JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Qual é o verdadeiro milagre de Chanuka? Jayme Fucs Bar

De todas as festas judaicas Chanuka é a mais recente dos nossos festejos, faz parte de um episódio que ocorreu em 160 a.C. , numa série de violentas lutas, guerras e emboscadas que vai durar 7 anos.
Essa revolta eclodiu como resposta aos decretos dos gregos da proibição da prática do judaísmo, e a comemoração de suas festividades e costumes, o templo não só foi saquedo mas também foi trasformado em um templo pagão com a imagem de Zeus dentro dele.
O Interessante é que a forma que comemoramos Chanuka hoje na tradição judaica é bem diferente do que foi comemorado durante o período dos Macabeus até a destruição do segundo templo em 70 D.c.
Sem querer mexer nas crenças que estamos acostumados em nossa atual tradição é importante entender que nas fontes históricas nos libros dos Macabeus que é reforçada nos escritos de Flávio Josefo não se relaciona em nada ao milagre do jarro do óleo de azeite que foi achado e que duraria para acender a Menorah somente um dia e durou oito dias.
A primeira referençia que temos sobre essa tradição do jarro de óleo de Azeite e do milagre se encontra no Sec. II no Talmud da Babilonia.
Essa referência aparece pela primeira vez dessa forma numa Pergunta Curta!
O que é Chanuka?
Assim responde o rabino Shano Rabbanan:
" Os dias de chanuka são oito… Quando os macabeus entraram no templo, e ele foi purificado… eles examinaram e encontraram apenas uma jarra de óleo… não tinha quase nada nela, exceto para acender um dia. Um milagre foi realizado e eles o acenderam por oito dias.”
Então qual é a verdadeira história de Chanuka?
Porque comemoramos 8 dias?
Chanuka que quer dizer (Inauguração do altar) foi renovada por Yeuda Macabeu e seus irmãos e para celebrar esse evento de terem conseguido a reconquista de Jerusalém e do Templo, será ordenado 8 dias de festejo em lembrança a sucot que por proibição dos gregos não pode ser comemorado naquele ano.
Essa é a verdadeira origem de Chanuca a Festa da Reinauguração do templo e a dedicação por oito dias de festejos em homenagem a sucot.
As celebrações de Chanuka descritas aqui são completamente diferentes do que conhecemos hoje em dia. Imaginem que nesse tempo antes do fim da autonomia judaica se celebrava Chanuka sem acender as oito velas e ao contrário seguravam nesse dia as quatro espécies da festa de sucot em suas mãos!
Eu sei ser meio confuso, mas acredite ou não era assim que os macabeus comemoraram esse feriado de Chanuka (reinauguração do altar.), Além disso, não há uma única palavra aqui a respeito do milagre da jarra de óleo e as lamparinas.
Porque os sábios do Talmud da Babilonia criaram essa tradição?
O judaísmo que vai sobreviver depois da destruição do segundo templo estará ligado a linhagem dos Fariseus. Os sábios do Talmud provavelmente criaram essa historia de milagre por motivos teológicos e de certa forma pelo seu grande desprezo pelos saduceus aliados dos macabeus que vão dominar o trabalho de templo até a sua destruição em 70 D.c..
Os nossos sábios serão sérios críticos ao processo de Helenização que vai acontecer com os descendentes dos macabeus que não somente abandonam os , ideais conquistados e sim se tornam parte integral do mundo da cultura Helenista, e o pior no final vão levar a toda a Judeia em uma guerra civil, devido a disputa do poder entre dois irmãos e em consequência a intervenção militar dos romanos e o fim da autonomia judaica na terra de Israel.
O que parece que os sábios judeus sabendo a verdadeira história dos descendentes dos Macabeus estarão fartos dos assuntos de estado ou políticos representado por essa dinastia Macabeia já bastante corrupta e Helenizada que se autodenominavam como Reis de Israel sem pertencerem à casa de Davi.
Outro fato bastante inaceitável pelos nossos sabios, foi que na primeira vez na história judaica os reis Macabeus, vão converter a força ao judaísmo outros povos da região entre eles os Edumeus.
Então, o que é Chanuka?
Talvez a explicação que pode ser oferecida para essa questão, que Chanuka atual foi criado pelos sabios do Talmud na necessidade da nossa sobrevivência de se adptar ao mundo e as mudanças que serão impostas para dar continuidade da existência cultural e religiosa do judaismo na diaspora.
A Necessidade de criar a história do milagre do jarro de óleo e o mandamento de acender as velas será uma reação das novas gerações que tiveram que lidar com a preservação do feriado sem o templo e sem a independência política alcançada pelos Macabeus .
É até possível que por algum tempo a festividade de Chanuka tenha ficado quase esquecido no coração do povo judeu.
Então como resgatar essa tradição sem o Templo?
Após a destruição, os sábios iniciaram um complexo processo de aprofundamento e restruturação da essência de muitos mandamentos judaicos criando tradições, dentro de uma nova realidade que vai nos ajudar a aprender a sobreviver na diáspora, longe do centro religioso, cultural e o espaço nacional que existia antes da sua destruição.
Chanucá, a partir desse momento será uma festividade que fará nos lembrar das ameaças que surgirão , ou talvez um aviso aos desafios que o judaismo terá que enfrentar durante 2000 anos e com isso a necessidade de acreditar em milagres e numa força divina que venha nos salvar .
Assim foi criado o imaginário da jarra de óleo de azeite, nada mais que um um alerta que nos faz recordar a cada ano durante 8 dias que nos momentos mais difíceis sempre haverá uma luz de esperança para iluminar os nossos corações.
O verdadeiro milagre de Chanuka é que a luz do judaismo está viva até os dias de hoje!
Com o movimento sionista e o surgimento do estado de Israel vai ser criado uma nova versão moderna da festividade de Chanuka, vai colocar o milagre da jarra de azeite um pouco de lado e enaltecer o heroísmo, a luta pela liberdade e o restabelecimento da nação judaica.
Curioso , que em todos os Kibutzim em cima do silo o local mais alto do Kibutz tem sempre uma Chanukia, simbolizando a conquista e o restabelicemento do povo judeu na terra de Israel.
Chanuka Sameach!
Fonte:
חג החנוכה: בין הסיפור ההיסטורי לסיפור אגדה ד"ר עידו חברוני
חג החנוכה ונס פך השמן: תלמוד בבלי, מסכת שבת,
ספר מקבים א : מבוא, תרגום ופירוש - מטח

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço