JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana


Sobre o "SHABAT DA CRIAÇÃO",ou cantando, dançando, meditando e se emocionando entre seres q. se pretendem melhores.

( para Jayme Fucs, Paulo Blank e Davy Bogomoletz, três de meus irmãos e mestres)

E no princípio...Bem no princípio do todo em sí - já estava lá o todo possível. Após o todo veio o tudo, o tudo é possível. Entre o todo pré existente e o tudo por existir é que reside a possibilidade eterna e constante do Tikun Adam-Tikun Olam( "consertando o homem , consertamos o mundo") - a razão lógica da existência de um Humanismo, idéia que nasce da constatação da imperfeição do homem ou até mesmo da existência do mal no homem.
É a constatação de que o homem é mal(imperfeito) por natureza que justifica o Tikum e o Humanismo. Daí para o Humanismo Judaico é só uma questão idiomática - os homens desde o advento daquela idéia de construir uma torre que os levasse aos céus( melhor teria sido se houvessem pensado em elevar-se...) passaram a falar através de vários códigos, mas nem por isso deixaram de ser um único ser - o humano.
E se ser humano é por essência ser mal(imperfeito), a diferença entre um humano qualquer e um humanista é que o segundo acredita, trabalha e pratica algo que por princípio é contrário à sua essência primordial - a idéia de uma revolução, de uma nova criação- a de um homem e um mundo melhor. E melhor aqui significa verdadeiramente bom. Mas como ser bom se nossa essência é má (imperfeita)por natureza? Aqui é onde reside a sutileza de tudo isso: estamos falando de um conserto-tikun,apenas, não estamos propondo mudar a natureza do humano, mas consertá-la.
Em que consiste tal conserto? Antes de tudo na constatação de qual é a verdadeira essência do que se pretende "consertar" -o homem. Na constatação da existência do mal(imperfeição) e de ser o homem mal(imperfeito) é que se dá a justificativa, a razão lógica de existir do Humanismo.
É da imperfeição e de sua constatação, que pode nascer o verdadeiro bem. Não um bem pefeito, mas um bem humano - imperfeito, assim como está escrito que do caos nasceu todo o equilíbrio reinante na natureza.
Parece, então, que uma das possibilidades seria, que tentássemos novamente construir àquela torre, porém às avessas: sua base estaria "elevada"( como se houvera sido construída sobre o infinito cósmico e celestial, fonte e origem do universo do qual somos parte e origem ( verdade que muitas vezes deixamos adormecida e esquecida...) e seu cume voltado para a Terra, ou outro lugar qualquer onde existam seres humanos ou criaturas com a mesma essência carente de um Tikun.
Sim uma reeinvenção/inversão da Torre de Babel , simbolo da arrogância e daburrice humana. Talvez constatando finalmente, que elevarse não significa necessariamente chegar ao céu e se tornar "um" ou mesmo "o" Deus: nos conformemos em nos elevar em direção à nós mesmos e assim, sim, estaríamos realmente nos igualando ao criador, de duas maneiras: no resgate da relação criador- criatura e na reaquisição do direito de como criaturas parte da criação com poder de criadores, consertar aquilo que nós mesmo ajudamos a criar e que numa tendência muito natural(humana), estamos destruindo - o mundo do qual somos co-criadores e criaturas.
Não sei o que os demais presentes naquela noite mágica do nosso "SHABAT DA CRIAÇÃO"( que aconteceu num 11 de setembro), vislumbraram, mas eu víslumbrei que dá pra pensar em construir tal torre... Alguém se anima?

Elias Salgado

Exibições: 143

Responder esta

Respostas a este tópico

Querido Elias, O Sucesso desse evento "SHABAT DA CRIAÇÃO",aconteceu muito gracas ao seu esforco,compromisso e dedicacao, vc foi e continua sendo uma das pessoas centrais para fazer essas iniciativas e ideias se tornarem realidade.
O Mais importante foi que as pessoas que participaram do do evento sairam com muita vontade de novos encontros.
Todos nos estamos esperando a divulgacao da data da realizacao do proximo KABALAT SHABAT.
Agradecemos de coracao a vc e todos aqueles fizeram desse Shabat um novo espaco para se manifestar esse nosso judaismo,sem dogmas,sem preconceitos "um judaismo para todos" .
UM GRANDE SHANA TOVA! de Muitas e novas realizacoes!
Querido amigo-mestre,
jà estamos trabalhando a continuidade da programação da Comunidade do Judaísmo Humanista(CJH-RJ) e de seu Beit Midrash. Imagino q. eu e Paulo teremos já tudo definido neste domingo.
Assim q. tiver te envio para postagem,ok?
Shaná Tová a vc. e à toda a família Fucs Bar.
Bjs.
Elias

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço