JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

(PARANÁ) NÚCLEO DO JUDAÍSMO HUMANISTA DO PARANÁ

Informação

(PARANÁ) NÚCLEO DO  JUDAÍSMO HUMANISTA DO PARANÁ

O Núcleo do Judaísmo Humanista do Paraná foi criado em 1º de Fevereiro de 2011.

Informações pelo Tel. (41) 9893-9192

Local: Curitiba - Paraná
Membros: 33
Última atividade: 27 Dez, 2023

CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE JH do PR. UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA.

O Núcleo do Judaísmo Humanista do Paraná foi criado em 1º de Fevereiro de 2011 em uma reunião onde compareceram 20 pessoas com o objetivo de discutir a seguinte pauta: Criação do Núcleo JH do PR, Posicionamento sobre Direitos Humanos em Israel, Palestina e Oriente Médio.

A reunião foi extremamente produtiva, onde após discutirmos os assuntos em pauta e assistirmos alguns videos elaboramos um texto que deixa claro o posicionamento dos Judeus Humanistas do Paraná em relação ao conflito entre Israel e Palestina e a Violação de Direitos Humanos entre esses dois povos, bem como nos países do Oriente Médio.

A surpresa do evento se deu por conta de uma proposta feita pela adolescente Marcela Barzilai que propôs a criação do Núcleo de Judaísmo Humanista TEEN, ou seja, um espaço para jovens Judeus Humanistas com menos de 18 anos objetivando um intercâmbio entre adolescentes no Movimento.

Também ficou definido que todas as Sextas Feiras às 19:30 horas nos reuniremos para o Cabalat Shabat ( Local: Sinagoga Teshuvá - Rua Vicente Machado 198 Cj 302 - Centro )

 

POSICIONAMENTO DOS JUDEUS HUMANISTAS DO PARANÁ EM RELAÇÃO  ÀS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM ISRAEL, NA PALESTINA E OUTROS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO.

 

O conflito entre Israel e Palestina não deve ser tratado como uma questão religiosa. O sionismo não intentou criar o Estado de Israel para termos uma “Terra Santa”, mas para que os judeus do mundo inteiro após inúmeras perseguições e massacres pudessem viver em segurança e paz. Não entendemos que as perseguições aos judeus ocorreram por questões religiosas, mas porque pertenciam a um povo.

Atitudes e comportamentos humanistas podem ser predominantes na educação e ensino das crianças de Israel e da Palestina, principalmente nas regiões onde o conflito é mais evidente, a exemplo dos territórios ocupados. Temos visto que há uma grande preocupação em registrar as atitudes hostis, principalmente de judeus para com Palestinos, mas não temos conhecimento de quais são os projetos educacionais envolvendo os dois povos, já que o acesso à informações, principalmente de como é o cotidiano da vida dos palestinos é restrito. Sabemos da existência de escolas israelenses onde jovens árabes/palestinos e judeus estudam juntos e se respeitam.

Consideramos inaceitáveis  a existência de grupos políticos que assumem a condição de terroristas, como Hammas e Hebolah e entendemos que se a palestina necessita ser reconhecida como um Estado de Direito, deva demonstrar atitudes que reflitam isso, principalmente seus habitantes.

Entendemos que a prioridade de relacionamento entre Judeus e Árabes não é a amizade, mas o respeito mútuo.

Violações de Direitos Humanos como: Perseguições e hostilidades com árabes residentes em Israel, discriminação e agressão à mulheres, hostilidades de soldados para com a população civil, terrorismos e atentados, apologia ao ódio contra judeus na infância palestina, precisam cessar imediatamente.

Quanto aos outros países do Oriente Médio, entendemos que todo e qualquer regime governamental pode ser pautado nos anseios democráticos, objetivando respeitar a liberdade individual e coletiva, garantindo os direitos universais e fundamentais de homens, mulheres e crianças, respeitando diferenças como: cor da pele, etnia, religião e opção sexual.

Fórum de discussão

SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ!

Iniciado por Marcelo Barzilai 14 Set, 2015. 0 Respostas

Continuar

Parashá Nitsavim - MEU CORPO SOBRE O ARREPENDIMENTO ( Por Gustavo Gitti )

Iniciado por Marcelo Barzilai 12 Set, 2015. 0 Respostas

Na parashá dessa semana, NITSAVIM, Moshe reúne o Povo pela última vez e a base do seu discurso está no ARREPENDIMENTO.Quero trazer aqui um texto de Gustavo Gitti “ MEU CORPO SOBRE O ARREPENDIMENTO”…Continuar

Parashá Shoftim . (Por Marcelo Barzilai )

Iniciado por Marcelo Barzilai 19 Ago, 2015. 0 Respostas

Parashá Shoftim . (Por  Marcelo  Barzilai )           Muito interessante o texto da parashá desta semana porque trata da regulamentação e do comportamento das pessoas encarregadas de liderar e…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de (PARANÁ) NÚCLEO DO JUDAÍSMO HUMANISTA DO PARANÁ para adicionar comentários!

Comentário de Luciano Henrique Gonçalves em 3 maio 2021 às 19:41

Shalom,este grupo ainda existe????

Comentário de Marcelo Barzilai em 13 março 2015 às 10:37

Queremos parabenizar nosso Querido Rabino Jayme Fucs Bar pelo seu aniversario. Também queremos agradece-lo por fazer parte de nossas vidas.

QUE O ETERNO TE ABENÇOE E TE GUARDE E QUE SUA LUZ RESPLANDEÇA SOBRE TUA VIDA, QUERIDO MESTRE JAYME!!! 

Comentário de Marcelo Barzilai em 11 janeiro 2015 às 9:23

O Núcleo do JH do Paraná está em festa.

Maryna e Mayara, as gemeas filhas dos Queridos Alberto e Joana são calouras de MEDICINA na Universidade Federal do Paraná.

Estou muito orgulhoso, a família toda foram meus primeiros alunos.( Marcelo Barzilai)

Comentário de Marcelo Barzilai em 23 setembro 2014 às 23:55

O Núcleo do JH do Paraná estará reunido amanhã 24/09 às 19 horas na Sinagoga da Congregação Judaica Humanista do Brasil em Curitiba para a celebração de Rosh Hashaná e Domingo 28/09 teremos um almoço de confraternização. Estão todos convidados.

SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ!!!

Comentário de marco antonio figueiredo em 16 julho 2014 às 14:41

Barachot aos meus queridos irmãos que se prontificaram em participar de evento  tão importante. Que a luz da sabedoria da Torá continue iluminando seus caminhos.

Shalom Aleichem !!!

Comentário de Jayme Fucs Bar em 15 julho 2014 às 3:37

Brachot a todos voces da comunidade do  Judaismo Humanista do Parana ,  dialogo e coexistencia entre judeus e muçulmanos  é a unica  formula  para se chegar a Paz .

Saber ler a Tora  e o Alcorão com o coração e não com odio,  encontraremos o  comum entre  Judeus e Mulçulmanos que  é a pratica do Amor ao Proximo .

Comentário de Marcelo Barzilai em 15 julho 2014 às 0:02

Em 13/07/2014 UM MARCO HISTÓRICO. JUDEUS HUMANISTAS, MUÇULMANOS E SIMPATIZANTES SE ENCONTRAM PARA REZAR JUNTOS PELA PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA.

Comentário de Marcelo Barzilai em 14 julho 2014 às 23:52

Mais fotos: JUDEUS E MUÇULMANOS REZANDO JUNTOS PELA PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA.

Comentário de Marcelo Barzilai em 14 julho 2014 às 23:49

NO ÚLTIMO DOMINGO O NÚCLEO DO JH DO PARANÁ PROMOVEU UM ENCONTRO COM NOSSOS IRMÃOS MUÇULMANOS DE CURITIBA PARA JUNTOS REZARMOS PELA PAZ ENTRE ISRAEL E PALESTINA.

Comentário de Marcelo Barzilai em 8 março 2014 às 6:25

HOMENAGEM À NOSSAS MULHERES NESTE 8 DE MARÇO

http://www.youtube.com/watch?v=WTs2kq7Uf6w&feature=share

 

Membros (33)

 
 
 

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço