JUDAISMO HUMANISTA

O Judaismo Humanista é a pratica da liberdade e dignidade humana

Dois grupos de extrema direita de Israel confirmaram o lançamento de uma polêmica campanha política contra a desocupação dos assentamentos em território palestinos, as quais focam os "castigos divinos", um termo que foi usado para retratar a doença do ex-primeiro-ministro Ariel Sharon.
O lançamento desta radical campanha também coincide com o sexto aniversário, segundo o calendário hebreu, do derrame cerebral que Sharon sofreu no final de 2005, informa nesta quinta-feira o jornal "Ha''aretz".

De acordo com os organizadores - o movimento Eretz Israel Shelanu (A Terra de Israel é Nossa) e o Fórum para a Salvação do Povo Judeu -, Sharon teria sido castigado por deus por conta da retirada de colonos da faixa de Gaza, assim como outras autoridades israelenses.

Pôsteres em sinagogas e centros comunitários, anúncios nos meios de comunicação e outras plataformas digitais servirão para divulgar a "advertência divina" de ambos grupos, que também exaltam um discurso do rabino Ovadia Yosef.

"Deus castigará para que não levantem nunca mais, e aqueles que obedecerem suas ordens também serão castigados", afirmou o líder espiritual, mentor do partido ultra-ortodoxo Shas, durante o Governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Segundo Shai Gefen, diretor da campanha, a ideia não é desenvolver uma propaganda contra Sharon, mas para que os atuais dirigentes políticos possam "aprender essa lição".

"Desejamos que todos tenham uma boa saúde, mas é nossa obrigação advertir que aqueles que causam dano à Terra de Israel serão castigados", acrescentou.

O ativista lembra que além de Sharon e Jalutz, "todos os líderes que participaram da desocupação (de Gaza) sofreram a maldição da retirada", entre eles vários ministros, o ex-primeiro-ministro Ehud Olmert (ainda acusado de corrupção) e o ex-presidente Moshé Katsav (em prisão por violação e abuso sexual).

A retirada ou "Plano de Desligamento", que desocupou mais de 8 mil colonos da Faixa de Gaza, aconteceu no verão de 2005, isso depois de mais de 30 anos de ocupação. Com essa retirada, o partido governante que Sharon dirigia se fragmentou em duas formações, o Likud e o Kadima.

Com esta campanha radical, os organizadores esperam advertir os atuais dirigentes políticos de Israel dos perigos que podem ocorrer após a desocupação dos assentamentos judaicos, que, segundo os organizadores da campanha, entregam partes da terra bíblica dos israelitas aos palestinos.

Mais de 180 colônias judaicas estão fixadas na Cisjordânia, sendo que algumas são de pequeno porte e deverão ser desocupadas por terem sido construídas pelos colonos sem a autorização do Governo israelense.

O rabino Shalom Dov Wolpo, chefe do movimento Eretz Yisrael Shelanu, comentou que "a campanha é uma advertência para que os políticos e o primeiro-ministro não faça como Sharon, já que estes vão pagar um preço muito alto".

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5529638-EI308,00-I...

Exibições: 108

Respostas a este tópico

Daqui a pouco essa campanha chega ao Brasil, e sempre haverá quem diga que não se pode criticar, pois o povo judeu tem que estar unido, pois os antissemitas estão à espreita. Como já acontece com a famosa Hazbará, que contém, além das explicações (que é o que o nome quer dizer), muita propaganda camuflada de explicação. 

Por outro lado, essa campanha tem um papel positivo, pois facilita distinguir, no meio de tudo que vem de Israel, o que é bom do que não é, e com isso abre o flanco para a crítica da própria Hazbará, para separar o joio do trigo. 

ESTA CAMPANHA JA CHEGOU NÃO TÃO SOMENTE AO BARSIL MAS JA VEM SENDO PROPAGADA JA A ALGUNS ANOS PELO MUNDO AFORA DE MANEIRA SUTIL E LEVIANA.

QUANDO FALAM EM DIREITA NACIONALISTA EU DIGO QUE AINDA BEM QUE ELA EXISTE, POIS FOI COM O ESPIRITO NACIONALISTA E COM A DISPOSIÇÃO, PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO QUE BEN GURIOM E OUTROS LIDERES FUNDARAM O ESTADO DE ISRAEL, DANO UM LAR DEFINITIVO AOS JUDEUS.  GRAÇAS A DEUS QUE EXISTEM ESTES NACIONALISTAS CONSIDERADOS RADICAIS, CASO CONTRÁRIO, ISRAEL JA TERIA DEIXADO DE EXISTIR. TEMOS UM BANDO DE SONHADORES QUE PENSAM ESTA PAZ DE MANEIRA DESCABIDA , INOPORTUNA E PRINCIPALMENTE MATERIALIZADA EM VISÕES POLITICAS E FILOSOFIAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA A EXISTENCIA DE ISRAEL. PENSEMOS NA PAZ PENSANDO NOS JUDEUS PRIMEIRAMENTE . REPITO E VOU SEMPRE INSISTIR NESTE QUESITO: ESTA HAVENDO UM NOVO HOLOCAUSTO EM ANDAMENTO É SO VERMOS O ANTESSEMITISMO PROPAGADO MUNDO AFORA, ESTA " PRIMAVERA ÁRABE" ATÉ AGORA INEXPLICADA E COMPREENDIDA. QUEM A FINANCIA? QUEM A DIRIGE REALMENTE? COMO FICA A SITUAÇÃO ENTRE XIITAS E SUNITAS? E OS LIDERES TRIBAIS QUE ETÃO CHEIOS DE ARMAS ATÉ NUCLEARES QUE PERTENCIAM AO EXERCITO DE GADAFHI?

TEM MUITA COISA EM JOGO E MUITA COISA PARA SER ANALISADA E DISCUTIDA E, AI, VEJO UMA INÉRCIA PROPOSITAL E ATÉ UM DESIO PROPOSITAL TAMBEM DO FOCO DA QUESTÃO.

QUEREM LEVAR UMA GUERRA REGIONAL E INTERNACIONAL CONTRA ISRAEL PARA DENTRO DOS MUROS DE ISRAEL E INFELIZMENTE COM A PARTICIPAÇÃO DE JUDEUS QUE POR  MOTIVOS POLITICOS E ATÉ FILOSOFICOS COMPREENDEM E DEFINEM O MOMENTO E A POLITICA DE ISRAEL , COMO SENDO UMA POLITICA NACIONALISTA RADICALIZADA E DE DIREITA.

AINDA VÃO TER SAUDADES DESTA DIREITA E SE TUDO O QUE SOMOS DEVEMOS A ESTA DIREITA TÃO CRITICADA. SERÁ QUE BEM GURION E OUTROS TANTOS LIDERES QUE FUNDARAM ISRAEL SERIAM DE DIREITA OU DE ESQUERDA? COMOELES AGIRIAM HOJE? DEVOLVER A FAIXA DE GAZA FOI MAIS ESTRATÉGICO DO QUE PROPRIAMENTE UM ATO POLITICO MAS,DEVOLVER OUTRAS POÇÕES SERIA PERIGOSO, DESASTROSO E ATÉ UM SINAL DE FRAQUESA. ESTARIAMOS CERCADOS PELO INIMIGO E O QUE É PIOR, NÓS MESMO OS FORTALECENDO. 

CALMA PESSOAL POIS A PRIORIDADE É: ISRAEL E OS JUDEUS, ISRAEL E OS JUDEUS, ISRAEL E OS JUDEUS E DEPOIS????????????????????????????????????????????????????????????????? DECIDIMOS O QUE É BOM PARA NÓS.

PARA FACILITAR NOSSO ENTENDIMENTO E VIVENCIAMOS NOSSAS DIVERGENCIAS DE MANEIRA FRATERNA, PENSEMOS NO HOLOCAUSTO E NAQUELE MONTÃO DE CORPOS CARBONIZADOS VIVOS , PENSEMOS NAS CAMARAS DE GAZ DO HITTLER ETC ETC PENSEMOS NO ANTESSEMITISMO CADA VEZ MAIS PRESENTE NO MUNDO ETC ETC

Nosssssssa!

Meu amigo, ainda bem que existem judaismo(s) e não "o" judaísmo.

Este é o seu. Fique em paz com ele.

RSS

© 2024   Criado por Jayme Fucs Bar.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço