JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Na ultima vez que fui em Portugal, tive a oportunidade de passar um Kabalat Shabat muito especial na comunidade Ohel Yakov,
Não tinha ideia no que encontraria lá, pois me ensinaram que existia somente uma sinagoga em Lisboa e para minha surpresa descobri essa pequena e especial sinagoga que fica meio escondida no 4 andar de um pequeno prédio no suburbio de Lisboa. O local muito simples ,mas com um acervo judaico um dos mais ricos e importantes existente em Portugal, fiquei impressionado com os varios documentos guardado nesse local, junto com ricas peças e artigos judaicos e o que mais me chamou atenção foi ver os varios Sefrei Tora que existe nessa sinagoga, entre eles um sefer Tora todo queimado que foi tirado as pressas de uma das sinagogas em chamas na noite de cristal na Alemanha Nazista.
E eu estava lá recebendo o Shabat nessa pequeno e magico lugar cheio de historia e mistérios.
Toda cerimônia do Shabat regido por 2 mulheres de origem bnei Anussim, a emoção em mim era grande, e pensava que cada vez que venho a procura das heranças judaica em Portugal fico impressionado com o que encontro e agora o achado dessa perola acolhedora que é a Sinagoga Ohel Yakov .

Não sou uma pessoa religiosa,mas os cânticos do Shabat da sinagoga Ohel Yakov penetraram profundamente na minha alma e me deixaram em estado de plenitude, paz e harmonia.
No final do culto uma das anfitriã de origem bnei anussim nos contou um pouco sobre a historia da comunidade e no final faz uma extranha declaração !

"Somos judeus Sefaradim de Portugal mas o nosso judaismo foi possivel graças aos esquenazim "

Logo entendi que essa era a unica sinagoga de Portugal aberta aos b'nei-anussim e isso foi possivel graças ao trabalho feito pelo movimento progressista que tornou de forma oficial em 2016 a comunidade Ohel Yakov
como parte integral do movimento European Union For Progressive Judaism (EUPJ) , tendo como orientação a Rabina Alona Lisitsa.

A comunidade de Ohel Yakov foi fundado em 1934 por judeus Esquenazim que fugiram da Europa nazista para Portugal , e muitos bnei anussim ajudaram esses imigrantes na absorção e adaptação na chegada a esse
novo pais , e muitos assim que puderam abandonaram Portugal a procura de tempos melhores principalmente na América.

Entre os muitos refugiados que passaram por Portugal na fuga da besta Nazista estava o Rabino Menachem Mendel Schneerson, que mais tarde viria a ser o famoso Rebbe de Lubavith.

Pouco se sabe sobre a estadia do Rebbe em Portugal o que sabemos que partiu de Lisboa em 12 de Junho 1941 no navio Serpa Pinto para Nova Iorque.
Nos acervo do Rebbe existem notas para uma palestra, escritas durante a estadia em Portugal, sobre um texto bastante obscuro, tirado do tratado de Sanhedrim do Talmud, sobre a vinda de Messias: "O filho de David só virá quando procurarão um peixe para os doentes e nenhum será encontrado."

A Sinagoga Ohel Jacob (“Tenda de Jacob”) , desempenha hoje um papel especial de abertura e tolerância para todos os judeus de Portugal , em especial na integração dos judeus bnei Anussim ao seu direito legitimo ao retorno a vida nas comunidades judaica.
Shabat Shalom!!

Exibições: 202

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço