JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

SINTONIA SEMANAL – Que Lugar a História nos Reserva? De 07 a 13 de Out-2013

Qual o sentido da vida? Que estamos fazendo aqui? Tenho alguma utilidade nesta terra? O que me reservará o futuro? A morte encerra a minha existência? Enfim, por que me faço tais indagações? Pode ser até que alguém não faça tais perguntas, mas a grande maioria gostaria de vê-las devidamente respondidas, para obtermos uma relativa segurança sobre a nossa existência no futuro.

Surge a Ciência e a filosofia, que através das suas pontuações, ao invés de trazer certo alento, atiça ainda mais o desejo de conhecermos o que está além da imaginação. A Religião como expressão cultural dos povos vem de milênios, e falhou, pois aquelas indagações continuam agora em um mundo comandado pela tecnologia da informação.

O Relato das escrituras antigas faz referencia a personagens que tiveram um lugar de destaque na história, quando a humanidade dele mais precisava. Faço referencia a Avraham, quando o Criador o revelou que destruiria Sodoma e Gomorra, ele dialogou com o Eterno, e ponderou: e se existisse pelo menos dez justos as cidades não seriam destruídas?

Outro justo Moshe Rabenu, Moisés o grande mestre. No monte Sinai recebia as dez palavras para entregá-las ao povo, enquanto na planície o nosso povo se envolvia com a idolatria do bezerro de ouro. O Criador falou prá Moshe, que iria destruir o povo, e faria dele, de Moises, um povo. O líder hebreu não titubeou, não teve dúvidas, retrucou ao Eterno: “Ou tu perdoas este povo, ou tira o meu nome do livro. Que livro? da Torá.

Noach, Noé passou também pela experiência do Criador mandá-lo construir uma arca, pois o mundo de então seria destruído. Noach cumpriu o dever de casa veio o dilúvio e somente sua família, e animais, sobreviveram à catástrofe. Não há registros de que aquele justo recorreu ao Criador por alguém. A idéia aqui não exercer julgamentos, mas afirmar que as nossas tomadas de posição, ficam registradas na história, ou não? Shalom.

By Moréh Altamiro de Paiva

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de JUDAISMO HUMANISTA para adicionar comentários!

Entrar em JUDAISMO HUMANISTA

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço