JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Uma Hagadá de 100 mil dólares - Coisas Judaicas

 

Uma Hagadá artesanal de 76 páginas esteve à venda em Bnei Brak por US $ 100.000.  Sete pessoas trabalharam por três anos na Hagadá, que pesa 4,2 kg e é ornamentada com ouro 24 quilates. O artista Yoel Waxberger diz que é uma peça de colecionador . Um comprador na cidade ultra-ortodoxa de Bnei Brak foi aos extremos, comprando a Hagadá pelo valor astronômico de US$ 100.000,00.
A espetacular  hagadá foi produzida por Malchut Waxberger, uma empresa que vende artigos de alta qualidade para a comunidade Judaica haredi. A peça foi escrita à mão e ilustrada por um artista principal e uma equipe de seis pintores em pergaminho real, em um processo que levou mais de três anos. Cada uma das 76 páginas foi trabalhada por horas pelos artistas. Yoel Waxberger, que pintou a Hagadá, afirmou: "As páginas simples levaram seis a sete horas de trabalho, enquanto as mais complicadas levaram 50 horas. Se não tivesse uma equipe trabalhando comigo, teria levado nove anos para terminar. "
A Hagadá foi colocada à venda no ano passado na loja de Brak Bnei, esperando um comprador. Segundo o gerente geral da loja, David Mordar, "Nós sabíamos que alguém iria comprá-lo. Pessoas vêm de todo o país, e até mesmo no Exterior, para vê-la. Fizemos 100 cópias, mas em pergaminho falso, e cada uma vendida por 1.800 shekels [cerca de US$490,00].
A identidade do comprador é segredo, mas a loja disse que ele é o CEO de uma empresa internacional bastante conhecida. "É difícil ver a Hagadá ir embora", disse Waxberger, "Nós trabalhamos nesta criação por tanto tempo. Era um prazer cada vez que eu abria. Mas este comprador era sério. Nós abrimos a Hagadá e ele fez um brinde.” Waxberger disse também que tinha certeza de que a Hagadá não seria deixada em cima da mesa durante o Seder: "É muito perigoso. Tem que ter cuidado para que nenhuma migalha caia em cima dela  e garantir que nenhum vinho seja derramado sobre ela. É mais uma peça de colecionador.. . De qualquer maneira o comprador vai adorar tê-la. "

Exibições: 347

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço