JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Nucleo Judaismo Humanista RJ

Informação

Nucleo Judaismo Humanista RJ

Nucleo do JH Rio de Janeiro realiza Encontros mensais para estudos judaico, Kabalat Shabat , ciclo da vida Judaico, Ações políticas,sócias e ecológicas.

Local: Rio de Janeiro
Membros: 47
Última atividade: 19 Ago, 2022

Fórum de discussão

Lista de Site e ONG ligados ao Judaismo Humanista No Mundo

Iniciado por Jayme Fucs Bar 18 Ago, 2022. 0 Respostas

ARGENTINA Centro Comunitario Max Nordau Buenos Aires Email: eliasr@netverk.com.ar Colegio Tarbut Rosales 3019…Continuar

Porque a Ciência está tão perto com o Judaísmo - Dr. Mariano Gustavo Zalis , PhD R&D Director Laboratorio Progenética

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de Cesar Arevalo. - Benaiah Cabral 15 Nov, 2017. 2 Respostas

A mãe judia chega para o filho e diz, Depois de tudo que fiz por você o mínimo que pode fazer é me dar um prêmio Nobel. E ai que começamos com esta importante pergunta Por que temos tantos judeus…Continuar

ENCONTRO JH NO RJ

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de VALERIA LIMA DE ALMEIDA 7 Set, 2012. 4 Respostas

Chaverim e Chaverot ShalomEstarei por 3 semanas no BrasilGostaria que nessa oportunidade realizar um encontropara nos conhecer, e reencontrar aqueles que conheço.Será no Domingo dia 11 de Novembro…Continuar

DIA 10 mais um Shabat do grupo JH Rio

Iniciado por Jayme Fucs Bar. Última resposta de Uildicler E Silva 28 Jun, 2012. 4 Respostas

 DIA 10 mais um Shabat do grupo JH  Rio AmigosEstaremos celebrando mais um Shabat do grupo do Rio, com a leitura da Parasha da semana, seguido de um bate-papo. O nosso primeiro Shabat neste formato…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Nucleo Judaismo Humanista RJ para adicionar comentários!

Comentário de Thomas Bekhor em 15 setembro 2021 às 15:59

Evento super interessante nesse domingo! Link do Facebook: https://www.facebook.com/events/1144587309401708

Comentário de Lucas Levison Almeida G em 19 janeiro 2020 às 18:58
O grupo ainda está ativo?
Comentário de Aldemir Motta Borges Junior em 15 dezembro 2012 às 9:32

Chag Sameach Hanuka,

Bom dia, Jayme,

Estive assistindo no Youtube a sua reportagem ao Ronaldo achei espetacular ele falando sobre Israel, muito bonito gostei bastante e comentei lá na Sinagoga Pnei `Or 

Comentário de Uildicler E Silva em 9 junho 2012 às 20:09

Boa noite Jayme!

 Se entendi bem, vai ser num sábado?

  Shalom.

Comentário de Jayme Fucs Bar em 9 junho 2012 às 5:32

Aos Chaverim do Grupo Judaismo Humanista RJ,

Vamos prestigiar o nosso Melamed Paulo Blank em sua Palestra

Enquanto o Messias não vem: Um Olhar judaico sobre a História

 Dia 16 de Junho na ECO UFRJ -  

Local: Sala Vianinha, ECO/UFRJ (Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha - Rio de Janeiro/RJ)

Horário: 9h às 13h

 

Comentário de Rufino Maria Filho em 9 fevereiro 2011 às 0:33

Onde é o local de encontros do núcleo JH?

Shalom uBracha!

Comentário de zaqueu da silva siqueira em 7 fevereiro 2011 às 18:54
Olá gostaria de saber se existe aqui no rio de janeiro , algum espaço fisico para encontros?Se seim onde fica ?
Comentário de Uildicler E Silva em 8 janeiro 2011 às 23:56

Boa noite!

Gostaria de agradecer a oportunidade de estar compartilhando com esse grupo e estar aprendendo mais com os chaverim a respeito dos tópicos do nosso modo de vida judaico.

Shalom.

Nahun.

Comentário de Jayme Fucs Bar em 13 outubro 2010 às 3:28
Shabat Bereshit - Recomeçando Pelo Começo
Há Simhá BA Torah

Queridos amigos e amigas,
Nossa reunião-diálogo no encontro do shabat simchah batorah foi muito boa. Experimentamos pela primeira vez a parceria B-T Blank-Tolmasquim. Nossa aventura começou uma semana antes ao nos descobrirmos e resolvermos que valia o esforço e o evento. Tudo transcorreu de forma harmoniosa, combinado passo a passo e com muito carinho como seria esse encontro com o judaísmo que queremos, com vocês e com o texto da Torah.
Imediatamente, como acontece toda vez que lidamos com as idéias e a realidade, nos deparamos com limitações e fomos transpondo cada uma delas. Primeiro o local, depois o número de pessoas que, como convite aberto que era, fugia ao nosso controle; depois infra-estrutura. Enfim, cada detalhe foi pensado para que culminasse no belo encontro- estudo.
Como estamos todos e todas juntas nessa jornada dos buscadores, compartilho com vocês a metodologia que usamos, que obviamente precisa ser aplicada, melhorada, implementada, avaliada e até mesmo descartada se for o caso. No entanto, acho que serve como um guia dos buscadores e por esse motivo esforço-me em sistematizá-la.
Nossa tradição nos brinda com uma estrutura prévia fantástica. Boa parte dela foi exaustivamente pensada, elaborada e reelaborada ao longo de nove séculos por Chaza”l, chachamenu zichronam livrachá – nossos sábios/as de amada memória. Ela une tempo, espaço, sabedoria e agir no mundo. Diz-nos ainda algo muito curioso ao afirmar que o mundo é dividido em quatro reinos, animal, vegetal, mineral e humano. Reino do qual fazemos parte e, nesse contexto, também o judaísmo que estamos praticando.
Iniciamos a noite organizando uma bolha retroativa no tempo (possível em nossa tradição) regressando assim ao feriado imediatamente anterior – simchat torah. Uma vez estando no túnel do tempo de simchat torah, começamos nosso ritual-reencontro. Meditação com a ferramenta nigun (mantra judaico) – tivemos a ajuda da yoguine Estelita, depois recebimento dos anjos dos portais e do shabat, então o nigun de Lechá Dodi para recepção da kalá-noiva/ shabat. Trouxemos a espiritualidade ao acender as velas de shabat com todas as mulheres/meninas presentes. Abrimos espaço para o novo ao abençoar meninos e meninas e reafirmar nosso compromisso com a educação e fomos brindados com o kidush belamente entoado por Joseph e a brachá do pão/sustento feita por Salgado segundo a tradição aprendida no Marrocos e transmitida e preservada por várias gerações até chegar a nós.
Assim, completamente no espírito do chag e de shabat fomos para o estudo em si. Contavamos com vários estudiosos e até mesmo scholars entre nós – o que só aumentou nossa responsabilidade. Ainda dentro da tradição nos debruçamos sobre o texto que lemos no primeiro shabat do ano depois das festas “Bereshit”. Combinamos que assim como no cheder respeitaríamos a limitação de 3 pssukim por estudo. O texto foi lido e cantilado em hebraico (Joseph), depois em grego (Alessandra), depois em português (Adriana). Então seguimos com o estudo com uma reflexão de Blank-Tolmasquim. O estudo durou uma hora e foi amplamente participativo com reflexões valiosíssimas e kushiot-perguntas dos presentes.
A parte final foi um jantar feito por Silvana-Paulo e Rita – Patricia e Neuza. A sobremesa foi trazida pelos participantes bem como os nishnushim anteriores ao jantar e parte da bebida.
Empolgados, combinamos nossa próxima imersão no túnel do tempo judaico na casa de Marita e Ivo.
No fim da noite eu, Paulo, Silvana e Alfredo fizemos uma pequena avaliação do encontro.
Comentários e sugestões são bem vindos.
Um grande abraço a todos e todas. Shavua Tov
Patricia Tolmasquim
Comentário de Elias Salgado em 4 outubro 2010 às 8:54
Certamente haverão outros encontros, tão bons ou mais quanto foi o nosso do último dia 01 de outubro - Shabat Bereshit. Mas igual jamais! Digo isso não para deixer tristes os q. não puderam ir, e sim para incentivá-los a não perder o próximo( ainda sem data e tema - assim q. houver a luz de uma nova idéía/iniciativa, todos seremos avisados. Esta é a maneira, tão nossa(democrática, light?) q. se fazem as coisas por aqui e é isso exatamente que tanto me agrada...
Sobre minhas impressões pessoais do encontrp, se quiserem, podem ler no meu artigo " AO ENCONTRO DE UM LUGAR, EM BUSCA DA FELICIDADE".
Shavua Tov a todos.
Elias
 

Membros (47)

 
 
 

© 2025   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço