JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

ONU marca Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - Radio ONU

Data, 27 de janeiro, lembra a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia; tema deste ano são as “Crianças e o Holocausto”.

Documento de identificação. Imagem: Unesco.

Joyce de Pina, da Rádio ONU em Nova York.

Alunos de todo o mundo vão poder aprender mais sobre as histórias dos sobreviventes do Holocausto com uma nova plataforma online, lançada pelas Nações Unidas. O lançamento coincide com o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, marcado neste 27 de janeiro.

A base de dados foi organizada em parceria com o Instituto Shoa, do diretor de cinema Steven Spielberg. Com o aplicativo, IWitness, poderão ser acessados testemunhos de cerca de mil sobreviventes do genocídio praticado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O projeto também tem o apoio da Universidade do Sul da Califórnia.

Trem

Além dos depoimentos, também podem ser acessados quase 52 mil documentos.

Nesta entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o sobrevivente do campo de Auschwitz, Aleksander Laks, lembrou o dia em que conseguiu escapar das mãos dos nazistas.

“Eu estava no trem, depois da morte do meu pai, que foi assassinado numa latrina. Ele foi assassinado a pauladas e queimado numa pira, e veio uma ordem que nenhum prisioneiro podia cair vivo nas mãos dos aliados. Eu fui levado para ser afogado. No meio do caminho, fomos bombardeados, e entrei na cidade de Immendingen, e lá fui libertado dentro de um trem. Estava morrendo, pesava 28 kg, não enxergava praticamente, não podia andar, mas assim mesmo sobrevivi.”

Comunidades

Para o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Comunicações e Informação Pública, Kiyo Akasaka, “os estudantes vão poder aprender mais sobre o Holocausto e o seu significado histórico hoje em dia. Em breve, eles vão descobrir a relação com as suas vidas e comunidades”.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto marca o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. O tema deste ano são “Crianças e o Holocausto”.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/01/onu-marca-dia-...

Exibições: 177

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço