JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

A democracia necessita HUMANISTA PLURALISMO - Por Yaakov Malkin

A democracia necessita HUMANISTA PLURALISMO
Por Yaakov Malkin


Pluralismo Humanista repudia o relativismo que nega os princípios do humanismo e da democracia. Homens e mulheres não nascemos humanos, mas crescer em sua humanidade no contexto de uma cultura nacional. Eles também podem ser desumanizado, pelo nacionalismo e racismo ... Como pluralismo humanista é incompatível com o relativismo que justifica todas as ideologias.

Humanidade e desumanização
Somente homens e mulheres têm o potencial de uma rica humanidade ou para a desumanidade dos matadouros nazista e acampamento Gulag-guardas. Outros animais só percebem o potencial genético de suas espécies. Nas palavras de um dos fundadores do humanismo renascentista europeu, Pico della Mirandola:
O homem possui a dignidade que deriva da capacidade de escolha lhe dado. Em cada ser da Criação não é uma semente que determina as suas qualidades, só pode ser homem como um animal em sua instintividade, como um anjo na sua sabedoria, como uma planta verde em sua indiferença, e como Deus, em sua visão sobre o universo e si mesmo, e no stainlessness de sua conduta. (1486)

Humanismo leva em todas as visões de mundo que fazem o crescimento do ser humano na humanidade o seu valor supremo, a norma suprema pela qual qualquer postulado, comportamento, ou regime é julgada e espesso. Pluralismo e da democracia são as qualidades de uma sociedade e cultura que incentivar e fortalecer este crescimento de homens e mulheres na sua humanidade - como eles aprendem as formas de sua sociedade e cultura, mantendo uma apreciação crítica e independente de ambos.

O relativismo, que diz que todas as partes para um debate são igualmente direito, incluindo as partes que negam outras partes o direito de expressar seus pontos de vista ou de igualdade de direitos, este relativismo coloca a democracia e os homens e as potencialidades das mulheres para a humanidade em perigo real.


A Personalidade Humana desenvolve dentro de um Programa Nacional de Cultura e Sociedade
A humanidade ea desumanidade dos seres humanos só podem ser realizados no estabelecimento de um nacional (ou étnicas, regionais ou tribais a cultura), uma vez que não há ambiente cultural no mundo que não está em um destes. Às vezes, diferentes culturas nacionais co-existir dentro de uma civilização.

A cultura nacional é uma combinação única de linguagem, o universo das associações, a consciência de um património histórico e os trabalhos criativos que medeiam, de tradição e costume. Ele é único na forma de suas afinidades com outras culturas nacionais, na profundidade de sua exposição às comunicações internacionais e tecnologia, e no lugar e função assumida pela religião na vida pública e individual.


Cultura e Civilização
A "cultura" de um povo (ou nação, entidade étnica, e assim por diante), deve ser distinguido, como é aqui utilizado, o termo da civilização '. 'Civilização' é um nome para todos os meios organizacionais e tecnológicas e ferramentas que serve a existência da sociedade e prover as necessidades físicas e materiais dos indivíduos que compõem uma sociedade. "Cultura" é um nome para o complexo de fenômenos e obras criativas que compõem o contexto espiritual em que homens e mulheres são educados de língua, costumes, religiosos e seculares tradições, crenças e atitudes para a humanidade e do universo, os significados a vida humana, a fenômenos naturais, de valores éticos, e para a vida ea morte. Como Buber (no rosto do homem ????):
A civilização é o intelectual de uma reformulação científico, prático e utilitarista ordenação das coisas. É a realização e atualização do que ordena sob a forma de regimes e instrumentos ...
Cultura é a ação do espírito do homem à procura de expressão, a sua aspiração, e se esforça para dar forma a sua essência. Tudo esta acção e movimento encontra no mundo é, mas o material com o qual deseja configurar dessa forma. Os produtos do espírito do homem são de seu próprio tempo, mas também são percebidos como símbolos as dimensões da alma. Ao contrário da civilização, a cultura não pode acumular, mas tem que ser renovada a cada geração. As obras de cultura não são meios para fins, mas fins em si mesmos e suas intrínsecas, ou seja auto-suficiente enche nossas vidas ...
Cultura contém as configurações que homens e mulheres assumem, usando os materiais e as tradições oferecidos pela sua sociedade.
Nas obras de uma cultura que encontramos expressões da solidão e singularidade de seus criadores e do próprio homem.
Obras criativas e tradição são as duas faces da cultura: só em conjunto é que os dois possuem valor cultural.
Aprender as formas da sociedade de uma pessoa e Cultura, mantendo simultaneamente uma apreciação crítica e independente de ambas as
Homens e mulheres crescem em sua humanidade, no contexto de uma cultura nacional, um processo moroso e complexo composto de duas tendências aparentemente opostas: (a) aprender os caminhos da nossa sociedade e cultura (socialização dos termos deselegante "e" aculturação "aproximados este)-isto é, a adaptação à sociedade e suas convenções comportamentais e leis, absorvendo os valores considerado absoluto, e material de aprendizagem da cultura e produções artísticas e outras características de destaque, e (b) desenvolver a personalidade independente e uma capacidade de crítica , de onde vem a autonomia espiritual que provoca-nos a rever e reavaliar tudo o que a sociedade ea cultura têm inculcado, para desenvolver uma criatividade expressiva nossa singularidade particular, e de modo a cumprir o nosso próprio potencial único.

As duas vertentes desse processo de prosseguir no contexto da cultura nacional, do vernáculo falado, nos contextos da família, comunidade e sociedade nacional em que homens e mulheres crescem desde a infância até a maturidade, e no contexto de uma maior ou menor exposição aos meios de comunicação internacionais e para as entradas de outras culturas nacionais veiculados através dos meios de comunicação.

Em nossos dias, a civilização está levando a uma escala global diante dos nossos olhos em tecnologia, comunicações, vestuário, governança. Ao mesmo tempo, os movimentos nacionais e particularismos étnicos estão mexendo e exercitar a musculatura política e cultural.

Os judeus da Diáspora são, na maior parte criada na cultura nacional do país de acolhimento e, em menor grau, nas culturas da sua comunidade judaica local. Judeus israelenses estão criado e educado na cultura nacional israelo-judaica, que tem o carimbo como todos os outros da cultura global, mas ainda mantém e enfatiza sua particularidade, uma particularidade da linguagem, do património histórico e cultural, dos escritos de familiares desse património, das festas nacionais e religiosas, dos costumes e da tradição, e assim por diante. Os cidadãos árabes de Israel, cerca de vinte por cento da população, crescer dentro de uma cultura palestino-israelense que, embora intimamente relacionada à de países árabes vizinhos, também agora abrindo mais e mais para os agrados da cultura global. Dentro de duas das culturas nacionais de Israel, agora temos os movimentos humanistas em desenvolvimento, determinada a combater tendências anti-humanista e assim trazer uma melhor qualidade e mais rica da vida.

Chauvinismo e racismo Dehumanize
Todos os humanistas, sejam elas religiosas ou seculares, repudiar um relativismo que tolera a educar as pessoas para a degradação da sua humanidade, no nacionalismo, racismo, chauvinismo ou sexual. Nacionalismo e racismo e chauvinismo ensinar seus discípulos a se ver como uma nação superior ou raça ou sexo, uma concepção que lhes permite causar aos outros o que eles odeiam a si mesmos, para tratar outros seres humanos como meio e não termina, e para guia de seu próprio comportamento com o que eles defendem como princípios éticos, mas que se aplicam apenas ao seu próprio sexo, raça ou grupo nacional.

Educação para o nacionalismo eo chauvinismo nega o mestre três valores humanistas decretado por Hillel e Kant:
• Que você não deve fazer aos outros o que você teria feito o ódio a si mesmo
• Que você não deve tratar os outros seres humanos como meios, mas como fins em si mesmos
• Que nenhuma regra de comportamento é ético que não é universalmente aplicável.

Uma educação humanista inculca estes três valores, luta para garantir a igualdade de direitos para toda nação, raça e sexo, reconhece cada homem e mulher o direito à dignidade e também a sua obrigação de respeitar a dignidade dos outros.

Em contrapartida, um macho de ensino-chauvinista, por exemplo, ensina valores da desigualdade, que permitem que as mulheres e meninas para ser humilhado, de ser distanciado para as seções de mulheres de ônibus e sinagogas, e ser privado de seu direito à igualdade no casamento e perante os tribunais religiosos de direito. Em todos estes actos e na bênção manhã diário do Criador "que você não me fizeram uma" mulher-macho correções educação machista nas mentes de seus estudantes a convicção de desonesto na superioridade do homem sobre a mulher.

Pluralismo humanista pode encontrar nenhuma compatibilidade com todos os princípios relativista, que encontra legitimidade e justiça em todas as visões de mundo e nos valores deles derivados, não excetuando o canibalismo e filosofia do Talebã, e fazê-lo em razão simples de que "tendo gerado em seus crentes "ambiente cultural, devem ser considerados como produtos de uma cultura diferente", e certamente não como valores vergonhoso desumanizar seus adeptos. (Essa linha de pensamento pode reivindicar ser novo e "pós-modernista", mas na realidade imita a argumentação relativista da Herder do século 19 na Europa, um dos primeiros a definir "cultura".)

Humanista Valores Hold precedência sobre os Mandamentos Halakhic
Os valores são, como vimos, os padrões pelos quais julgamos e espesso.
Os mandamentos Halachá (mitzvot) não são valores, mas as leis a serem testadas em função dos valores.
Valores humanistas derivam da convicção de que os valores morais são criações humanas concebidas para o bem da humanidade.
Os valores do judaísmo são valores universais no vestido judaica e são de modo algum a mesma coisa que os mandamentos halakhic.

O valor "Não façais aos outros aquilo que você não teria feito a você" é um valor universal que Hillel deu um contexto judaico, acrescentando: "Essa é toda a Torá". É, naturalmente, não a totalidade da Torah, mas aparentemente foi, na opinião abalizada de Hillel, a essência ética da Bíblia, os Dez Mandamentos, a prioridade concedida pelos profetas com a justiça social sobre os rituais de culto, e de Jó protestos contra o Holocausto visto em três gerações de sua família por um complô tramado entre Deus e Satanás, pela simples razão de que ele era um homem justo (como é contada na narrativa quadro a esta magnífica obra judia, cuja figura central, no entanto, não é judeu).

Regra de Hillel ignora ou invalida muitos mandamentos da Torá, como a de um massacre de populações inteiras, homens, mulheres e crianças. Mandamentos como estes, ao que parece, Hillel não se localize na Torá essencial, uma Torá que sentia poderia ser encapsulado em um valor ético universal.

Humanista anti-relativismo exige que todas as leis, secular e religioso igualmente, ser testados contra os valores humanistas e, portanto, que cada ser modificado ou limitado ou, se necessário, até que anulou corresponde a esses valores. É por isso que uma democracia iluminada, como a nossa, tem um Tribunal Supremo, que decide sobre a base dos valores fundamentais da justiça e não apenas em consonância com as leis aprovadas por uma maioria parlamentar que passa.

Separando Mitzvot que correspondem aos valores humanistas dos que Não
Humanistas, seculares e religiosos igualmente, reconhecer mitsvot como legítimos, desde que estejam em conformidade com os valores da igualdade, liberdade, dignidade humana e outros valores congruentes com os valores de Hillel e mestre Kant. Aqueles que não são rejeitados. Isso trouxe muitos humanistas religiosos para viver em conflito com os usos tradicionais mitzvot ou violar seus valores humanistas (Yeshayahu Leibowitz fez este ponto em sua 'I Am Not A endereço humanista ", a ser encontrado em Free Judaísmo e Religião em Israel, 1999). Há muitos humanistas religiosos trabalhando na reforma Halachá para alinhá-la com os princípios da justiça, ou de ter a bênção "que você não me fez uma mulher" removido da liturgia, para ter "a mulher seções de sinagogas acabar com, a concessão de igualdade para homens e mulheres, incluindo o direito de eleição para o rabinato Dayan e dayanate [= juiz religioso], para liberar a sábado a partir das normas e regras para impedir as pessoas de gozar os seus dias de descanso semanal, e assim por diante e assim por diante. Mudanças como essas, hoje aceito como necessário pela maioria dos judeus religiosos do mundo, incorporam uma abordagem, que repudia a eternização dos costumes e mitsvot simplesmente porque a tradição tem santificou gerações passadas e atribuíram-lhes o próprio Deus.

Crucial para a guerra de culturas agora a ser travada em Israel no fim do século 20 é a batalha entre aqueles que apóiam a precedência de valores humanista e democrático sobre a Halachá seus mandamentos e os representantes da minoria ortodoxa, que prevalece a procura de Halachá e suas mitsvot sobre a democracia e as suas leis e tribunais, o Supremo Tribunal incluído. Uma abordagem relativista que justifica e incentiva atitudes anti-democráticas e apóia o direito à incitação difusão das seitas tais atitudes, portanto, ameaça a própria existência da democracia, para não mencionar o pluralismo que é o seu fiador e principal sustentáculo.

Os argumentos racionais para negar relativismo pluralista Fundamentação
Parece que a cara dele de ser contraditório que o pluralismo humanista, que exige a liberdade de expressão e congratula-se com uma gama de opinião e de crença, deve ser tão categoricamente contra o relativismo, que, afinal, dá legitimidade a todas as opiniões e crenças. A resposta para o paradoxo é que o valor fundamental para qualquer humanista é a expansão da humanidade dos homens e das mulheres: os humanistas não pode justificar, nem se reconciliar com a desumanização ideologias que destroem a democracia e destruir o tecido da sociedade que permite que o relativismo de existir.

Esta é uma escala de prioridades que só surgiu mais forte a partir da análise racional e testes empíricos no laboratório da vida real. Olhe para os resultados da aplicação dos princípios do pluralismo e da democracia, com as condições necessárias para a humanidade a desenvolver ea flor, as contradições e limitações que, na vida real trazer as pessoas para justificadamente violar regras de comportamento decorrentes de valores humanistas, por exemplo, a defesa a si mesmo pela força letal contra uma mentalidade atacante, ou exercer a compaixão de matar alguém implorando para ser libertado do sofrimento incurável e inútil. "Não matarás" deriva do humanismo valor atribui à santidade da vida, mas nos dois casos citados, mesmo que este valor pode ser ultrapassado com a justiça.

Análise racional dos factos da história mostra que as pessoas expandir sua humanidade de forma aberta, livre evolução da sociedade. As ideologias do egoísmo, como o racismo dos movimentos sócio-políticos ou de regimes ditatoriais, o ataque do tecido social e ensinar a desumanização, como aconteceu quando o nazismo racista assumiu a Alemanha ea maior parte da Europa, ou sob o império do comunismo stalinista, ou no tempo de Mao revolução cultural Tse Tung ". Vamos proteger a democracia ea capacidade de uma sociedade democrática, para chamar as pessoas para uma humanidade mais ampla, educando todos os cidadãos em valores humanistas e pela luta contra a legitimidade dos movimentos racistas e chauvinistas.

A indulgência que as democracias subvenção ao perigo de incitamento racista e chauvinista sua própria existência, testemunha o destino da República de Weimar no pós-Primeira Guerra Mundial na Alemanha. Educação que inculca valores humanistas, tornando as pessoas conscientes das obrigações que têm com outros indivíduos e à sociedade em geral, incluindo o dever de defender os seus direitos, irá promover um ponto de vista positivamente crítica e resistência a qualquer movimento pregando o egoísmo eo anti-humanismo.

Relativismo substituir por uma garantia dos direitos democráticos a todas as minorias
Não pode haver nenhuma justificação para a exploração da democracia e dos seus recursos para operar anti-democrática de sistemas educativos, que ensinam os sistemas de obediência cega a um líder religioso ou secular e implantar mecanismos de demagogia junto com ameaças do fogo do inferno, diabos e fantasmas e de incitar assustar as pessoas em guerra contra as instituições e os princípios da sociedade democrática.

O relativismo que respeita todas as opiniões e todas as leituras contraditórias da realidade como nega igualmente corrigir a si mesmo, negando a existência de uma realidade descoberto pela experiência, de pesquisa, debate e colocação de hipóteses para refutar ou confirmar por meio de testes empíricos.

A democracia das decisões por maioria está empenhada em defender todas as minorias e individuais de tratamento arbitrário e qualquer forma de coacção, com excepção das vital para a existência da própria sociedade. Em consonância com este, que permitirá um minoria de educar seus filhos de acordo com suas próprias luzes, prevêem que cumpre seus deveres para com a sociedade em geral e faz uma componente de educação que o reconhecimento das leis da sociedade mais ampla democracia e dos direitos que concede a cada indivíduo na mesma. Sem esta condição, que para beneficiar a sociedade deve conceder direitos a todas as minorias e individual em que se deve primeiramente cumprir uma das obrigações da sociedade para que nenhuma sociedade aberta e da democracia não pode existir.

Pluralismo Humanista é um reconhecimento dos direitos e liberdades dos homens e mulheres para prender opiniões contrárias e professam crenças conflitantes. Para entender e defender esses direitos e liberdades individuais de uma sociedade vai exigir de seus indivíduos para cumprir suas obrigações para com ela e manter a sua posição como uma sociedade que permita a cada pessoa a desenvolver a sua humanidade. Assim sendo, não se pode admitir um relativismo, legitimando crenças e opiniões que negam os direitos de todos à liberdade e igualdade e que põem em causa a própria existência da sociedade como um contexto no qual a humanidade pode florescer.

Pluralismo humanista, um quadro de conduta para aqueles que estão por valores humanistas, contém nenhuma justificação para os ensinamentos do egoísmo, racismo, nacionalismo ou chauvinismo masculino, nem admite qualquer direito de incitar as pessoas em nome de tais ensinamentos, mesmo se " eles são um componente de uma cultura tribal ou comunal e tradição ". Reconhecendo a legitimidade da controvérsia subsume um reconhecimento da ilegitimidade do totalitarismo que o silêncio de toda a controvérsia.

Exibições: 256

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Pessoal envio a traducao do texto em portugues, a traducao foi feita com a ajuda do tradutor do google, nada perfeito se alquem que domina bem o idioma ingles e poder fazer uma revisao da traducao desse texto agradeceria em nome de todos.

Abraco
Shabat Shalom
Jayme
Muito interessante , obrigada Jayme. Pluralimso humanista me parece na mesma direção do Humanismo universalista, compartilham a mesma base. Grande abraço!

Muito bom!

Parabéns pela lucidez e clareza na exposição dos pensamentos.

Abraços.

Shalom

André

A democracia necessita HUMANISTA PLURALISMO - Por Yaakov Malkin

A democracia necessita HUMANISTA PLURALISMO - Por Yaakov Malkin

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço