JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

EUA - Mezuzá na porta não pode - ou será multado!

Um jornal local publicou que a administração de um condomínio em Connecticut notificou uma moradora judia para que removesse um símbolo judaico, uma mezuzá (um pequeno pergaminho enrolado dentro de um tubinho) colocado no batente da sua porta, ou então terá que pagar multa de 50 dólares por dia. A mulher declarou que me sinto intimidada (= bullied) e muito triste

Barbara Cadranel de 60 anos disse que se sente agredida pelo incidente. "Estou sendo maltratada e muito triste" declarou ao Hartford Courant. "isto mudou toda a minha vida aqui".

Após o incidente, Cadranel, uma artista internacionalmente aclamada que toca o cravo (espineta), entrou em contato com o Escritório Regional da Liga Anti-Difamação (Anti-Defamation League - ADL) em Connecticut, dizendo que tinha sido comunicada pela Associação de Condomínios da Califórnia para remover a sua mezuzá, e caso não retirasse seria multada em US$ 50 por dia.

Gary Jones que é diretor regional da ADL disse à Fox News que litígios entre condôminos e associações de condomínios por causa de mezuzás "são muito raros". "A obrigação de colocar uma mezuzá na soleira ou batente da porta é mencionada na Bíblia”.

Cadranel, que por causa de seus concertos viaja com freqüência, "até então não tinha um lugar permanente para chamar de sua casa", disse Jones. "Pela primeira vez em muito tempo ela tem um lugar para chamar de lar" acrescentou, "por isso é muito desconcertante para ela que haja este problema".

"Não é uma escolha decorativa, ou uma escolha que qualquer associação de condomínio possa dizer que uma mezuzá não pode ser colocada no lado da porta. Basicamente, eles estão dizendo para a pessoa judia que ele ou ela não é bem-vindo lá" ele disse.

Jones ressaltou que esta ação da associação de condomínio violava a Lei Federal sobre Moradias. Alguns estados, observou ele, até mesmo legislam leis especiais que protegem os moradores judeus para colocarem mezuzot em suas portas. E o contrato assinado por Cadranel permite que os condôminos coloquem símbolos cristãos, como cruzes ou decorações de Natal nas portas, porém proíbe a exibição de símbolos, como mezuzot.

Em resposta a Cadranel o advogado da associação disse que Cadranel estava ciente dos estatutos quando comprou o apartamento, relatou o jornal.

"O estatuto proíbe expressamente os proprietários das unidades de pendurar ou expor qualquer coisa nas janelas ou paredes externas de qualquer edifício, e também proíbe a afixação de qualquer sinal colocado nas paredes exteriores ... sem o prévio consentimento da diretoria da associação" o advogado retrucou.

Fonte: Jornal Rua Judaica.

Obs.: Isso é um absurdo. Esse estatuto devia ser cassado. Cadê a liberdade de a pessoa expressar a sua fé? Ainda mais que muita gente não sabe que peça é essa. Pensam que é algo realmente decorativo. Será que a não colocação de objetos em seus portais é uma NORMA para todos? O que nesse estatuto devia estar expresso em uma de suas cláusulas é que: "qualquer avaria que a pessoa fizer por conta de colocação de objetos em paredes ou portais qe venham danificar a estética da estrutura, terá que ser reparada. E, após o término do seu contrato, antes de mudar-se, será feita uma vistoria no imóvel, e, constatada alguma(s) avaria(s), deverá ser reparada, sob pena de ser multada ou processada"
Uildicler.
Isto sim, que entendo ser justo. Não, o impedimento de fixar uma mezuzá.

Exibições: 701

Responder esta

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço