JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

 Quando o ser humano não é considerado em termos puramente biológicos, somos o que lembramos. A memória é fundamental para a pergunta "quem sou eu?" A amnésia total é, de fato, uma perda total de si.

 

De fato, quando queremos nos entender, procuramos em nossa memória o que é mais valioso em nossas vidas.

 

O ato de lembrar não é uma simples reflexão interna, envolve agir de acordo. A memória é altamente seletiva e, consequentemente, o passado que escolhemos lembrar determina não apenas nosso presente, mas também nosso futuro.

 

Em outras palavras, o que um indivíduo procura se tornar determina o que ele se lembra

 

"Não é acidental", escreveu Leo L. Honor, professor do Dropsie College "que tantas das provisões humanas da Torá estão associadas ao refrão:" E você se lembrará de que era escravo na terra do Egito ". O povo judeu não poderia ter sido forçado a amar o estrangeiro, a menos que houvesse um esforço consciente e deliberado para manter viva as memórias de sua significativa experiência passada. "

 

A Torá tem muito mais a dizer sobre o tratamento adequado dos estrangeiros do que sobre qualquer outro conjunto de leis. Como o Talmud aponta, a Torá nos adverte sobre nosso comportamento em relação a um estrangeiro nada menos que trinta e seis vezes! Nenhuma outra Mizvah, nem mesmo os mandamentos para amar a Deus, manter o Shabat, a circuncisão ou abster-se de comer alimentos proibidos são mencionados com tanta frequência.

 

A maneira como a Torá trata o estrangeiro diz algo muito importante sobre o coração de Israel e o Deus que deu essas regras.

 

“"Tome muito cuidado e respeite sua vida, para não esquecer as coisas que seus olhos viram e que elas não desaparecem de sua mente enquanto você vive, ensine-as a seus filhos e aos filhos dos seus filhos.” (Devarim 4: 9)

 

"O discurso de despedida de Moisés, sua última lição", acrescentou o professor L.L. Honra, "pode ​​ser resumido assim: 'Lembre-se do que você experimentou e viverá sua vida nacional em termos da Torá que eu lhe ensinei. Esqueça e você será Kejol-ha-goyim [como qualquer outra pessoa]."

 

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço