JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Primeiro de Maio! Uma grande conquista de Todos os trabalhadores. Jayme Fucs Bar

Para muitos talvez não sabem que hoje os direitos que temos como jornada de trabalho de 8 horas, pagamento de horas extras, justiça do trabalho, serviço social, pensão, fundo social, etc... foram conquistas alcançadas durante muitas jornadas de luta da classe trabalhadora.
Então qual é a verdadeira história desse dia 1 de Maio ?
O "Primeiro de Maio" começou em uma manifestação em Toronto, Canadá, em 15 de abril de 1872. A manifestação foi organizada por uma federação de sindicatos em Toronto, exigindo a libertação de 24 trabalhadores detidos que lideraram uma greve para limitar a jornada de trabalho de 9 horas em vez das 12 a 16 horas muito comum nesse periodo da historia.
As greves foram considerados ilegais, eles foram presos. A Federação dos trabalhadores de Toronto aproveitou o evento para organizar uma demonstração em pró de seus legitimos direitos conseguindo assim pela primeira vez na historia uma grande Vitória.
Essa vitoria vai influenciar decisivamente a classe dos trabalhadores dos Estados Unidos da America, que estabeleceu como ultimato o dia 1º de maio de 1886 exigindo que fosse o prazo para que a jornada de trabalho seja reduzida a oito horas, porem a reivindicação dos trabalhadores não foram atendidas até a data estabelecida, e assim eles lançaram uma greve geral.
Em 4 de maio de 1886, na cidade de Chicago, aumentaram as tensões decorrendo uma onda de violência e repressão do estado contra os trabalhadores levando a morte de 60 manifestantes.
Pelo sangue derramado nesse dia , as manifestações começaram a usar a bandeira vermelha que se tornou o símbolo oficial, dos trabalhadores para lembrar o "sangue da classe derramado "
Em comemoração a esses eventos, a Conferência Internacional, dos trabalhadores realizada em Paris em julho de 1889, marcou o dia 1 de maio como o dia dos trabalhadores.
Curiosidade:
Bund - A União Geral de Trabalhadores Judeus na Rússia, Lituânia e Polônia era o partido autônomo socialista da classe operaria dos judeus fundado no Império Russo em 1897. Sua ideologia pedia justiça e igualdade econômica e social e, com ela, direitos políticos para os judeus como indivíduos e como uma minoria nacional . Por volta da Primeira Guerra Mundial, o Bund se dividiu em base geográfica. Além do ramo remanescente na União Soviética, que foi reprimido e colocado na ilegalidade pelo regime comunista liderado por Stalin . Na Polônia, em particular, o Bund era uma força política expressiva , culminando em 100.000 votos nas eleições nacionais de 1928.
A maior parte do Bund foi assassinada no Holocausto pelos nazistas.
Devido a grande imigração judaica o Bund chegou em todas as parte do mundo inclusive no Brasil ,tendo o Bund um papel expressivo na vida comunitária.
Shabat Shalom !!

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço