JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Montjuic (Montjuïc em idioma catalão|catalão]]) é um bairro e uma montanha de Barcelona.

Etimología

Vista de Montjuic

A atribución tradicional da etimología de Montjuic é a de "Monte dos judeus", supostamente do catalão medieval, motivada pela existência, confirmada pelos documentos e a arqueologia, de um cemitério judeu na montanha. Igualmente contempla-se a possibilidade de que este topónimo vinga da forma latina Mons Iovis, isto é, Monte de Júpiter, nome mencionado por Pomponio Mela em sua obra Corografia:

«Inde ad Tarraconem parva sunt oppida Blande, Iluro, Baetulo, Barcino, Subur, Tolobi; parva flumina Baetulo, iuxta Iovis montem Rubricatum in Barcinonis litore, inter Subur et Tolobin Maius.»

Traduzir-se-ia como: "Desde aqui até Tarraco encontram-se as populações de Blande, Iluro, Baetulo, Barcino, Subur, Tolobi; os pequenos rios Baetulo, o Rubricatus, ao custado do Monte de Júpiter, na costa de Barcino, e o Maius, entre Subur e Tolobi.

Geografia

       Latitud: 41º 22' N

       Longitude: 002º 10'

História

[[Arquivo:BNE.Barcelona.Montjuic.Bombardeio.1842.detalhe.jpg|thumb|Bombardeio de Barcelona [[1842[["

Encontraram-se os restos de um povoado ibério do século III a. C. e século II a. C.

Sempre tem sido um lugar estratégico desde o qual defender a cidade pelo que desde a antigüedad tem tido uma fortaleza em sua cume. Em 1751 construiu-se o actual castelo, obra de Juan Martín Cermeño, que durante a Guerra da Independência Espanhola foi ocupado pelos franceses.

Ao igual que tem sido um ponto estratégico para a defesa da cidade, o foi para a manter baixo controle, junto com a fortaleza do Ciutadella no outro extremo da cidade. No ano 1843 bombardeou-se a cidade desde o castelo para pôr fim à rebelião da jamancia o que destruiu ou dañó 460 edifícios.

O castelo também tem sido utilizado numerosas vezes como prisão para presos políticos até os tempos da ditadura de Franco, e lugar onde posteriormente eram fuzilados e enterrados no cemitério do lado sul-oeste da montanha. Durante o século XIX e XX fuzilaram-se vário anarquistas (entre eles o pedagogo Francisco Ferrer e Guarda) e em 1940 a Lluís Companys presidente da Generalidad de Cataluña.

Com motivo da Exposição Internacional de Barcelona de 1929, completou-se a urbanización de algumas áreas da montanha. Desenhando-se como o espaço central da mesma, motivo pelo qual construir-se-iam os diferentes pavilhões que se alçam pelas saias da montanha e a ambos lados do passeio que o conduz desde a Praça de Espanha, no Bairro de Sants-Montjuïc, e desde onde se podem desfrutar umas grandes vistas.

Em 1969, 1971, 1973 e 1975 disputou-se o Grande Prêmio de Espanha de Fórmula 1]] no Circuito de Montjuïc, que era um traçado urbano, mas devido a um acidente que custo a vida a dois espectadores no ano 1975 a FIA decidiu que Montjuïc era um lugar perigoso para disputar um grande prêmio de Fórmula 1.

Com data 15 de março de 2007, a Direcção Geral de Património da Generalidad de Cataluña, de conformidade à Llei do Patrimoni Cultural Català (Lei 9/1993, de 30 de setembro, do património cultural catalão), declarou uma zona de Montjuïc Bem Cultural de Interesse Nacional (BCIN), pela existência do cemitério judeu medieval de Barcelona, considerado o maior da Europa]] de sua época. [1], [2]

Cemitério Judeu Medieval

O cemitério judeu de Montjuïc Localiza-se em um pequeno campo localizado na vertente norte-oriental da montanha de Montjuïc, a uns 100 m sobre o nível do mar, desde onde se dominava toda a cidade medieval de Barcelona, em cujo interior se localizava a judería (conhecida como o Call). As primeiras notícias escritas que temos sobre a necrópolis judia de Barcelona datam do século XI (1091), quando o Conde Ramón Berenguer restituiu umas vinhas na Canonja da Santa Creu e Santa Eulàlia de Barcelona, localizadas em Montjuïc (Monte judáico) e que limitavam ao este por umas antigas sepulturas judias (veteres iudorum sepulturas). Esta necrópolis perduró até o fim da judería no ano 1391, momento no que sofre seu devastación e o saque das lápidas funerarias. Já desde o século XVII se têm referências históricas do conhecimento da localização, bastante precisa, do cemitério judeu. Não foi até 1898, devido à construção de umas baterías de defesa costera em pleno recinto do cemitério, quando se teve constancia da primeira actuação arqueológica efectuada dentro do recinto, de maneira mais ou menos controlada. Este facto permitiu confirmar que a necrópolis se estendia a ambos lados do caminho que conduzia ao castelo de Montjuïc, e que se corresponde com a actual estrada do Castillo. Os trabalhos de excavación arqueológica dos anos 1945 e 2001 têm permitido documentar uma parte da necrópolis com mais de 700 tumbas. A partir da tipología sepulcral (características da fosa, sua orientação, a posição dos corpos) e da relação espacial entre as sepulturas pode-se estabelecer uma cronología da necrópolis que vai do século IX ao XIV.

Desta necrópolis existe um importante conjunto epigráfico com mais de 74 unidades, recolhidas nas Séries Hebraica da Monumenta Paleographica Medii Aevi fica. Dentro deste conjunto deve-se acrescentar uma nova lápida epigráfica de um carácter excepcional localizada in situ durante a intervenção arqueológica de 2001.

Trata-se, por suas características, do conjunto maior, mais significativo e mais representativo da memória e a cultura da comunidade judia durante a época medieval no âmbito de Cataluña e, muito provavelmente, do Mediterráneo ocidental.[3]

Actualidade

Na actualidade, encontra-se intimamente relacionada com o desporto, devido à grande quantidade de instalações desportivas que acolhe.

Museu Nacional de Arte de Cataluña

Torre de telecomunicações

Na saia deste monte encontram-se as instalações olímpicas que acolheram os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, como o Estádio Olímpico Lluis Companys (junto ao qual se encontra o Museu da Fundació Barcelona Olímpica), o Palau Sant Jordi desenhado pelo arquitecto japonês Arata Isozaki, a Piscina de Saltos e as Piscinas Picornell, e o antigo Palácio dos Desportos da rua Lleida, agora reconvertido o o Barcelona Teatre Musical, que acolhe espectáculos teatrais e musicais. A oferta de instalações desportivas completam-na o estádio de atletismo Joan Serrahima, e o as instalações do Instituto Nacional de Educação Física de Cataluña (INEF Cataluña).

Em Montjuïc encontram-se também lugares de interesse turístico como o Poble Espanyol, um recinto construído para a exposição de 1929 e que recolhe ruas, praças e lugares característicos de toda Espanha, tal e como se pode apreciar em sua entrada as Torres de Ávila, ou um típico pátio andaluz, com suas ruas cheias de flores, além de estar povoado de restaurante]]s, bares, e lugares de lazer e espectáculo, ademais a Torre de telecomunicações de Montjuïc desenhado por Santiago Calatrava. Antigamente também acolheu o popular Parque Atrações de Montjuïc, agora reconvertido em parque público: Jardins Joan Brossa.

A montanha é sede também de importantes instituições culturais, bem como o foi de numerosos eventos desportivos como o grande prêmio de Espanha de Formula 1 (1969,1971,1973 e 1975) ou as importantes "24 Hores Motociclistes de Monjuïc". Além do mencionado "Barcelona Teatre Musical", encontram-se aqui também o Teatre Lliure, o Mercat de lhes Flors, o Teatre Grec, a Fundação Joan Olhou Museu Joan Olhou, o Museu CaixaFòrum, o Museu Nacional d'Art de Cataluña (MNAC), o Museu etnológico de Barcelona/Museu etnològic de Barcelona, bem como o Jardim Botánico Histórico, que dispõe de uma colecção única de cactus, e o novo Jardim Botánico de Barcelona especializado na flora das zonas mediterráneas do mundo.

Na Avenida María Cristina, entrada principal à montanha de Montjuic desde a Praça de Espanha, encontram-se os pavilhões da Fira Barcelona, construídos com motivo da Exposição Universal de 1929, e que organiza alguns dos salões, mostras e exposições mais importantes de Espanha. Em frente aos pavilhões da Fira encontram-se as famosas Fontes de Montjuïc, que durante as sextas-feiras, sábados e domingos mostram um espectáculo único no mundo de luz, música e cor.

Vista da Exposição Universal de 1929 desde a praça de Espanha

Por último, é também um lugar ideal para o descanso e o passeio, devido às grandes extensões de jardim|jardins]], e as espectaculares vistas que oferece da cidade de Barcelona. Desde o ano 2006 recuperaram-se grande parte das escadas ornamentales e espaços originais da montanha durante a Exposição Internacional de 1929. Também se tem remodelado o antigo teleférico para poder subir até a cume da montanha e desde o castelo ver uma das mais impressionantes vistas de Barcelona.

Ficheiro:Fuentesss.jpg

As Fontes de Montjuïc

Praticamente a totalidade da ladera sul da montanha de Montjuic ocupa o Cemitério de Montjuic (Cementiri de Montjuïc em catalão), que foi inaugurado em 1883.

Como chegar

Na montanha de Montjuïc destacam especialmente os diferentes meios de transporte turístico existentes para aceder à mesma desde a cidade, ou bem para se deslocar por sua extensa superfície. Transportes originais como o Funicular de Montjuïc, que comunica a montanha com o bairro do Poble-sec, o já mencionado e remodelado Teleférico de Montjuïc que percorre a parte superior da montanha, ou o Transbordador aéreo de Barcelona que a comunica com o Porto de Barcelona.

( PÁGINA DA WIKIPEDIA)

Exibições: 833

Respostas a este tópico

Benvigut, paseo,paseo! caro Marcelo, postagem interessantíssima.

Eu,particulatmente, tenho um apreço especial por Berceló,cidade onde vivi por um ano nos 70. Foi uma experiência ímpar. Finalzinho da ditadira franquista, participei do movimento anarquista que liderava as manifestações públicas pela volta da ditadura. Yenho boas lembranças daqueles tempos.

Que bom que os ventos democráticos permitiram, ao menos vialegal,, todo um trabalho de resgate e que os judeus da cidade ede Espanha,possam hoje, protegidos peka lei respirar com mais tranquilidade em terras deSefarad, apesar de que em visita saudosa a Barcelona em 1996, um florista no calçadãp do antigo porto ( Berceloneta), ao saber que eu sou judeu, afirmou:

"... ahora,los politicos están tratando a ustedes judíos con demasiadocariño..."

 

Chazal Ubaruch

Elias

 

Este ano AMAZÔNIA JUDAICA e UNIVERSO SEFADARI estão organizando uma excursão Raízes em Sefarad ( Portugal e Espanha) , para junho- você e a turma do JH-Curitiba não se animan? 

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço