JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

O Poço secreto de Torres de Vedra
Jayme Fucs Bar
Em Belmonte tem um grande consultor imobiliário que se tornou um grande amigo, é difícil alguém em Belmonte não conhecer o Antônio Carlos, a questão não que ele é o maior corretor imobiliário da região com vários prêmios.
O que me impressiona é o seu idealismo, que vai além de fazer um bom negócio e sim trazer investidores para região, e em consequência disso, restaurar as aldeias com muitas de suas casas totalmente abandonadas, mas Antônio Carlos como ele mesmo diz: “tenho sangue dos judeus”, isso sem dúvida demonstra ser ele um apaixonado pela história dos judeus de Portugal e por ele estar em todos os cantos, sempre quando acha algo curioso, me convida para ir junto a ver de perto suas descobertas da presença judaica em Portugal.
Dessa vez me convidou para visitar a antiga judiaria em Torres Vedras para ver um poço e escutar a história de um morador, e a descoberta do lugar pelo seu pai já falecido. Viajamos 250 km para chegar a esse lugar, e apesar da longa viagem com Antônio Carlos o tempo passa rápido, pois o que não falta é conversa. Assim, chegamos a Torres Vedras onde fica a casa, na antiga Rua da judiaria, hoje Rua dos celeiros de Santa Maria, o imóvel fica colado a uma antiga igreja hoje fechada e sem uso.
Logo que chegamos um senhor já estava a nossa espera, e entusiasmado para contar a história de seu pai que, quando foi fazer obras na parte do térreo da casa o chão desabou, e viu que tinha umas escadas que levava a uma “pia de batismo” em outras palavras, uma “Mikve” judaica e ao lado se encontrava um poço que abastecia a água para a Mikve. Com medo de que as autoridades pudesse tomar seu patrimônio, enterrou tudo, mas, por sorte guardou o poço exposto dentro da casa, onde numa recente avaliação arqueológica constatou-se ser do século XIV.
De Fato temos fortes evidencias histórica da presença Judaica em Torre de Vedras onde, as informações mais remotas são constam ser de meados do século XIII em que existia uma importante e prospera comunidade que foi florescendo, eram grandes proprietários rurais que se destacava por importantes mercadores, médico, mestres dos ofícios mecânicos e um comércio com nomes de destaque como os cobradores de impostos Antão Toledão (1435), e Judas Lexorda (1469), e o mestre Josepe (1442), considerado um dos mais importantes cirurgiões da época e os Guedelha, que tinham um elevado estatuto na Corte portuguesa, sendo Joseph ben Guedelha Franco um “sofer”, escriva judeu que produziu muitos manuscritos hebraicos, como “Sêfer Torá”, mas essa riqueza se perdeu com a Inquisição.
A Casa do Poço fica exatamente dentro desse antigo bairro da antiga judiaria, onde temos escritos que provam a existência de uma sinagoga já em 1322 que ficava na atual Rua dos Celeiros de Santa Maria, sabemos também que em 1381 viviam em Torre de Vedras 25 famílias judaicas, cerca de 10% da população da antiga Vila.
Em Portugal, o judaísmo vai deixar de existir por um decreto real em 1496, e a conversão forçada será parte da estratégia da inquisição ao exterminar em Portugal, mas apesar de já ter se passado 500 anos, as marcas da presença judaica são nítidas até hoje e a prova disso são essas constantes descobertas entre elas a casa do poço de Torre de Vedras.
Como sempre me diz o Antônio Carlos: “não sou judeu, mas sou apaixonado pelo judaísmo”.
Antônio Carlos você não é judeu e nem foi criado como Judeu, mas com certeza como muitas pessoas em Portugal, tem alma Judaica!
Obrigado amigo por nos oferecer através de seu trabalho mais uma valiosa ajuda para o resgate da herança judaica portuguesa.

Exibições: 68

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço