JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Mistério do "Hananei Kavod" Nuvens de Glória de Sucot – Jayme Fucs Bar

"No dia quinze do sétimo mês, ao recolherem o fruto da terra, comemorem uma festa para o Criador por sete dias. O primeiro dia será um dia de descanso, e o oitavo dia, será um dia de descanso… Durante sete dias, habitem em tendas. Cada nativo de Israel deve viver em barracas de palha, Isto é para que as futuras gerações saibam que eu fiz com que os Filhos de Israel vivessem em tendas, quando eu os tirei da terra do Egito. Eu sou Adonai, o seu Deus".
A Torá neste trecho nos apresenta de forma clara a razão de viver durante 7 dias numa sucá , porem a beleza da Torá é que nos deixa muitas perguntas em abertas para pensar e refletir, e uma delas é qual seria o verdadeiro significado dessas cabanas?
Essa pergunta se complica quando logo depois encontramos um termos misterioso na Torá chamado o "Hananei Kavod" (Nuvens de glória).
“Que em sucot eu fiz com que os (Filhos de Israel) vivessem sob Hananei Kavot - Nuvens da glória."
O que Vem a ser essa "Hananei Kavod" Nuvens de Glória?
É comum as interpretações da palavra “sucot” se referindo a simplesmente as cabanas, porem Rashi e Maimondes entenderam essa ideia “sucot” (cabanas) de forma diferente.
Na Opinião de Rashi as "Hananei Kavod" tem um significado espiritual mais profunda da palavra “sucot”, embora de fato Bnei Israel tenham vivido em cabanas , porem a sucá que Deus fez para eles, eram protegida por "Hananei Kavod"
Maimondes explica que o significado literal de sucá (cabana), são Hananei Kavod"! " Um grande escudo de proteção espiritual ao Bnei Israel no deserto."
O Rav Moshe Feinstein nos ajuda mais um pouco ao explicar que a geração de Bnei Israel alcançou um nível espiritual muito elevado durante seus 40 anos no deserto, que esse fato possibilitou o surgimento dos futuros profetas, e que mesmo vivendo em cabanas genuínas eles precisavam dessas "Hananei Kavod" para se elevarem espiritualmente.
Apesar das explicações desses grandes sábios sobre "Hananei Kavod" que rodeava as cabanas de Bnei Israel no deserto durante sua difícil e árdua caminhada em direção a terra prometida é ainda um grande mistério!
Sucot é uma festa que se comemora, na prática, não se necessita fazer grandes rezas, e sim praticar a construção de sua própria sucá familiar ou comunitária.
A sucá deverá ser erguida ao ar livre é constituído de folhagem, onde possamos ver o céu as nuvens e as estrelas, ela devera ser construída pelo trabalho conjunto do grupo, da família ou da comunidade.
O ato da prática de construirmos juntos a sucá e realizar nossas refeições e se possível dormir dentro dela, nos faz lembrar a cada ano a fragilidade dos bens materiais , e a necessidade de uma vida mais modesta, menos individualista, menos consumista e competitiva.
Hananei Kavod" foi o escudo protetor dos Bnei Israel nos seus 40 anos no deserto, foi essa experiência espiritual coletiva que determinou a mudança de sua realidade como seres humanos livres e não mais com escravos no Egito.
Sucot também nos lembra que neste mundo ainda existe milhões de pessoas que vivem em casas frágeis desprotegidas vagando sem uma terra prometida no deserto da pobreza.
O Talmude nos conta que o mandamento da sucá, "Taassé veló min Heassui " O que quer dizer, em hebraico: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você!
Ou melhor, não fique de lado olhando as coisas acontecerem e assuma responsabilidades para poder mudar a realidade de nossas vidas!
Sucot é a Festa do judaísmo pratico, que não se concretizada com pensamentos e palavras, mas sim em atos, onde na construção física material da Sucá com nossas próprias mãos, nos humanizamos e nos elevamos espiritualmente para alcançar as Nuvens de Glória " Hananei Kavod".
Chag Sameach!

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço