JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Resposta aberta a Konrad sobre sua proposta para uma atitude brasileira perante Israel-Palestina

Quero compartilhar e comentar a ideia que me enviou o Dr. Konrad Yona Riggenmann, que vive na Alemanha.

 

"Numa palestra da ONG alemá "Pax Christi" com um velho casal de pacifistas Israeli eu fiz a proposta, que paises como Brasil guarantirem "bracos abertos" para todo Judeu no caso de perseguicao - para combater o medo louco de que somente o estado de Israel valer como asilo ... Bem, talvez uma proposta louca mesmo..."

 

Konrad, não considero louca, não.

Ao contrário.

Acho, porém, que ela deve ser simétrica: oferecer os mesmos braços abertos (como traduzir isso em formato de projeto de lei é um problema para os legisladores resolverem) para refugiados palestinos. Foi uma resposta que os negociadores da Iniciativa de Genebra encontraram diante da impossibilidade de resolver o "direito de retorno". Isso é uma postura que pode facilitar ao Brasil um papel de protagonista proativo na resolução do conflito.

O simples fato de tratar ambos de forma simétrica seria uma mensagem para a comunidade internacional de que a cada país pode caber uma parte na resolução positiva dos conflitos étnicos, podendo ser precedente para outros conflitos. Acho que o Brasil tem perfil para inovar nessa questão, e terá ao seu lado países do Primeiro Mundo como Austrália, Canadá e outros.

Vou compartilhar essa ideia nas minhas andanças por aí.

 

Um abraço

 

 


Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço