O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana
pensar%20o%20conceito%20na%20filosofia%20de%20Martin%20Buber.pdf
Esta dissertação, sobre o Conceito de Relação na Filosofia de Martin Buber, tem como objectivo primordial uma abordagem sobre o sentido da existência humana como coexistência e como caminho de redescoberta do sentido do humano. Nesta dissertação concentramo-nos na problemática do conceito de relação defendido por Buber como o elemento fundamental na busca da identidade humana. Esta reflexão sobre o sentido da existência como coexistência é fundamental para a redescoberta do sentido do outro como alteridade que interpela, cujo encontro se concretiza no diálogo que implica disponibilidade, reciprocidade e responsabilidade.
Buber parte das objectivações do ser humano, critica e dialoga com a tradição filosófica ocidental para apontar um novo sentido para a compreensão da existência humana. A relação eu-tu é a realidade fundante do existir e coexistir humano. O sentido da existência descobre-se no encontro com o outro como alteridade que interpela. O outro já não é um objecto, mas uma evocação de sentido através do qual o eu descobre a sua identidade, onde a reciprocidade se configura como o fundamento da responsabilidade no seu sentido ético.
A nossa abordagem está orientada para o grande debate contemporâneo sobre a
realidade do outro. Isto implica discursar sobre a alteridade, a liberdade, a autonomia, a responsabilidade e a reciprocidade. Esta abordagem pressupõe como condição a própria disponibilidade como abertura à realidade do outro e como evocação de sentido. Com isto o outro mantém a sua alteridade e não é objectivado.
Tags:
© 2025 Criado por Jayme Fucs Bar. Ativado por