JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Porque Lemos o Livro de Yona (Jonas) em Yom Kipur ? Jayme Fucs Bar

È de costume em Yom Kippur ler o Livro de Yona (Jonas) , Mais Por que?

Conta a passagem bíblica , que Yona será enviado pelo Criador para ajudar ao povo de Nínive se arrepender e se perdoar. em vez de Yona cumprir essa importante tarefa ele resolve fugir de suas responsabilidades.

...

Claro que a primeira pergunta é por Yona foge do Criador?
A resposta é que Yona não foge do Criador e sim ele foge de si mesmo !

Ninive é um inimigo de Israel, e Yona odeia esse povo, e não deseja a paz com ele, ao revês prefere a morte do que ter que trazer ao povo de Ninive uma mensagem na crenças de um Deus Universal, e se perdoarem entre si.

O que é interessante que essa será a primeira vez que aparece no relato Biblica esse conceito onde o Criador não é um Deus particular de Israel e sim de todas as Nações, Mas para Yona o nosso Profeta, seu Odio a Ninive é algo insuportável dentro de si, algo incontrolável, mais mesmo com todas as dificuldades o Criador vai ajudar a Yona a compreender que é possível perdoa e também ser perdoa-do.

Esse encontro que vai ser determinado pelo Criador entre o povo de Ninive e Israel vai ser supreendente, pois o povo de Ninive irão receber Yona de braços abertos e Yona vai finalmente entender que o verdadeiro perdão não é o que fazemos a Deus e sim um com o outro entre nos seres humanos,

Ler o livro de Yona em Yom Kipur nos ensina que não devemos fugir de nossas nossas responsabilidades humanas perante ao outro, fugir dessas responsabilidades nos leva sempre a marés de tempestades e turbulências, mesmo com essa nossa grande dificuldade de pedir perdão ao outro é importante cumprir esse ato, mesmo sem saber se seremos perdoado .

Essa duvida de ser perdoado ou não é o grande papel do Criador ! Que nos mostra na Historia de Yona como até nos maiores ódios e desumanização que temos um com o outro podemos perdoar e ser pedoado!

Incrivel como a historia de Yona é atual! E como podemos aprender muito com ela ainda em nossos tempos !

Yom Kipur é um dia especial para toda a humanidade pois é o momento que devemos fazer uma reflexão profunda do nosso interior "Hesbon Neshesh" é o momento de saber pedir perdão e talvez ser perdoado.

Perdão meu Pai e Minha Mãe! Por não conseguir dar a atenção necessária que vocês merecem!

Perdão meu Irmão! Por não conseguir ajuda-lo conforme gostaria!

Perdão minha Irmã! Pela distância e o tempo que não nos encontramos em Família!

Perdão meus filhos! Por não poder ser para vocês a mãe que tanto falta em suas vidas!

Perdão a todos do Kibutz Nachshon! Por muitas vezes não conseguir atender suas expectativas ,e ajuda-los a resolver os seus problemas e desejos!

Perdão a minha antiga companheira por te te ferido e te magoado!

Perdão a todos vocês meus queridos amigos e amigas! Perdão Por algo que fiz e não sei!

Exibições: 469

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2019   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço