JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Ibn Yahya O Cavaleiro Negro - Jayme Fucs Bar



Quando visitei Portugal pela última vez e estava passeando pelas lindas muralhas da aldeia de Óbidos, um de seus moradores me contou sobre um pequeno e esquecido lugar bem proximo de Obidos de nome "Aldeia dos Negros"
Esse nome me chamou atenção principalmente pelo morador me dizer que era a aldeia dos judeus "Negros" e isso aumentou ainda mais a minha curiosidade e fui a procura de informações e vejam o que descobri.
Muitos anos antes da inquisição no principio do seculo XII vai surgir na historia de Portugal um dos heróis de sua independência de 1139 o Judeu Ibn Yahya Ben Rabbi homem de confiança de D. Afonso Henrique que foi o seu fiel conselheiro e chefe das finanças.
Ibn Yahya Ben Rabbi também tinha o apelido de Yahya "o Negro", por ter sua pele muito morena pois sua origem era dos judeus da antiga babilônia, não se sabe muito as causas porque vai abandonar os muçulmanos para prestar seus serviços e fidelidade a D. Afonso Henrique.
Se sabe que Yahya dominava vários idiomas entre eles o árabe e isso vai servir de grande ajuda aos portugueses, Yahya vai ter um papel fundamental na independência de Portugal não só como estrategista político e sim vai ajudar a financiar as forças de D.Afonso Henrique na luta contra os Mouros ,por seus serviços vai ser nomeado para o cargo de chefe das finanças, e por reconhecimento de sua fidelidade e bravura será aclamado com titulo de Dom Yahya atribuindo lhe terras e o brasão
de "Senhor da Aldeia dos Negros " e seu filho Ben rabbi Ibn Yahya será o primeiro rabino Mor de Portugal.
Portugal antes da inquisição por ironia era um país diferente de toda Europa onde os judeus tinham muitos direitos e regalias inclusive o poder de ser donos de terra e até título de fidalgo.
Durante 4 gerações a família e os descendentes de Ibn Yahya terão um grande papel na vida de Portugal, até que Portugal seja dominado pelo fanatismo e a ganância religiosa, a bestialidade da inquisição não só vai acabar com o judaísmo portugues mas em consequência vai levar essa grande nação a ficar por muitos séculos adormecida na sua própria escuridão.
Conta que o bispo de Lisboa foi reclamar com o rei D.Jose e ao sábio Marques de Pombal,porque os cristãos novos não usavam um chapéu amarelo para ser identificados.
O Marques de Pombal foi num quarto e trouxe 3 chapéus. O Bispo indignado perguntou
"Para quem são esses 3 chapéus?
Marques de Pombal respondeu
" um para mim outro para você e o outro para o rei D.Jose"
"Como assim? Exclamou o bispo.
Marques de Pombal sorriu e disse:
"Quem em Portugal não tem sangue de Judeu"
SHABAT SHALOM!

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Arnaldo Rotenberg em 11 maio 2018 às 19:10

Muito interessante Jayme.

Como complemento, segue link do wikipedia sobre o assunto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A-dos-Negros

© 2018   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço