JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Shmini (Levítico 9-11)
BOA TARDE! Imagine a cena - um rapaz olha atentamente para os olhos de uma bela jovem e com grande sentimento diz: "Eu te amo!" A moça responde: "Você me ama?

Como podemos definir o amor? Na cultura do mundo moderno, amor é uma boa aparência. É um corpo "sarado". É uma finaceira elevada. Uma "gorda" conta bancária.
Se você está na mídia você é amado. Se você têm status você é amado. Se você sai nas colunas das revistas e jornais, você é amado. Mas, se você "perde a pose", cai na sargeta, você é um fracassado. Não é ninguém. É um largado.
Se ficar doente e tiver muita "grana", é bajulado. Até perder o último centavo e ficar "desgraçado". Aí, todos te abandonam. E você fica desalmado.
Esse amor mesquinho e vulgar é uma ilusão. Enquanto você têm; têm todos a sua volta. Quando você está sem; está sem os amigos que têm.
Os únicos que sobram, que ficam e permanecem. Teu pai e tua mãe.
As vezes confundimos amor com paixão.
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: "Ela é perfeita" ou "Ele é perfeito"?
Quando as pessoas dizem, "O amor é cego" eles realmente querem dizer que "A paixão é cega." Ao contrário, o amor verdadeiro têm os olhos completamente abertos - você vê a realidade, o bom e mau, e você escolhe se concentrar no que a pessoa têm de bom e identificar a pessoa com suas virtudes. Mas, ela vai continuar tendo os seus defeitos. Não vai sair como um passe de mágicas.
Acreditamos na idéia grega que o Cupido vem e atira uma flecha e duas pessoas caem ficam ardendo de amor. Se isso funcionasse, então não haveria uma grande taxa de elevada divórcio.
O que a Torá nos ensinam a respeito do amor? O amor não é apenas uma emoção, é uma obrigação. O Todo-Poderoso nos ordena na Torá, "Amarás o teu próximo como a ti mesmo ..." (Levítico 19:18). E ... se o Todo-Poderoso nos ordena, então deve ser possível!
Como é possível amar a todos? Muitas pessoas amam a humanidade, eles simplesmente odeiam os indivíduos. Primeiro, temos de perceber que o amor não é realmente apenas uma emoção, esporádica fugaz, é uma obrigação e uma questão de escolha.
Porque que você está com fulano? Porque eu gosto dele. Mas ele não têm nada de especial, muito pelo contrário. Mas eu escolhi gostar dele ou (dela) e ponto final.
A palavra hebraica para o amor é "Ahava". A raiz da palavra é "HAV", que significa "dar". Ao dar aos outros e fazendo para os outros que aumentem o nosso amor por eles. Quem ama mais outro - o pai ou o filho? Os pais amam seus filhos mais porque eles deram muito mais para seus filhos. Quer amar alguém? Pense em algo que você pode fazer para ajudá-los.
Porque que uma mãe ama tanto o seu filho, independentemente daquilo que seu filho seja? Porque no parto ela dou-se por ele. Dou-se em que? Dou-se em alimentá-lo; dou-se em carregá-lo; dou-se em sofrer as mudanças da sua gestação; dou-se em dor para trazê-lo ao mundo.
Amar, não significa fazê-lo escravo; nem subjulgá-lo a teus caprichos; nem colocá-lo numa "rédia" de cabresto para fazer somente a sua vontade.
Muitas pessoas dizem que amam. Mas discriminam. Formam pré-conceitos, simplesmente porque a outra não faz parte do seu circulo de amizades. Esas mesmas não querem ser discriminadas; mas, discriminam o outro. Não lhe dando a chance de provar que no fundo, no fundo, somos todos iguais. Todos fazemos a mesma coisa. Independentemente da cultura, posição social ou religião.
A Torá ensina uma só receita para amar. Escolha. D'us, o Eterno, nos ama. sendo nós bons ou más. Acontece que no final da vida, receberemos a nossa recompensa. D'us nos dará um ticum (conserto) porque Ele, continua nos amando e não nos quer sentenciar a nossa existência, ou seja, a extinção da nossa alma.
O que nos faz diferente uma das outras? O conceito que nos carregamos dentro de nós. Não importa se somos asiáticos, americanos, africanos ou europeus. São os conceitos que formam a nossa cultura, a nossa vida social, e a nossa religião.
A Torá foi dada a todos. Mas só um povo à recebeu. Porque? Porque só esse povo se submeteu as regras que a Torá determina para um bom viver. Porque Ela vem do Criador.
Então amar é está em consonância com a Torá. Ahavat Israel.
O que vemos aí é uma hipocresia. Pessoas fingindo que amam e odiando ao mesmo tempo.
Shalom.
Uildicler.

Exibições: 572

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço