JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

As Sociedades Alternativas que mais gostei.

A Economia Solidária
• Economia Solidária é uma forma de produção e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não no capital. A base da Economia Solidária é associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de seus propios bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade à melhoria da qualidade da vida de todos os associados.
•A Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, que envolve a dimensão social, educacional ,a econômica, a política, a ecológica e a cultural. A Economia Solidária , alem da visão econômica de geração de trabalho e renda, a Economia Solidária se projetam no espaço comunitario amplo tendo com perspectiva a construção de uma comunidade socialmente justa e sustentável.
• O Estado e as organizações multilaterais de governança devem ser agentes subsidiários do desenvolvimento autogerido dessas Economia Solidária Nesse sentido, cabe ao Estado construir políticas públicas e firmar um marco legal para a pratica dessa Economia Solidária
Nas palavras do economista Paul Singer (1932 -).
"Ė um jeito bem diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todas/os e no seu próprio bem. Dessa forma, a economia Solidária é uma prática social regida pelos valores da autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo.

A Rede de Colaboração Solidária
A Rede de Colaboração Solidária integra grupos de consumidores, de produtores e de prestadores de serviço em uma mesma organização. Todos se propõem a praticar o consumo solidário, isto é, comprar produtos e serviços da própria Rede para garantir trabalho e renda aos seus membros e para preservar o meio ambiente. Por outro lado, uma parte do excedente obtido pelos produtores e prestadores de serviços com a venda de seus produtos e serviços na rede é reinvestido na própria rede para gerar mais cooperativas, grupos de produção e microempresas, a fim de criar novos postos de trabalho e aumentar a oferta solidária de produtos e serviços. Isso permite incrementar o consumo de todos, ao mesmo tempo em que diminui volume e o número de itens que a rede ainda compra no mercado capitalista, evitando com isso que a riqueza produzida na Rede seja acumulada pelos capitalistas. O objetivo da Rede é produzir tudo o que as pessoas necessitam para realizar o bem viver de cada um.

Grupo de auto-ajuda (ajuda-mutua)
Grupo de Auto Ajuda e um termo que descreve a cooperação reciproca e o trabalho de equipe no plano social, politico e econômico, e sobretudo um intercambio reciproco e voluntário de troca e doação de recursos principalmente ligado as habilidades profissionais e de serviço que pode beneficiar ambas partes.
Os grupos de auto-ajuda tem se multiplicado enormemente nos últimos anos também são chamado de "movimento de valorização da pessoa", eles estão geralmente organizados pelos próprios indivíduos, são grupos independentes das estrutura do estado, eles procuram com a força do grupo solucionar problemas e assumindo responsabilidades comum. As pessoas compartilham os seus problemas, um ao outro, onde os relacionamentos e interações entre as pessoas do grupo se dão em sentido horizontal., sempre nos grupos de Auto Ajuda existe expectativa de quem recebe ajuda devera retribuir com ajuda aos próprios membros. Existe estruturas de Auto Ajuda, onde profissionais atuam como orientadores, delegando gradativamente essa orientação aos participantes do grupo e atuando finalmente como consultores quando solicitados.

O centro social
Essa e uma instituição Social, que tem como base prestar serviços sociais, educacionais e culturais a toda comunidade, geralmente o centro social, funciona nas periferias urbanas e atende geralmente as camadas mais pobres da cidade. Em Israel existe o MATNASIM , são centros sociais, e esportivo com uma diversidade ampla para todas as idades, serve de espaço de referência ao cidadão para as suas necessidades sociais, culturais e educacionais, recebem muitos dos serviços de graça ou compram esses serviços com o mínimo de custo.
Geralmente oa Centros Sociais, oferecem serviços como: movimentos juvenis, grupos desportivos, centro de estudos, centros culturais, biblioteca, cursos de teatro, dança, arte, atividade para terceira idade, passeios, excursões etc., muitos dos trabalhos são realizados por voluntários, mais tem uma estrutura burocrática rígida administrada por profissionais.
Muitas vezes os Centros sociais estão ligado a municipalidade oficial, dependendo de verbas do estado ou de filantropia, poucos Centros Sociais consegue se manter autônomo e independente, muitos desses Centros Sociais, apesar de prestar um importante serviço ao publico carente, ele esta muitas vezes ameaçado de continuidade de funcionamento devido a dependência das inquietudes politicas das verbas das instituições governamentais, e uma tendência de desprivatização. Hoje existe uma nova tendência de grupos e ONGs de criar Centros Sociais independente organizado e administrado pela ONG ou mesmo a população do Bairro, de forma de sobreviver das ameaças de cortes e fechamento.
Centros Sociais também podem ter uma característica menor com serviços fixos de assistência social ou cultural como: abrigo para crianças de rua, Bar popular, Comedor publica, um pequeno ginásio esportivo, salão de dança, galeria de arte, teatro popular. Existe também centros sociais de capacitação profissional, onde fora o ensino profissional serve uma merenda diária durante o curso, incluindo pequenas atividades sociais ao grupo.
O Ideal de um centro Social e não ter uma filiação religiosa, ou política, ele não descrimina ele inclui, sua atividade tem como objetivo atingir as necessidades básica quem a necessita.

Consumo responsável
Significa uma ação antes de mais nada individual e consciente de consumir algo que seja feito de forma ética. Geralmente, sem agredir ou explorar seres humanos, animais ou ao meio ambiente. Consumo responsável consciente tem como proposta de ação também em realizar boicotes morais as firmas e empresas que não estão enquadradas num comportamento ética social e ecológica, isso quer dizer não compras e negociar com firmas e produtos impróprios ao bem-estar dos seres humanos. Importante neste conceito de Consumo responsável, e que o consumidor saia da apatia, compreendendo o efeito de sua compra, de seu consumo isto é, que cada consumo e a cada compra de produtos tem efeitos imediatos aos seres vivos e o meio ambiente, onde o consumidor devera ter claro a procedência de seu produto desta extração até seu eventual ponto de distribuição. Existe varias OGSs que criaram critérios de consumo e de compra de produtos, definido a uma combinação de padrões fixos, e informações específicas dos produtos e serviços, tornando fácil a cooperação entre compradores e vendedores para uma escolha ética. Isto é, algo como um comércio justo, que pode atualmente ter um objetivo significativo ao menos se pessoas e suas instituições tem definido metas integras em sua área de atuação. Esse conceito de Consumo responsável não e somente um ato de consumir ajustando as satisfações de nossas necessidades e um ato político, uma manifestação individual que pode se tornar um grande movimento de pressão para conservar o meio ambiente e os direitos sociais dos trabalhadores e das crianças. Muitas ONGs que atuam neste setor de Consumo responsável, acreditam que somente com uma consciência individual e coletiva de mudança de hábito de consumo, poderá trazer pressões econômicas diretamente no bolso das empresas e produtores, pressionando-as a mudar de comportamento adequando os seus produtos as regras sociais e do meio ambiente.

Obs.: Dentre estas, a que mais gostei, foi a Ecomonia Solidária. Parabéns! Vamos colocar em prática quando?

Uildicler.

Exibições: 21

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço