JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Diário de Guerra 16 -Hodna X cessar-fogo – Jayme Fucs bar

Hodna X cessar-fogo – Jayme Fucs bar
Eu nasci no Brasil, no Rio de Janeiro. Cheguei em Israel com 24 anos. As grandes dificuldades de um novo imigrante em Israel não são somente aprender um novo idioma, conseguir trabalho e criar uma nova vida. A dificuldade maior é você viver num país ocidental e ter que entender os códigos, os valores culturais e religiosos dos países árabes muçulmanos e, mais especificamente, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Nessa convivência, você rapidamente entende que esses códigos e valores são muitíssimos diferentes do que você viveu na América Latina ou na cultura ocidental.
No mundo árabe muçulmano os códigos são outros, as expressões e as intenções têm diferentes significados e valores. Se você não compreende isso, você não pode entender nada do que se passa por aqui. Essa é a grande dificuldade de todos, quando analisam ou acham que entendem o conflito no Oriente Médio e, particularmente, esta situação entre Israel e Palestina. Exemplo é a atual questão sobre do cessar-fogo na faixa de Gaza.
Cessar-fogo para nós ocidentais é a paralisação de um conflito, no qual cada lado concorda com o outro em suspender as operações de guerra, de forma provisória (um acordo comum que tem o mesmo peso para os dois lados).
O Hamas não entende cessar fogo dentro dos valores ou termologias ocidentais. Eles somente compreendem o que está de acordo com a tradição islâmica.
O nome dado por eles para uma parada na guerra chama-se HODNA.
Diz que somente em certas condições estão autorizados a declarar a cessação das hostilidades (uma espécie de cessar-fogo). Isso ocorre, quando a guerra corre mal para eles ou quando se avalia que o inimigo tem mais poder ou capacidade do que eles e, se continuar lutando, o inimigo vencerá a guerra, aí sim poderá fazer a HODNA.
O objetivo do HODNA é reorganizar-se para a continuação da luta e fortalecer a capacidade dos combatentes. A HODNA é limitada no tempo (10 anos) e é permitido violá-lo se o inimigo estiver enfraquecido.
O fim da HODNA pode ser anunciado, sem negociação com o outro lado. Portanto, o HODNA não é um acordo prático de trégua entre as duas partes em conflito, uma vez que o significado do HODNA não é um acordo de cessar-fogo coordenado entre os dois lados. Ela é uma cessação das hostilidades para que, no caso o Hamas, possa se reorganizar de forma unilateral, com a retomada de hostilidades depois.
Vejam como funcionou durante todos esses últimos 15 anos as 4 tentativas de cessar fogo já ocorridos no conflito entre Israel e a Hamas. Observem que todos esses "cessar-fogo" foram rompidos pelo Hamas exatamente dentro da definição que não é o cessar-fogo ocidental e sim a HODNA.
• A Operação Chumbo Fundido (27 de dezembro de 2008 - 18 de janeiro de 2009)
A operação terminou após 22 dias de combates, terminou com um “cessar-fogo” (HODNA)
• A Operação Amud Anan (14 de novembro de 2012 - 21 de novembro de 2012).
A operação terminou uma semana depois com o anúncio de um “cessar-fogo”. (HODNA)
• Operação Tzuk Eitan (8 de julho de 2014 - 26 de agosto de 2014)
Uma operação militar contra o Hamas em Gaza que começou com lançamento de foguetes e três meninos israelenses foram sequestrados e assassinados. Terminou com "cessar-fogo” (HODNA)
• Operação Shomer Homot (10 de maio de 2021 – 21 de maio de 2021)
Uma operação militar, que começou no Dia de Jerusalém, após as organizações terroristas da Hamas começarem a disparar foguetes em direção à área de Jerusalém e arredores de Gaza. Terminou com um "cessar-fogo" (HODNA)
• 07 de outubro 2023, às 6:30 da manhã, 3000 terroristas do Hamas rompem o "cessar-fogo", invadem Israel e fazem atrocidades nas comunidades vizinhas da faixa de Gaza. Foram assassinadas 1400 pessoas, em sua maioria civis. Duzentos e quarenta e quatro (244) pessoas foram raptadas: entre elas crianças, bebês, idosos mulheres e homens. Israel entra em guerra (Charavot Barzel) e, depois de 30 dias de Guerra, o Hamas pede um novo "cessar-Fogo" (HODNA)
A forma que a Hamas - Estado Islâmico entende o mundo é totalmente diferente dos nossos valores e conceitos, ocidentais na verdade, não é uma questão de idiomas diferentes, mas de visões de mundo completamente antagônicos.
Se quisermos entender o que seja o Hamas - Estado Islâmico, temos que ler e estudar o que está escrito na sua plataforma ideológica e a forma que eles interpretam o Alcorão.
Um exemplo claro é que, para eles, o termo "cessar-fogo", dentro dos direitos internacionais, armistício ou o que for decidido pelo conselho de segurança da ONU, não tem nenhum significado. Para o Hamas o que vale é a sua interpretação do que está escrito no Alcorão que é a HODNA, e não cessar-fogo.

Exibições: 115

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

Comentário de Marcos Moraes em 12 dezembro 2023 às 12:09

Hodna - Tregua para guerra. Excelente. 
Jaime o que vc pode falar da Taqiya? Mentir para expandir? 

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço