JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Herzl viveu somente 8 anos depois da publicação do Estado Judeu em 1895, que foi um impacto no mundo judaico.

Criar um estado judeu depois de 2000 anos renovou as esperanças das massas judaica na europa de pogrom e anti-semitismo , porem foi para muitos judeus considerado uma idéia de lunático, e muitos o chamou " vidente louco" Julio Vernes dos Judeus".

Herzl nunca abriu mão de seu sonho, Acreditou que seus sonhos se tornariam realidade e revolucionaria o destino do povo judeu.

Ele acreditava que as conseqüências para os judeus na europa seriam em um futuro próximo terríveis e a única forma de solucionar a questão judaica seria criar um lar nacional para o povo judeu na terra de seus ancestrais na terra de Israel.

Nesta sua grande necessidade de transformar esse seu sonho em realidade, ele vai escrever uma pequena novela Altneuland em 1902, dois anos antes de sua morte. Nesta Novela ele descreve o seu sonho e utopia em visão profética de como será esse estado judeu.

Incrível que parte de suas previsões se realizaram!

Quando Herzl morreu em 1904 muitos do movimento sionista o chamou de "Filho da casa do Rei Davi", " O Profeta" Uma forma moderna da época de dizer ,que o messias estava presente entre nos, e que veio a terra para nos deixar uma mensagem de esperança.

Sem duvida que a esperança,o sonho e a Utopia de Herzl se tornou uma realidade.
Se Theodor Herzl tivesse vivido nos tempos bíblicos provavelmente iriam o considerar um grande profeta.

Veja abaixo um pequeno resumo das 13 profecias de Theodor Herzl.


1. Será finalizado por completo o êxodo dos judeus da Europa.
2. O estado de Israel será um estado Florido com ajuda da tecnologia.
3. Será implantados métodos de irrigação e Israel será um pais prospero e Moderno.
4. Será uma sociedade nova progressista baseado nos esforços cooperativistas.
5. Será uma mistura de estado liberal com um socialismo cooperativista.
6. A terra de Israel não pertencera ao indivíduo, será propriedade de todo o povo judeu.
7. As fabricas serão um modelo de modernidade.
8. As mulheres serão totalmente Emancipadas.
9. A educação será gratuita, todos deverão ter direito a educação e saúde.
10. Os criminosos não serão castiçados serão reeducados.
11. Haverá separação entre religião e o estado.
12. Haverá liberdade de consciência e tolerância será uma grande democracia.
13. O problema árabe deverá ser solucionado sem dificuldades com ajuda do diálogo.

Exibições: 325

Respostas a este tópico

.

Meu caro Jayme.

A sociedade israelense moldada pela ideologia sionista de raízes do romantismo austríaco de Herzl de que terra e língua próprias é o que basta para criar uma nação judaica, a repudiar a Diáspora como condição humana indigna, acabou gerando uma grave contradição interna do povo judeu. Os ideólogos sionistas, com a exceção de Bradeis, juiz da Corte Suprema dos EUA, ao jogarem fora à riqueza cultural de uma vivência de quase dois mil anos sem-Estado do povo judeu, para forjarem o "judeu ano-zero" na Terra Santa, criaram uma sociedade israelense arrogante, soberba, voltada sobre o próprio umbigo com forte viés de isolamento, a começar do rude afastamento da maioria do povo judeu, declarando guerra de extinção das línguas da "Golá",  "idish" e "ladino" na Palestina Britânica, a pretexto fútil de que era necessário uma língua  geral para o Estado que estavam a construir. Sim, fútil, por que paises como a Suíça pode ser nação perfeita, falando quatro línguas diferentes.

Assim, inquestionavelmente, a doutrina sionista criou um ethos-aquilo que é característico e predominante nas atitudes e sentimentos dos indivíduos de um povo, grupo ou comunidade, e que marca suas realizações ou manifestações culturais, bem diferentes do ethos da Diáspora, essencialmente democrático ávido dos avanços sociais ocorrido na Emancipação pos-Revolução-Francesa- 1789, direitos sociais, direitos humanos, principalmente para a mulher, respeito pelo direito de autodeterminação dos povos, o que daria a Israel uma configuração diametralmente oposta do que é em nossos dias. Uma pesquisa feita na FDI sobre o que  o soldado israelense pensa ser o "bom judeu" a grande maioria conceituou como o individuo que reside em Israel, fala hebraico, e serve o exercito...Conceito paupérrimo, bem diferente da Diáspora, em marcha forçada para se transformar Israel num pais teocrático, estilo talibânico, inteiramente dominado pela segmento ortodoxo do pais (Chefia do Rabinato).

 

Para suprir a evidencia dos efeitos nocivos de um país sem direitos civis para seus habitantes, como a falta fundamental do casamento civil,   carência de uma Constituição prometida na Declaração da Independencia de 14 de maio de 1948 pedra de toque inicial de todos os Estados democráticos do mundo, o discurso israelense passou a ser uma patriotada vazia, e bem demagógica. Perdoe-me Jayme- é o que a sua ocorre no seu texto, sem numa reflexão critica da postura ideológica Herzl. .Vejamos: o que vc diz e a realidade dos fatos:

"Sem duvida que a esperança, o sonho e a Utopia de Herzl se tornaram uma realidade.
Se Theodor Herzl tivesse vivido nos tempos bíblicos provavelmente iriam o considerar um grande profeta.

Veja abaixo um pequeno resumo das 13 profecias de Theodor Herzl.


1. Será finalizado por completo o êxodo dos judeus da Europa.

Ora Jayme, o completo êxodo dos judeus da Europa é um mito desqualificante da Diáspora alimentado pela doutrina sionista. Nenhum Estado moderno, democrático desdenha a sua diáspora, como faz Israel. Muito pelo contrário, cultiva laços de solidariedade mútua, a tal ponto que a Itália, estimula os italianos e descendentes residentes no exterior, a participarem da vida da patria-mãe, inclusive participando das eleições do pais. A justificativa deste abertura, impensável em Israel, é de que se existem cidadãos italianos residindo fora do território italiano, é porque o Estado não lhes propiciou as devidas condições dignas de se fixarem na pátria mãe. Ou seja, a sociedade italiana reconhece que os emigrantes não tiveram culpa alguma pela situação na qual se encontram, convocando-os a participar (inclusive com parlamentares!) da vida nacional, num diálogo livre, fraterno, amistoso de iguais. Já o isralense que está no exterior não tem acesso às eleições de seu pais. Tem que regressar à terra israelense para exercitar o seu direito a voto. É o mito romântico do altíssimo valor da geografia na doutrina nacional israelense. Quanto atraso!

2. O estado de Israel será um estado Florido com ajuda da tecnologia.
3. Será implantado método de irrigação e Israel será um pais prospero e Moderno.
4. Será uma sociedade nova progressista baseado nos esforços cooperativistas.
5. Será uma mistura de estado liberal com um socialismo cooperativista.
6. A terra de Israel não pertencera ao indivíduo, será propriedade de todo o povo judeu.
7. As fabricas serão um modelo de modernidade.
8. As mulheres serão totalmente Emancipadas.

Ora Jayme convenhamos que é um enorme exagero falar em mulheres totalmente emancipadas em Israel, quando ele é submetido a guante do rabinato ortodoxo, para o qual é um ser inferior, não podendo ser ouvida quando canta, não tendo liberdade para pedir o divórcio, é presa no Kotel por carregar a Tora, procedimento corriqueiro na sua congregação nos EUA, mas estritamente proibida exatamente no lugar mais sagrado da religião judaica, é discriminada ao tirar fotos ao lado do homem, mesmo quando se trata de retrato oficial do Gabinete israelense. Em suma,  comparação com a Diáspora ocidental, a mulher judia em Israel é um inferior, muito longe de ser emancipada.

9. A educação será gratuita, todos deverão ter direito a educação e saúdeOra Jaime, a educação após 63 anos de existência do Estado não é gratuita, sendo uma das reivindicações dos recentes movimentos de protesto...Ou seja, não corresponde à realidade dos fatos. .
10. Os criminosos não serão castigados serão reeducados.
11. Haverá separação entre religião e o estado.

Ora Jayme é bem sabido que a divisão retrograda- por religião- da sociedade israelense- originária no sistema islâmico medieval do império turco-otomano- é o absoluto no Israel "moderno" de hoje.  A vida social dos judeus israelenses, desde o nascimento a definir se as crianças podem ser judia, ou não, passando pelo casamento e divórcio , que só pode ser realizado em terras israelenses por rabinos ortodoxos, obrigando judeus conservadores, reformistas, progressistas, agnósticos, ateus a se deslocarem a Chipre para se casarem, evidencia claramente que não há separação entre a religião e Estado como "profetizou” Herzl...Separação que é essencial para o reconhecimento de um país como Estado democrático moderno...

12. Haverá liberdade de consciência e tolerância será uma grande democracia.

Ora Jayme as recentes leis discriminatórias à oposição ao governo, as violentas manifestações por parte dos adeptos do governo Natanyahu que tacham de "traidores" todos os que o criticam, demonstrando uma extrema intolerância, mostra claramente que Israel está caminhando para um Estado teocrático, antidemocrático, radicalmente intolerante ..

13. O problema árabe deverá ser solucionado sem dificuldades com ajuda do diálogo"

Como se constata Jayme, as profecias essenciais para a democracia vigorar em Israel estão longe, muito longe, de se concretizarem tendo em vida a estrutura social e política do país.

Tem saída? Tendo em vista o domínio ortodoxo em Israel, a população israelense que almeja em sua grande maioria um Estado democrático está tendo enormes dificuldades para impedir a marcha do pais para um Estado Teocrático ortodoxo, em aliança com setores autocráticos do pais, como o Likud....

Para vencer esse óbice, a maioria povo judeu da Diáspora deve se unir numa luta comum com segmentos democra'ticos do povo israelense, numa frente unica interna e internacional para repor Israel no caminho de um Estado livre, democrático, onde vige todos os direitos da mulher, do homem. e dos povos. Não vai ser fácil mudar esse cenário. Mas o diálogo entre setores democráticos e da Diáspora está se tornando uma urgente necessidade

Mas se não o conseguirmos, não é preciso ser profeta para enxergar o futuro catastrófico do povo judeu, uma parte em Israel autocrático em agressivo confronto com a Diáspora democrática. Estamos dispostos a pagar esse preço?

Shalom

Marx Golgher.

 

Estimado Marx,

 Agradeco a voce por essa  importante discussão !

As grandes Profecias não são as realizadas, mais são as que mostram a grande necessidade de ser realizar!

Entendo as suas magoas e as explosões emocionais sobre a realidade de Israel ! mais de certa forma existe hoje uma certa hipocrisia judaica sobre esse pequeno estado turbulento. Aqui em Israel chamamos  "Israel descartável "  de um lado "Israel eh um grande desastre ! do outro um refugio necessário para os momentos difíceis"! ( refugiados Judeus)

Vale você analisar de forma mais profunda esses todos seus importantes argumentos ,para não cairmos num sectarismo que tudo em Israel e uma grande catástrofe. Tem ainda coisas muito boas aqui num pais de somente  63 anos! 
Concordo que Israel esta realmente muito longe do seu e também do meu sonho, mais não torne esse pais "descartável".

Mais vamos falar de Hertzl ,essa figura emancipada filho de mãe não judia e de Pai banqueiro  totalmente integrado a sociedade Européia ! O que o mais  importante eh entender que ele  escreve a sua Novela em 1902, que esta totalmente dentro de um contexto e necessidade de sua época, essa eh a forma que ele ve e analisa a realidade judaica Européia e o mais importante eh que ele como muitos vão  procurar uma resposta para a "Questão Judaica"!

Importante analisar que ele não eh o Único a fazer isso ! Pois essa eh a grande discussão do seu tempo.

 Kalisher no seu "Drishat Sion",Moshe Hess em "Roma a Jerusalem" e Pinske ,na sua "Auto emancipação" também vão procurar uma resposta  sobre a questão Judaica na europa, logicamente  também as previsões proféticas do Bund como o Fim do Capitalismo e o sonho de um mundo socialista que resolveria o problema da questão judaica também tera um impacto na vida judaica, que vai desabar com as conseqüências que teve o Stalinismo. Ate mesmo o Grande Trotsky procurou também essa resposta na sua "Revolução Permanente" como forma de criar uma sociedade humana sem estado e fronteiras, e talvez o grande movimento sem lideres e pensadores que teve a maior repercussão no povo judeu nesta época foi a profecia de meus avos, exatamente como outros milhares de Judeus de escapulir da europa a  procura das respostas nas americas para resolver essa Tal  questão judaica.

Ishaiau Libovitz que chegou em Israel da Alemanha nos anos 20 disse " Na europa os Pessimistas sobreviveram os Otimistas morreram".

Gostando ou não esse tal Theodor Hertzl um "Judeu assimilado" que não falava Ídiche e pouco conhecia da cultura judaica  que com certeza teria uma grandes dificuldades de ser reconhecido como judeu hoje em Israel, Vai fazer uma  revolução na vida judaica mundial, e o que mais me impressiona não eh se suas profecias foram ou não  realizadas,mais o que ele nos mostra,no que deseja que  devera ser esse estado judeu!

Saiba que as profecias  dos profetas nos tempos biblicos,  tinha muito mais a importância de mostrar aos "reis e aos poderosos" o que eh certo e correto, o que eh moral o que eh ético, mais que suas propias realizações Profeticas.

Um grande abraco!

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço