E a para onde poderiam encontrar um lugar com certa segurança ? Somente nos Quilombos junto aos Negros fugidos da escravidão .

O Quilombo provavelmente eram pequenos estados muito bem organizados com leis e regulamentos própios , que definiam a forma de viver e de se comportar, as pessoas tinham funções, domésticas, agrícolas e militares. Se acredita que cada Quilombo tinha sua própia Liderança e provavelmente as decisões eram tomadas em assembléias, e a vida era em base do coletivismo.

Hoje Entendo que os Quilombos não somente abrigavam , Negros e sim Judeus persequidos pela inquisição!

Fico imaginando quando os Quilombos foram Atacados e destruídos, Negros e Judeus um ao lado do outro lutaram até a morte por sua liberdade!
Quando homenageamos no dia 20 de novembro a Consciência Negra no Brasil, Nos judeus brasileiros precisamos estar presentes e agradecer a esses heróis Negros dos Quilombos que nos deram abrigo e nos protegeram contra a tirania da Inquisição Catolica no Brasil.

No Final da Viagem fiz um pedido pessoal a essa família, que um dia que eu fosse visitar Minas Gerais gostaria de conhecer o Quilombo do Moinho, para agradecer de perto a essa gente Humilde que apesar do tempo, jamais devemos de deixar de reconhecer aqueles Negros do Quilombo que um dia nos ajudaram!!
SHABAT SHALOM!!!

Exibições: 307

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de nelson de oliveira matheus júnio em 19 janeiro 2018 às 14:17

SENSACIONAL A EDICAO QUE ACABO DE RECEBER 

A BREVE E ESPETACULAR MATERIA,SOBRE A PRESENÇA DE "CRISTÃO NOVOS "NOS QUILOMBOS E A INFORMAÇÃO QUE A ESCOLA DE SAMBA PORTELA TRARÁ NO SEU ENREDO UM APANHADO SOBRE OS SEFARADITAS NO BRASIL COLONIA 

CONTENTE POR VER ISSO ACONTECER 

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço