JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Emuna ( Fé- Crença ) no Judaismo e o direito de ser diferente - Jayme Fucs Bar


Essa semana em Israel aconteceu dois casos bastante preocupante relacionado ao direito de cada Judeu manifestar sua Emuna de forma diferente!
A Primeira foi a atitude racista, inaceitável e vergonhosa da rabanut Ortodoxa responsável pela Kashrut, da Vinícola Barkai , onde exigiu demitir trabalhadores Judeus de origem Etiópia por não aceitarem os Judeus da Etiopia como " verdadeiros Judeus"
A Segunda foi a atitude da Ministra da Cultura e Esporte de Israel, Miri Regev por negar o direito aos Judeus não ortodoxos de poderem rezar no Muro da Lamentações setor sul ,Homens e Mulheres juntos, usando a expressão que essa decisão seria contraria aos "valores" da tradição judaica.
Eu acompanhando esses acontecimento me pergunto será que essas pessoas tem consciência de como elas são destrutivas ao Judaismo não somente ao de Israel, mais de todo o Mundo?
Será que com tudo que passamos na nossa peculiar História como Judeus, ainda existe Judeus que não aprenderam que o Judaismo é diverso e Plural nas suas formas diferentes de manifestar sua Emuna?
Por isso resolvi escrever um pequeno texto sobre Emuna, talvez ajude a esclarecer que somos todos Judeus mais temos Emunot Diferentes !
Uma vez um amigo me disse " Eu não acredito em Deus" Fiquei curioso e perguntei ! " O que você quer dizer na sua Emuna em não acreditar em Deus ou melhor fale sobre esse Deus que você não acredita Ele meio inibido me respondeu ! " Eu não acredito num Deus sobrenatural ,Um pai que vive no céu , que criou o mundo em 7 dias e que o universo tem somente 5 mil anos anos e tudo que acontece nesse mundo Deus é responsável " Dei uma grande rizada e disse! "Nesse Deus que você descreveu , eu também não acredito!" Mas isso não quer dizer que eu não acredito em Deus! E conclui ! Respeito também todos aqueles que tem uma Emuna em Deus da forma diferente do que eu acredito!!
Emuna é um direito de cada um, e jamais devemos julgar a Emuna do outro, ninguém tem a verdade absoluta, cada um tem o direito de manifestar sua Emuna da forma que desejar mesmo que seja diferente do que você pessoalmente acredita.
O Judaísmo sempre foi muito rico nas suas formas diversas de manifestar sua Emuna! O pluralismo é o que faz o judaísmo ser uma tesouro de riquezas e sabedorias! Se você é Agnóstico, Panteísta, Trascedental ou acredita no Deus Sobrenatural ou mesmo tem a Emuna no Ateísmo, tudo isso é legitimo !
Se você é Ortodoxo, Tradicionalista, Caraita, Reformista, Conservador, Humanista, Recostrucionista, Cabalista, Bnei Moshe , Secular etc... Todas essas correntes são legítimas no Judaísmo e devem ser respeitados.
Na minha Emuna, judaísmo não é somente uma religião é algo muito mais amplo que uma simples religião talvez a melhor forma de definir judaísmo para mim foi ensinado pelo rabino Modechay Kaplan que à definiu como uma civilização !
Não importa o tipo de Emuna você se define, o mais importante no judaísmo é o que você vai fazer em sua vida para si e para o outro, Não tem nenhum sentido somente ter Emuna em Deus se você não tem Emuna também nos seres humanos.
Na minha opinião uma regra básica deve existir para a sobrevivência do judaísmo que é o saber respeitar o direito do "outro" de manifestar sua Emuna, , mais isso exige uma só condição que essa Emuna não se torne nunca uma arma de opressão e exclusão do direito do "outro",ser diferente, de ter o direito de existir.
Eu pessoalmente me defino como judeu Panteísta , Eu acredito no Único e tenho a consciência como bem definiu Maimondes que nós " Seres Humanos estamos além da possibilidade humana de definir o que seja Deus e tudo que possamos definir sobre Deus não passa de simples expeculações humana" .
Eu acredito que tudo que existe nesse Universo é parte da criação do Unico, somos todos parte dessa unicidade e se desejamos , sentir o que venha a ser esse esplendor ,devemos observar que Deus se manifesta na Natureza, e em nossas paixões !
Deus é a perfeição e o equilíbrio , a única coisa desequilibrada na criação do Único, somos nós Seres Humanos que ganhamos o livre arbítrio e usamos muitas vezes de forma incorreta e destruidora a nossa própia espécie .
Vocês não precisam concordar ou discordar de mim, essa é a minha Emuna e a beleza disso é se fosse possível analisar o que cada um de vocês acreditam como Emuna teriamos milhares de formas e expressões diversas e diferentes.
Na minha Emuna , Deus não é responsável pelos problemas da humanidade e do planeta terra . Deus não é responsavel pela fome , misérias e a violência degenerada no mundo, nem mesmo pela destruição ecológica do planeta , nos seres humanos temos a função de ser responsaveis por humanizar nossas vidas e saber valorizar a vida e fazer a vida o "Kodesh Hakodashim" (O sagrado do Sagrado) ! Tudo isso está nas mãos de nós seres humanos e não de Deus.
Existe um conto judaico que nos ajuda a entender esse conceito de Emuna.
Conta que existia uma familia muito pobre que fugiram dos Pogrons na Polonia para a América , e como imigrantes recém chegados, quase não tinham o que comer e rezavam muito pedindo um milagre e de repente ouviram uma batida na porta ao abrir encontraram dezenas de pessoas.
"Quem são vocês?" Perguntou o pai.
"Eu sou a fé, eu a a felicidade , eu a saúde, eu o sucesso, eu o poder" (e assim cada um se apresentou). A familia sem entender nada foi esclarecida num coro único!
"Nós somos os seus desejos!", "Mas, vocês só podem escolher um para entrar em sua casa."
Os membros da familia debatiam o que seria melhor: sucesso ou saúde? Felicidade ou poder? Alegria ou riqueza ?
No final, decidiram ! Sairam para os desejos e disseram : Nós escolhemos a Emuna .
E assim a Emuna entrou na casa , mas ficaram surpresos pois todos os outros desejos entraram junto com ela.
"O que está acontecendo aqui?" O pai ficou espantado. "Vocês disseram que poderia escolher apenas um desejo."
"É verdade que vocês só podeiam escolher um só desejo", explicou a alegria. "Mas onde a Emuna for, nós a seguimos."
Ser Judeu é ter Emunot diferentes ! Você tem o direito de seguir sua Emuna, e ninguém tem o direito de te atrapalhar, e se você seguir sua Emuna , com certeza você terá uma grande chance que seus desejos e sonhos sejam realizados .
Shabat Shalom
* Foto: A Manifestação da Emuna Judaica no Muro das Lamentações no Ano 1900 Imperio Otomano Homens e Mulheres Juntos .

Exibições: 700

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Jayme, excelente artigo, parabens mais uma vez. Muito interessante o conceito de Emuna. A foto mencionada, que eu muito gostaria de ver, parece que nao foi uploaded pois nao aparece.

Forte abraco

Arnaldo

Excelente artigo. Realmente, a riqueza do judaísmo reside na sua pluralidade e diversidade. Aliás, o mundo é assim. Essa diversidade na unidade parece ser o paradigma da criação. Shabat shalom !
Onde posso encontrar uma comunidade judaica em Lisboa Benfica sou descendente de sefaditas
Sem resposta nunca respondem esse site

Ola Adailton,

Ha uma sinagoga sefaradita em Lisboa. Nao sei bem qual e´ a morada, porem ouvi que ela esta´ a crescer muito. Creio que o Jayme Fucs saberia informar melhor os detalhes.

Já encontrei obrigado

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço