JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Anti-semitismo na Europa hoje


Bila Sorj

Professora titular de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autora de Identidades judaicas no Brasil contemporâneo (Imago, 1997), e co-autora, junto com Guila Flint, de Israel, terra em transe. Democracia ou teocracia? (Civilização Brasileira, 2000)


--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

O termo "anti-semitismo" é utilizado nas manifestações de hostilidade contra os judeus desde a Antiguidade. No entanto, como fenômeno histórico, o anti-semitismo é parte integrante das dinâmicas socioculturais e políticas de cada sociedade. Este artigo enfoca particularmente as especificidades que ele assume hoje na Europa Ocidental.

Palavras-chave: anti-semitismo; identidades comunitárias; anti-sionismo.


--------------------------------------------------------------------------------

SUMMARY

The term "anti-Semitism" is employed in manifestations of hostility against Jews since Antiquity. However, as a historical phenomenon, the anti-Semitism is part of the sociocultural dynamic and politics of each society. This article focuses particularly on its specificities in Western Europe today.

Keywords: anti-Semitism; communitarian identities; anti-Zionism.

Veja o trabalho completo Bila Sorj no arquivo abaixo
--------------------------------------------------------------------------------

Exibições: 57

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Jayminho, brilhante o texto da Bila e mais brilhante ainda a sua iniciativa de posta-lo. Parabéns, por manter elevado de forma contante, o nível do nosso blog, q. cresce em conteúdo e em número de adesões , cada dia mais.
Esta temática, aqui trazida de forma bem esclarecedora e com argumentações super pertinentes e bem embasadas, como´são os trabalhos da Bila, me dá excelentes idéias de organização de ciclos em tornrno destas temáticas. Vou contatar a Bila e ver se ela concorda em q. organizemos no CCMA,em conjunto com outros bons parceiros um ciclo afim em 2010.
Abs.
Elias
Obrigado Grande amigo Elias,
Se Vc puder Vale realmente Convidar a Bila para ser parte tambem de nossa pagina e se ela puder nos contribuir com mais um de seus maravilhosos trabalho, que tenho pessoalmente aprendido muito .
abraco e Sucesso !
Jayme

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço